Doodle 4 Google

Doodle 4 Google

Jurados Especializados

Paige Braddock

Ziraldo, jornalista, escritor, cartunista, ilustrador, artista gráfico, humorista e dramaturgo.

Ziraldo Alves Pinto nasceu em Caratinga, Minas Gerais, em 24 de outubro de 1932. Em 1958, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro e se transformou num dos cartunistas mais conhecidos do país, com trabalhos publicados em várias revistas internacionais, e num artista gráfico reconhecido em todo o mundo. Em 1960, realizou seu sonho infantil: transformou-se num autor de comics e lançou a primeira revista brasileira do gênero, reunindo todos os bichos formadores do universo do folclore brasileiro (a onça, o macaco, o jabuti, o tatu, o coelho e a coruja), um pequeno índio, e como chefe da gang, o Saci-Pererê, a mais importante figura do imaginário brasileiro. Em 1969, surgiu o Pasquim, do qual foi um dos fundadores, um marco na história do jornalismo brasileiro. Ainda em 1969, ganhou o prêmio “Oscar Internacional do Humor” de Bruxelas e o Prêmio Merghantaller, prêmio máximo da imprensa livre da América Latina. Ainda neste ano, foi o único artista gráfico latino americano convidado pela UNICEF para fazer o cartaz anual. Em 1980, na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, com o lançamento de O Menino Maluquinho, Ziraldo recebeu sua maior consagração como autor infantil. O livro se transformou no maior sucesso editorial da feira, ganhou o Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro, foi adaptado para o teatro, com montagens em todo o país e para o cinema. A partir daí, Ziraldo passou a dedicar sua vida, a literatura para crianças e a ilustração. Todos os seus livros se transformaram pelas mãos de outros artistas, em peças de teatro encenadas em todo o país. Em 2009 ganhou, pelo conjunto da obra, o prêmio Quevedos, considerado a maior premiação internacional do humor gráfico. Em 2010, o livro O Menino Maluquinho entrou em sua 100ª edição. Outros livros do Ziraldo: O Bichinho de Maçã; O Menino Mais Bonito do Mundo; O Menino Marrom; Meu Amigo Canguru; O Menino Quadradinho; Bonequinha de Pano;Menina Nina, O Menino e seu Amigo, O Menino da Lua, Menina das Estrelas e Uma Menina Chamada Julieta. Em 2010 na Bienal de São Paulo, Ziraldo lançou os livros O Menino da Terra e os quadrinhos das Aventuras da Professora Maluquinha

Sérgio Valente

Sérgio Valente, publicitário

Sergio Valente assumiu a presidência da DM9DDB em 1º de janeiro de 2005. Formado em Engenharia Civil e Administração de Empresas, Valente iniciou sua carreira na propaganda em 1985, aos 21 anos, em Salvador, sua cidade natal, onde trabalhou em agências como Propeg e Publivendas. Após cinco vezes na lista dos redatores mais premiados no Norte/Nordeste, mudou-se para São Paulo em 1992. Em abril de 1994, ingressou no time de criativos da Lew Lara, onde ficaria até sua ida para a DM9, na virada do ano. Na DM9DDB, participou da criação de campanhas memoráveis para clientes como a cerveja e guaraná Antarctica, o “i digital” do Banco Itaú e o lançamento da marca Telefônica no Brasil. As campanhas criativas o levaram a uma rápida ascensão na agência e no mercado em geral: em 2000, foi promovido a diretor de Criação da DDB Brasil . Em 2001, recebeu convite da Salles (hoje Publicis) para assumir a vice-presidência de Criação daquela agência. Após um ano, recebeu convite para retornar à DDB Brasil, desta vez como vice-presidente, no comando do departamento de Criação. Em 2004, a agência deu início a um processo de transição tranqüilo e transparente, finalizado na para 2005, quando Sérgio Valente assumiu a presidência. Hoje a DM9DDB acumula 4 títulos de Agência do Ano, 2 Grand Prix e 89 Leões no Festival Internacional de Cannes, além de diversos outros reconhecimentos nacionais e internacionais.

Adams Carvalho

Adams Carvalho, artista plástico e ilustrador

Bacharel em pintura pela faculdade de artes plásticas - ECA-USP.Participa de exposições de arte em museus e galerias desde 2002. Trabalha com ilustrações e animações desde 2005. Foi colaborador do canal MTV-Brasil entre 2005 e 2009.É colaborador do jornal Folha de São Paulo desde 2006 [publica semanalmente na coluna do Gilberto Dimenstein]. Entre outras publicações, estão as revistas Super Interessante, Rolling Stone, Contra-Relógio e Revista da Folha.Foi indicado como finalista na categoria 'melhor ilustrador' do prêmio HQ-Mix em 2008 e 2009. Vive e trabalha em São Paulo.

Chico Zullo

Chico Zullo, ilustrador e cartunista

Chico Zullo nasceu em São Paulo em 1980, cursou a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Começou sua carreira fazendo storyboards para a O2 Filmes, onde trabalhou com Fernando Meirelles na série Cidade dos Homens. Em 2003 fundou o Estúdio Mol, onde publicou ilustrações nas revistas Superinteressante, Mundo Estranho, Capricho e Aventuras na História, entre outras. Em 2007 fez a direção de arte e ilustrou as histórias em quadrinhos da coleção Barco do Terror para a Revista Recreio, além de HQs para publicidade. Em 2009 criou a HQ Wesley, o perna de pau, publicada bimestralmente na Revista Invicto e também a série de animação para televisão Jajá Arara Rara, onde dirigiu o episódio piloto, financiado pelo programa AnimaTV, programa de fomento à industria nacional de animação do Ministério da Cultura em parceria com a Fundação Padre Anchieta e a TV Brasil. Atualmente, está a frente da sua produtora de animações, a Mol Toons e ministra aulas de character design no Istituto Europeo di Design, em São Paulo.

Leandro Robles

Leandro Robles, ilustrador e cartunista

Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo em 2002. Membro do Núcleo de Quadrinhos da FAU-USP no período de 1999 a 2002. Publica de 2003 a 2009 tiras de história em quadrinhos da “Escola de Animais” na Folhinha, suplemento infantil da Folha de São Paulo. Em 2008, publicou charges no diário esportivo O Lance! Entre 2005 e 2006 publicou as tiras do personagem “Cobaia” na Folhateen, suplemento da Folha de São Paulo. Tem cartuns e ilustrações publicados na revista INFO Exame, da Abril; na revista SET, da editora peixes. Realizou a oficina de quadrinhos para crianças de 7 a 12 anos no SESC São Carlos, em outubro de 2007 e no clube Esperia, em julho de 2008. Fez roteiro e story-board de vinheta (conhecida como Plim-Plim) para intervalo da TV Globo, em 2007. Tema: incentivo à leitura. Sócio do estúdio de ilustração Pingado.