Download do Google Earth

Como criar modelos de “'Planilha Para Criação de Mapas”

A ferramenta de planilha-para-KML apresentada no tutorial do Planilha Para Criação de Mapas 2.0 permite o uso de seis designs de balão prontos. Também é possível usar o sistema simples de modelos de HTML para modificar nossos designs, criar os seus próprios ou importar/exportar modelos.

 

Este tutorial explicará as várias partes de um modelo e como editá-las.

Anatomia do modelo

  • Nome do modelo - Define o nome de um modelo (por exemplo: "Foto aumentada", Banner de foto de texto", "Modelo do WWF").


  • Variáveis - Funcionam como espaços reservados em seu design de HTML que são substituídos pelos valores apropriados das páginas de modelos e da página de Dados_de_Espaços_Reservados.

    • "Variáveis de estilo de KML" - Controlam a aparência dos rótulos e ícones de marcadores e o plano de fundo do balão. Os valores de estilo “Destacar” se aplicam quando o usuário move o mouse por um marcador. Dica: use "Destaque de escala de rótulo" = 0 para que os nomes dos marcadores apareçam somente quando o usuário posicionar o mouse sobre o marcador.

    • "Variáveis estáticas" - Elementos que são comuns a todos os marcadores usando este modelo, como cores de texto, logos ou rodapés.

    • "Variáveis únicas" - Elementos que são exclusivos a cada marcador, como títulos, descrições ou fotos.  Os valores para esses elementos são inseridos na página Dados_de_Marcador.

    • "Variáveis especiais" - Acessa atributos dos próprios marcadores (por exemplo: nome, endereço etc., como especificado na página Dados_de_Marcador). Eles não podem ser renomeados ou alterados, mas podem ser usados no "Layout de HTML de balão".


  • Layouts - Esses layouts são as estruturas para os estilos de KML e design do seu balão. Inserindo as variáveis acima, o conteúdo do balão será injetado nos lugares apropriados.

    • O "Layout de HTML de balão" contém o design de HTML para o seu balão, definindo o visual do conteúdo do balão. Isso pode incluir a localização e a formatação de títulos, textos, imagens e links. O "Resumo de variável de HTML" (à direita do "Layout de HTML de balão"), oferece uma lista de todas as variáveis disponíveis para serem inseridas no seu HTML.

    • Para usuários avançados de KML, o "Layout de estilo de KML" contém o código para o KML do modelo <StyleMap>. Ele só deve ser modificado por desenvolvedores de KML e está acessível na linha oculta na parte inferior da página.

 

Exemplo: Modelo Nº.3

Visualização real de um modelo

A caixa abaixo é uma visualização real do Modelo Nº.3 ("Banner de foto de texto") da planilha inicial no tutorial do Planilha Para Criação de Mapas 2.0.

 

Captura de tela de um marcador de exemplo

Esta captura de tela mostra um marcador de exemplo usando o Modelo Nº.3, onde diferentes tipos de variáveis são usados em um modelo.

Modelo 3: diagrama mostrando que tipos de variáveis são usadas neste modelo

 

Layout de HTML de balão

As variáveis "estáticas" e "únicas " abaixo, entre {chaves}, com códigos de cores que correspondem à captura de tela de balão acima.

  • Os elementos estáticos do código HTML que são comuns a todos os balões de marcador (largura de fotos, nome de organização etc.) estão em vermelho.
  • Os elementos exclusivos (particulares de cada balão de marcador individual) estão em azul.
<table width="{static_Balloon_Width}" border="0" cellpadding="5" cellspacing="0">
  <tr>
    <td><img src="{unique_Top_Photo_URL}" width="{static_Top_Photo_Width}" align="left" /></td>
  </tr>
  <tr>
    <td><h2><font color="{static_Title_Text_Color}">{Texto_de_Título_único}</font></h2></td>
  </tr>
  <tr>
    <td><blockquote>
        <p>{Texto_do_Parágrafo_1_único}</p>
        <p>{Texto_do_Parágrafo_2_único}</p>
        <p>
          <a href="{unique_Read_More_Link_URL}">{Texto_do_link_Leia_Mais_estático}</a>
        </p>
      </blockquote></td>
  </tr>
  <tr><td>&nbsp;</td>
  </tr>
  <tr>
    <td>
      <table width="100%" border="0" cellpadding="0" cellspacing="0" bgcolor="#e8e9cb">
        <tr>
          <td width="99%" align="right" valign="middle">
            <table border="0" cellpadding="0" cellspacing="0">
              <tr>
                <td align="right" valign="top">                  
                  <h2><font color="{static_Organization_Text_Color}">{Nome_da_Organização_estático}</font></h2>
                </td>
              </tr>
              <tr align="right" valign="top">
                <td><a href="{static_Organization_Link_URL}">{Texto_do_link_da_Organização_estático}</a></td>
              </tr>
            </table>
          </td>
          <td width="1%" align="right" valign="middle"><img src="{static_Logo_URL}" width="{static_Logo_Width}" /></td>
        </tr>
      </table>
    </td>
  </tr>
</table>

 

Edição de modelos

Vá para os modelos de : modificação, criação, ou importação.

 

Como modificar um modelo existente

  1. Selecione a página do modelo que você deseja modificar. Altere o valor do "Nome de modelo" se desejar. 

  2. Edite os valores das "Variáveis de estilo KML" para alterar a aparência do marcador. 

  3. Especifique nomes e valores para as "Variáveis estáticas", que são elementos comuns a todos os balões. 

  4. Defina nomes para as "Variáveis únicas/em>", que importam os valores de dados exclusivos de cada marcador da página Dados_de_marcador

  5. Edite o "Layout de HTML de balão" para posicionar e formatar o conteúdo no balão. Use programas como Dreamweaver (produto comercial) ou NVU (gratuito e de código aberto) para editar seu HTML.

