Energia 100% renovável é só o começo

Estou muito feliz em anunciar que, em 2017, o Google atingiu a marca de 100% de energia renovável em nossas operações globais, incluindo os data centers e escritórios. Este é um grande marco. Fomos uma das primeiras empresas a criar contratos de longo prazo e em grande escala para comprar energia renovável diretamente. Em 2010, assinamos nosso primeiro contrato para comprar toda a eletricidade produzida por um parque eólico de 114 megawatts em Iowa.. Hoje, somos o maior comprador corporativo mundial de energia renovável, alcançando 2,6 gigawatts (2.600 megawatts) de energia eólica e solar. Isso supera a produção de vários fornecedores importantes de serviços públicos e é mais do que o dobro dos 1,21 gigawatts necessários para enviar Marty McFly ao passado.

Para alcançar esse objetivo, faremos a compra direta de quantidade suficiente de energia eólica e solar, anualmente, para compensar cada unidade de eletricidade consumida pelas nossas operações no mundo todo. Nosso foco é a produção de energia nova a partir de fontes renováveis. Por isso, compramos somente de projetos financiados pelas nossas compras.

Os data centers são a base da Internet. Eles processam e armazenam grandes volumes de informação. Nossos engenheiros passaram anos aperfeiçoando os data centers do Google. Eles oferecem uma eficiência energética 50% maior do que a média da indústria. Mas ainda precisamos de muita energia para processar trilhões de pesquisas realizadas no Google anualmente, reproduzir mais de 400 horas de vídeos enviados por minuto no YouTube e manter os produtos e serviços dos quais nossos usuários dependem. Foi por essa razão que começamos a comprar energia renovável, para reduzir a nossa pegada de carbono e combater as alterações climáticas. Mas isso também faz sentido quando pensamos nos negócios.

Ao longo dos últimos seis anos, o custo da energia eólica e solar teve uma queda de 60% e 80%, respectivamente, comprovando que as energias renováveis estão se tornando a opção de menor custo. Os custos com eletricidade compõem a maior parte das despesas operacionais em nossos data centers. Por isso, ter energia renovável, com um custo estável e a longo prazo nos mantêm protegidos das oscilações de preço da energia.

Os 20 projetos de energia renovável que desenvolvemos também ajudam as comunidades de Grady County e Rutherford County nos EUA, a região do Atacama no Chile e municípios da Suécia. Até o momento, nossos compromissos de compra resultarão em investimentos em infraestrutura de mais de US$ 3,5 bilhões em todo o mundo, cerca de dois terços desse valor nos Estados Unidos. Esses projetos também geram milhões de dólares por ano em receita para os proprietários locais, além de outros milhões de dólares para os governos locais e nacionais em receitas fiscais.

Isso mostra que estamos no caminho certo para adaptar nosso consumo de energia global anual, até o ano que vem. Mas esse é só o primeiro passo. Para o futuro próximo, continuaremos buscando esses contratos diretos à medida que crescemos, com um foco ainda maior nas compras regionais de energia renovável em lugares onde temos data centers e operações importantes. Como não há vento 24 horas por dia, também ampliaremos nossas compras para uma variedade de fontes de energia, para oferecer uma produção contínua de energia renovável. Nosso objetivo final é criar um mundo onde todos, e não só o Google, tenham acesso à energia limpa. Para saber mais sobre esses próximos passos, leia nosso artigo.

Gerenciar nossa empresa de uma maneira sustentável para o meio ambiente é um dos nossos principais valores desde o início. Além disso, estamos sempre trabalhando em novas ideias para que a sustentabilidade se torne uma realidade. Por exemplo, com a promoção de locais de trabalho saudáveis e a criação de um painel vivo para o planeta. Informamos nossa pegada de carbono e publicamos informações sobre nossos programas de sustentabilidade há muitos anos em artigos, postagens em blogs e no nosso site. Agora todas essas informações estão reunidas em um novo Relatório ambiental.

Veja também nosso novo site sobre o meio ambiente. Nele, compartilhamos histórias sobre como encontramos novas maneiras de fazer mais usando menos. Muitas de nossas iniciativas de sustentabilidade no campus foram iniciadas por alguns Googlers dedicados e conquistaram toda a empresa. De painéis solares ao nosso programa "biike-to-work", que incentiva o uso de bicicleta para ir o trabalho, essas iniciativas são o núcleo da cultura da nossa empresa e ajudam a reduzir o impacto no meio ambiente.

A ciência diz que o combate às alterações climáticas é uma prioridade global urgente. Acreditamos que o setor privado, em parceria com líderes políticos, precisa tomar medidas audaciosas e que isso pode ser feito de modo a promover o crescimento e a oportunidade. Temos a responsabilidade de fazer isso para o benefício de nossos usuários e do meio ambiente.

Ainda temos muito a fazer, mas as conquistas anunciadas hoje são como um sopro de ar fresco. Agora, de volta ao trabalho.

Saiba mais sobre a sustentabilidade ambiental no Google
Voltar ao início