Primeiros passos

Siga as diretrizes abaixo para configurar sua conta do Google AdWords.

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1. Criar uma nova campanha

Não importa se você é um usuário novo ou experiente da Rede de Display do Google, esse guia passo a passo ajudará a configurar suas campanhas bem-sucedidas.

É uma boa ideia acompanhar sua conta do Google AdWords enquanto lê este guia, para que possa ver em sua própria conta as ferramentas e etapas mencionadas.

Como fazer isso

Veja como começar a anunciar na Rede de Display do Google

  1. Faça login em sua conta do Google AdWords em adwords.google.com.br.
  2. Na guia "Campanhas", clique no botão Nova campanha.
  3. Não marque a caixa de pesquisa do Google. Em suas configurações de campanha, role até a seção Redes, dispositivos e extensões, clique em Deixe-me escolher em "Redes" e veja se a caixa Rede de Display está marcada e se a caixa Rede de pesquisa e Parceiros está desmarcada.
  4. Se você quiser que seus anúncios sejam colocados automaticamente em páginas de parceiro relacionadas a seus produtos, escolha "Páginas relevantes" em toda a rede. Ou é possível especificar sites segmentados por conta própria.
  5. Selecione a opção de lance de sua preferência e defina o orçamento da campanha para um nível em que se sinta confortável.
  6. Clique em Salvar e continuar. É possível voltar e alterar suas configurações a qualquer momento.

Dicas para seguir as etapas

Acompanharemos Sara, uma anunciante do Google AdWords, enquanto ela configura campanhas para sua loja on-line de equipamentos esportivos. Antes de iniciar uma campanha na Rede de Display, você precisará pensar em três fatores principais:

Que produto ou serviço você deseja promover?

A criação de campanhas diferentes para linhas de produto diferentes ajuda a organizar e gerenciar sua conta, bem como acompanhar o sucesso de seus anúncios com mais precisão.

Sara decidiu se concentrar em equipamentos para tênis em sua primeira campanha na Rede de Display, em vez de realizar uma campanha mais ampla em torno de todos os equipamentos esportivos.

Onde você deseja que seus anúncios sejam exibidos?

É possível optar por exibir seus anúncios nas Redes de Pesquisa e Display ou apenas na Rede de Display. Assim, você pode decidir se deseja que seus anúncios sejam colocados automaticamente em páginas de parceiros relacionadas a seus produtos na Rede de Display ou especificar sites segmentados por conta própria.

Sara opta por criar uma nova campanha apenas para a Rede de Display. A criação de campanhas diferentes para pesquisa e display permite a ela definir orçamentos diferentes para campanhas de pesquisa e display e aplicar estratégias de campanha diferentes para cada uma.

Quais são suas preferências de lance e orçamento?

Com as opções de lance, é possível focar em cliques (a fim de direcionar o tráfego para seu site), impressões (para otimizar a visibilidade de seu anúncio) ou conversões (para especificar um lance de custo por aquisição máximo). Também recomendamos definir um orçamento diário máximo para sua campanha.

Sara escolheu o lance manual para cliques como opção de lance. Isso dá a ela controle do lance máximo de custo por clique no nível do grupo de anúncios ou para palavras-chave individuais ou canais.

2. Criar grupos de anúncios

Crie seus anúncios e grupos de anúncios

Depois de definir sua nova campanha para a Rede de Display, você estará pronto para criar os grupos de anúncios.

Como fazer isso

  1. Na conta do Google AdWords, vá até a guia Campanhas e selecione a campanha na Rede de Display recém-criada.

  2. Clique no botão Novo grupo de anúncios e, em seguida, digite um nome para esse grupo de anúncios.

  3. Selecione o tipo de anúncio que você deseja criar (de texto, gráfico ou para celular) e siga as instruções.
  4. Os anúncios de texto são uma maneira fácil e eficiente de começar a usar a Rede de Display. No entanto, você pode anunciar usando vários anúncios na Rede de Display, como anúncios gráficos, em vídeo e rich media. Além disso, com o Criador de anúncios gráficos, é possível criar seus próprios anúncios gráficos em poucos minutos usando seus logotipos e as imagens de seu produto.
  5. Quando terminar a criação de seu grupo de anúncios, clique em Salvar e Prosseguir para o faturamento ou Configurar o faturamento mais tarde.
  6. É possível adicionar um novo grupo de anúncios a uma campanha a qualquer momento. Para isso, retorne à guia "Campanhas" e clique no botão Novo grupo de anúncios.