    Detalhes:
    • Copie a célula "Resumo de variável HTML" (à direita do "Layout de HTML de balão") em um editor de HTML. O resumo contém todas as variáveis estáticas, únicas e especiais disponíveis no modelo. Como o resumo está integrado aos tags de comentário de HTML (<!-- comment here -->) ele não irá interferir no seu design.

    • Copie e cole o "Layout de HMTL de balão" no editor de HTML, abaixo do resumo de variável, modificando o que for necessário.

    • Recorte e cole as variáveis (incluindo as chaves) da seção do resumo no seu design de HTML, onde for necessário.

    • Ao transferir o HTML de volta para planilha, copie somente a parte do design de volta.

    • Importante: Antes de colar os layouts de HTML de volta para a planilha, edite a célula (clique duas vezes ou pressione F2) e cole diretamente na caixa de edição. Caso contrário, os retornos de linha no HTML substituirão outras partes do modelo. Veja esta etapa da seção "Como importar um modelo" para saber mais.

 

Criação de um novo modelo

  1. Substitua um dos modelos existentes e siga as instruções de modificação acima (fácil)

    ou...

    Duplique uma das páginas de modelo existentes e continue com as etapas abaixo (mais complexo).

    duplicar uma página


  2. Dê um nome exclusivo à cópia da página (Renomear) – posteriormente você carregará este modelo usando o nome da página.

    Observação: Experimente renomear as páginas duplicadas de modelo usando algo como "ModeloA", "ModeloB", ou "Meu modelo". Isso se deve porque há seis entradas ativas disponíveis para carregar modelos, e o número de entrada é a forma como cada modelo é especificado para ser usado por um marcador.

    A criação de novos nomes de páginas que terminam com números (por exemplo: (e.g., "Modelo7") pode causar confusão. Por exemplo, você pode nomear a sua nova página "Modelo7" e, em seguida, ativá-la posicionando seu nome na primeira entrada (Nº.1) da lista de modelos na página Dados_de_marcador. Neste caso, você deve especificar "1" para um marcador que irá usar o modelo encontrado na página "Modelo7".

  3. Dê um valor exclusivo à variável "Nome de modelo".

    dar um nome exclusivo à nova página


  4. Edite o modelo conforme está descrito na seção Como modificar um modelo existente acima. 

  5. As novas páginas de modelo devem ser ativadas antes que os marcadores possam usá-las. Consulte a seção Ativação de modelos.

 

Como importar um modelo

  1. Siga as etapas 1 e 2 da seção Criação de um modelo ou substitua um modelo existente completando essas etapas em uma página de modelo existente ("Modelo 1 a 6").

  2. Vá para o modelo que deseja importar. Copie todas as células das colunas Nomes e Valores (células B4 a C85), até o "Layout de HTML de balão", sem incluí-lo.

    Observação: O código de HTML do modelo de origem deve ser lidado separadamente das demais variáveis, evitando problemas causados pelos retornos de linha no HTML.

    selecionar células B4 a C85


  3. Selecione a célula B4 em sua nova página de modelo e Cole os nomes e valores de cópias de variáveis do modelo de origem.

    cole as cópias de variáveis de modelo na célula B4


  4. Copie a célula "Layout de HMTL de balão" (B86) no modelo de origem.

    copie o layout de HTML


  5. Vá para a nova página de modelo e clique duas vezes ou pressione F2 na célula "Layout de HTML de balão" (B86) para editá-la, posicione o cursor na caixa de edição, exclua seu conteúdo e, em seguida, cole.

    Observação: Se você simplesmente selecionar a célula B86 no novo modelo com um único clique e depois colar, os retornos de linha no código HTML substituirão outras partes do modelo. Clique duas vezes ou pressione F2 para editar uma célula antes de colar. Desta forma, todos os retornos de linha no HTML ficarão dentro da célula B86.

    Cole o layout de HTML no novo modelo clicando duas vezes na célula B86.

 

Ativação de modelos

Máximo de seis modelos ativos

Seis (6) páginas de modelos são oferecidas na planilha inicial ("Modelo1-6").  Elas podem ser duplicadas se você quiser ter mais modelos na planilha. No entanto, o design da planilha é limitado a apenas seis modelos ativos de cada vez. Somente um modelo ativo pode ser usado pelos marcadores adicionados por você à página Dados_de_marcador. É possível ativar modelos colocando os nomes das páginas na lista na parte superior da página Dados_de_marcador, em uma das seis entradas disponíveis.

Como ativar um modelo

  1. Digite o nome de página que contém seu novo modelo na lista na parte superior da página Dados_de_marcador substituindo um dos outros.

    Digite o nome do modelo na lista
    Exibido acima: o modelo na página Modelo1 foi desabilitado e o novo modelo na página Meu modelo foi habilitado.

  2. Use o número do novo modelo em seus novos marcadores  (por exemplo: "Modelo do Google Earth Solidário" na página "Meu modelo" é Nº.1).

  3. Edite ou adicione dados de marcador na página Dados_de_marcador para que se encaixem às variáveis exclusivas do novo modelo.

Lembrete: Republique sua planilha e atualize o link de rede para ver as alterações.

 

Discussão / Comentários

Tem alguma dúvida sobre este tutorial? Deseja nos enviar algum comentário? Visite o Grupo de Discussão do Google Earth Solidário para trocar idéias com os outros usuários.

 

Próximos passos

Deseja tornar sua camada mais atraente e fácil de usar? Confira este tutorial para saber como!

 

Observação: Este tutorial substitui os seguintes tutoriais: Adição de hora como uma quarta dimensão e Como criar KML a partir de uma planilha.