Guia do anunciante: como trabalhar com um parceiro terceirizado

Introdução à publicidade on-line e ao Google AdWords

O Google AdWords é o produto de publicidade do Google que exibe, no Google ou em sites parceiros, seus anúncios para pessoas interessadas em produtos ou serviços semelhantes aos que você oferece. Com a publicidade do Google AdWords, é possível alcançar novos clientes no momento exato em que eles estão pesquisando seu tipo de produto e serviço. Você pode optar por receber cobranças por clique, impressões ou conversões, dependendo do tipo de campanha que exibe.

Assim que seus anúncios estiverem sendo exibidos, forneceremos dados de desempenho para que o parceiro terceirizado possa acompanhar o que está funcionando e o que não está. O Google AdWords é altamente confiável, ajudando você a entender exatamente o retorno de seu investimento em publicidade e permitindo que seu parceiro terceirizado faça ajustes para otimizar o desempenho a fim de gerar o melhor retorno possível.

Além da Pesquisa do Google, você também pode exibir anúncios na rede de sites parceiros do Google (locais em que você já deve ter visto a mensagem "Anúncios do Google"), incluindo o YouTube. Nessa rede, você pode aproveitar outros formatos de anúncios, como anúncios gráficos e em vídeo.

O Google e parceiros terceirizados

Acreditamos que, com o Google AdWords, sua empresa poderá alcançar o sucesso. No entanto, talvez você não tenha tempo ou recursos para dedicar à criação (e à manutenção regular) de uma conta bem-sucedida do Google AdWords. Ou talvez você simplesmente queira a ajuda de um especialista.

É então que nossos parceiros terceirizados entram em cena. Há diversos tipos diferentes de parceiros terceirizados, desde a maior agência de publicidade e páginas amarelas até um consultor da web que trabalha sozinho. Para ajudar você a escolher um parceiro, criamos os programas de parceiros. Os parceiros que pertencem a esses programas exibirão um selo em seus websites e terão de ser aprovados em exames de certificação. Dois selos que você provavelmente verá com mais frequência são os selos "Parceiro certificado do Google AdWords" e "Revendedor autorizado do Google AdWords". Veja os selos e saiba mais sobre nossos programas de parceiros em www.google.com/adwords/partnerprograms.

Para verificar se uma empresa é certificada em nossos programas de parceiros, clique no selo em seu respectivo website. Se ela for certificada, você será direcionado à página de perfil da empresa no Google.com.br.

Como trabalhar com um parceiro terceirizado

Um parceiro terceirizado do Google AdWords pode fazer com que você e sua empresa economizem muito tempo e energia. Para obter melhores resultados, incentivamos que você se mantenha informado e atualizado sobre suas campanhas publicitárias e envolvido com elas, além de deixar que seu parceiro faça o trabalho demorado.

Os parceiros terceirizados geralmente cobram uma taxa, além do custo de sua publicidade. Lembre-se de que eles oferecem um serviço valioso ao gerenciar suas campanhas do Google AdWords, fornecendo relatórios, respondendo a perguntas e otimizando suas campanhas, entre muitas outras tarefas. Acreditamos que é importante que você entenda o custo total de sua publicidade do Google AdWords, incluindo qualquer taxa cobrada por um parceiro terceirizado. Use esse valor para determinar seu ROI (retorno do investimento).

Veja cinco dicas rápidas para ser um cliente experiente:

1. Seja seletivo Ao selecionar um parceiro terceirizado para trabalhar, procure empresas que tenham um selo de "Parceiro certificado" ou de "Revendedor autorizado". Você pode usar a Pesquisa de parceiros do Google para confirmar se uma empresa é certificada ou procurar Parceiros certificados. Como parte de seu processo de seleção, verifique se entende e se está de acordo com a duração do contrato que está fechando com o parceiro. Há outros critérios para ajudar você a escolher o parceiro ideal:

2. Escolha um parceiro Você pode pensar em dividir seu orçamento entre vários parceiros terceirizados a fim de descobrir qual deles oferece os melhores resultados. É possível fazer isso, desde que você teste um por vez. O Google não exibe mais do que um anúncio por empresa em uma página de resultados de pesquisa. Então, poderá ser difícil testar vários parceiros de uma só vez.

3. Informe-se Entender o Google AdWords em um nível avançado pode demorar um pouco, mas não leva muito tempo para aprender os princípios básicos. Revise a seção "Princípios básicos do Google AdWords" abaixo ou visite a Central de Ajuda do Google AdWords em support.google.com/adwords/?hl=pt-BR para saber mais. Entender o Google AdWords ajudará você a tomar decisões mais fundamentadas com seu parceiro terceirizado.

4. Confie na experiência Se você estiver trabalhando com uma empresa que já gerenciou centenas de contas do Google AdWords, ela provavelmente tem certa experiência com o Google AdWords. Se a empresa afirmar que certos setores possuem um histórico de custos de publicidade on-line mais altos ou que determinadas palavras-chave podem não oferecer bons resultados para sua empresa, provavelmente será com base na experiência que ela possui.

5. Avalie seu desempenho A menos que você esteja mais interessado em branding, o mais importante no Google AdWords é o retorno de seu investimento em publicidade (ou seja, o número de novos clientes para sua empresa). Então, reserve um tempo todo mês para contabilizar seu investimento e os resultados que está obtendo com ele.

Com o quê é preciso ter cuidado?

Acreditamos que é importante que você tenha uma ótima experiência com o Google AdWords. Se isso não acontecer, informe-nos. Primeiro, fale com seu parceiro terceirizado para tentar solucionar os problemas antes de entrar em contato conosco.

Muitos parceiros terceirizados conquistaram nossa confiança representando os melhores interesses de seus anunciantes. Alguns deles não agem dessa forma. Veja algumas atividades com as quais é preciso ter cuidado e sobre as quais é importante nos comunicar:

Princípios básicos do Google AdWords

Exoneração de responsabilidade: embora não possamos responder a seu e-mail pessoalmente, investigaremos seus comentários e, se preciso, tomaremos as providências necessárias. Se você tiver alguma dúvida sobre sua conta do Google AdWords e precisar de ajuda, acesse a Central de Ajuda em http://support.google.com/adwords/?hl=pt-BR.