Dicas para seguir as etapas

Os grupos de anúncios são formados por anúncios e palavras-chave. Você desejará identificar produtos específicos e criar um grupo de anúncios para cada um deles.

Em sua campanha de equipamentos para tênis, Sara define grupos de anúncios diferentes para raquetes, bolas e máquinas de bolas.

Os grupos de anúncios ajudam a atingir públicos-alvo diferentes com eficiência, porque o sistema do Google AdWords analisa cada grupo para determinar quais páginas da web são as mais relevantes para esses anúncios. Como diretriz geral, convém começar com um grupo de anúncios para cada um de seus produtos mais vendidos, com dois ou três anúncios em cada grupo. Ao criar vários anúncios, você poderá ver quais deles conseguem a maior parte das respostas.

Sara começa com três anúncios de texto simples por grupo. Ela escreve cópias atraentes, dizendo aos leitores exatamente aquilo que ela oferece.

Posteriormente, você poderá criar grupos de anúncios para outros produtos, usando mensagens altamente segmentadas com base no que você aprendeu com seus anúncios iniciais. Com a veiculação do anúncio otimizada do Google, os anúncios que tiverem as CTRs (taxa de cliques) mais elevadas serão exibidos com mais frequência.

Nessa primeira fase, Sara cria grupos de anúncios para alguns de seus itens mais populares. Ela acabará criando um grupo para cada um de seus produtos com base nas informações recebidas.

3. Segmentação e lance

Escolha critérios de segmentação e lances

Com a Rede de Display do Google, é possível alcançar clientes em potencial em toda a web exibindo os anúncios automaticamente aos usuários à medida que leem sobre seus produtos e serviços. Isso se assemelha à Pesquisa do Google, na qual é feita a correspondência das consultas de pesquisa dos usuários.

Com a segmentação por palavra-chave na Rede de Display do Google, suas palavras-chave determinam o local em que seus anúncios são exibidos na Rede de Display - assim como na rede de pesquisa. Quanto mais estreita for a relação entre cada palavra-chave e seu produto, maior será a probabilidade de o anúncio alcançar o público-alvo certo.

Como fazer isso

  1. Você pode criar novos grupos de anúncios e novas listas de palavras-chave usando a Ferramenta de palavra-chave no menu suspenso Ferramentas e análise. Ela gera automaticamente grupos de anúncios, palavras-chave e sugestões de lance com base em seus produtos e serviços.
  2. Ao criar um novo grupo de anúncios, você pode especificar as palavras-chave usadas para corresponder seus anúncios a páginas da Rede de Display, digitando-as na caixa de palavras-chave dentro da página "Criar grupo de anúncios". Também é possível fazer upload de uma lista das palavras-chave de uma planilha. Você também verá uma lista das palavras-chave sugeridas com base em uma análise do website vinculado a seu anúncio.
  3. Também é possível adicionar palavras-chave depois de criar um grupo de anúncios. Basta selecionar o grupo e clicar no botão Adicionar palavras-chave.
  4. Defina seu CPC (cost per click ou custo por clique) máximo na seção Lances padrão de grupo de anúncios da página Criar grupo de anúncios. Lembre-se de que você pode alterar seus lances sempre que quiser.
  5. Se você quiser gerar seus anúncios em sites específicos selecionados manualmente, crie um novo grupo de anúncios e em Canais, selecione os sites desejados.
  6. Seus anúncios agora estão prontos para lançamento. Nas próximas seções, você aprenderá a acompanhar e otimizar sua campanha.

Dicas para seguir as etapas

Crie grupos de anúncios e campanhas de acordo com a forma com que seus produtos e serviços foram organizados. Para adicionar mais palavras-chave, você pode copiá-las diretamente para a Rede de Display ou usar a Ferramenta de palavras-chave para obter mais sugestões.

Sara decide usar a Ferramenta de palavras-chave para criar suas palavras-chave e grupos de anúncios. Ao inserir "raquetes de tênis" na ferramenta, automaticamente é gerada uma variedade de palavras-chave e grupos de anúncios sugeridos, como "raquetes de tênis para iniciantes", "críticas sobre raquetes de tênis" e muitos outros que ela nunca pensaria em criar. Assim, ela poderá analisar essa lista e usar imediatamente aqueles de que gostar.

Então, chega a hora de escolher um lance máximo de CPC (custo por clique) para cada grupo de anúncios. Um bom princípio é definir o mesmo valor de lance usado em suas campanhas da Rede de Pesquisa. Se você estiver usando a Ferramenta de palavras-chave para criar os grupos de anúncios, ela fornecerá um CPC aproximado para cada uma das palavras-chave, que você poderá usar ao definir o CPC máximo para o grupo de anúncios. Um dos maiores benefícios da Rede de Display é que, uma vez que seus lances estiverem estabelecidos, o recurso do sistema inteligente de preços do Google ajustará automaticamente o preço que será pago com base na probabilidade de seus anúncios gerarem uma conversão em uma determinada página na Rede de Display. Isso aumentará seu retorno do investimento (ROI).

Como Sara está conhecendo a Rede de Display agora, ela escolhe o mesmo valor de lance que está usando em suas campanhas da Rede de Pesquisa. E, como está usando o acompanhamento de conversões gratuito do Google para avaliar o desempenho de sua campanha, ela poderá ajustar seus lances depois com base no desempenho deles.

Além disso, se você quiser escolher locais específicos para exibir seus anúncios, poderá selecionar locais gerenciados para exibir seus anúncios em websites e páginas individuais na Rede de Display. Você pode testar esse recurso selecionando manualmente alguns sites em que deseja exibir seus anúncios (você terá que adicionar seus sites gerenciados a um novo grupo de anúncios). No entanto, se o interesse principal for publicidade com resposta direta, recomendamos segmentar seus anúncios por contexto usando o recurso de canais automáticos, que coloca seus anúncios em sites relevantes contextualmente com base em suas palavras-chave.

4. Criar anúncios gráficos

Adicionar anúncios gráficos

Agora que você ativou sua campanha da Rede de Display, a próxima etapa para aprimorar sua campanha é incluir anúncios gráficos.

Como fazer isso

  1. Clique na guia Campanhas e selecione a campanha para a qual você deseja criar um novo anúncio.
  2. Crie um novo grupo de anúncios para seus anúncios gráficos.
  3. Na guia Anúncios da página Grupo de anúncios, selecione Criador de anúncios gráficos no menu suspenso em Novo anúncio. Se você já tiver um anúncio gráfico que queira usar em uma campanha na Rede de Display, será possível fazer upload dele selecionando Anúncio gráfico no menu suspenso Anúncio. Do contrário, selecione Criador de anúncios gráficos.
  4. Quando a galeria de modelos de anúncios gráficos for exibida, escolha aquele que você gostaria de usar.
  5. Personalize o texto e a imagem no modelo. Por exemplo, é possível alterar as cores e as fontes para corresponder à marca. Você pode adicionar imagens dos arquivos de armazenamento, de seu computador ou até mesmo diretamente do website.
  6. Quando terminar de criar o anúncio, clique em Salvar anúncio.

Dicas para seguir as etapas

Comece criando anúncios para os produtos ou serviços desejados para seus anúncios de texto. É possível usar as mesmas listas de palavras-chave para colocar automaticamente seus anúncios em websites relevantes.

Como tem muitas imagens de seus produtos para tênis, Sara configura grupos de anúncios gráficos para todas as mesmas categorias que usou em seus anúncios de texto: raquetes, bolas e máquinas de bolas.

É possível criar anúncios gráficos atraentes com aparência profissional para usar gratuitamente a ferramenta Criador de anúncios gráficos do Google. Clique aqui para experimentar a ferramenta e criar seu próprio anúncio de amostra.

Se você já tiver anúncios de texto em sua conta, a ferramenta fornecerá também anúncios gráficos prontos com base nos anúncios de texto. Você poderá então personalizar rapidamente e adicionar esses anúncios gráficos diretamente à sua campanha. Veja seus anúncios prontos aqui.

Veja alguns fatores a serem considerados na criação do anúncio gráfico:

  • Altere as cores e as fontes de acordo com sua marca.
  • When creating text for the button on your display ad, use a call-to-action to tell your audience what you want them to do.
Sara decide escrever "Compre agora" no botão de seu anúncio gráfico. Isso leva os usuários a clicarem no anúncio.

Se estiver usando uma imagem com um plano de fundo branco, você deverá alterar seu modelo de anúncio para que ele também tenha um plano de fundo branco, para que você não tenha uma caixa branca em volta da imagem e seu anúncio possa parecer mais profissional.

Para mais informações e guias passo a passo, visite a Central de Ajuda do Google AdWords. Aqui, você encontrará artigos que abrangem desde visões gerais de produtos e explicações a etapas específicas para saber como fazer alterações em sua conta.