Segurança em compras on-line

Cada vez mais compras são feitas on-line. O Google ajuda os consumidores a encontrar produtos de várias formas diferentes. Apesar de não controlarmos os conteúdos da Web, queremos ajudar os consumidores a comprar on-line com segurança. A maioria das transações on-line é concluída sem problemas. No entanto, há riscos em alguns casos, e por isso criamos esta página com ferramentas e dicas úteis que podem ser usadas para fazer compras on-line.

Dicas de segurança

  • Se parecer bom demais para ser verdade… é porque não deve ser. Compare o preço que você encontrou com os de mercadorias semelhantes à venda em outros lugares. Se o preço for muito diferente, fique atento. Pesquise sobre o vendedor e pergunte sobre as condições do item. Quando um site oferecer produtos com descontos muito exorbitantes, apresentar problemas de gramática ou erros de ortografia e usar imagens de baixa qualidade do site oficial do proprietário da marca, será possível que ele esteja vendendo produtos falsificados. É importante tomar cuidado, pois alguns desses sites imitam o site do proprietário da marca ao copiar os layouts, usar imagens semelhantes ou um nome de domínio que incorpore a marca.

  • Pesquise sobre vendedores desconhecidos: caso você ainda não tenha comprado de um comerciante, verifique se ele é um comerciante legal. Por exemplo, informe-se sobre o histórico comercial dele e faça uma pesquisa na Web para ver avaliações de outros compradores que tenham experiência com o vendedor. Os comerciantes legais devem fornecer dados de contato para consulta em caso de dúvidas ou problemas com sua transação. Esses dados podem incluir um endereço físico, número de telefone para contato ou endereço de e-mail. Muitos sites que vendem produtos falsificados têm URLs que parecem oficiais, os quais podem incluir frases como "compre[marca].com" ou "[marca]oficial.com". Verifique o registro WhoIs do site para saber quem é o proprietário do domínio.

  • Use uma forma de pagamento com proteções ao consumidor: em muitos casos, as empresas de cartão de crédito limitam a responsabilidade do cliente para compras on-line em casos de fraude. Alguns sistemas de pagamento on-line não compartilham o número completo do seu cartão de crédito com os vendedores, o que oferece a você uma proteção extra.

  • Leia as letras miúdas: antes de realizar uma compra, certifique-se de que você conhece bem a forma de envio do produto, a garantia e a política de devolução do comerciante. Algumas lojas oferecem reembolso completo, enquanto outras cobram taxas de reposição e fornecem somente crédito na loja.

  • Mantenha um registro da transação: ter uma cópia digital ou impressa de grandes transações pode ser útil caso você precise fazer uma devolução ou contestar cobranças não autorizadas feitas à sua conta.

  • Evite sites invadidos e preste atenção na barra de endereço do navegador: se você clicar em um link e for redirecionado instantaneamente, talvez o site tenha sido invadido e contenha malware. Malwares como vírus, worms e cavalos de troia podem instalar software indesejado no seu computador sem que você perceba. Alguns sites invadidos não redirecionam você automaticamente a uma página diferente, mas podem ter conteúdo irrelevante e com spam. É importante prestar atenção na barra de endereço para ter certeza de que o link ao qual você foi enviado é o mesmo em que você clicou.

  • Digite endereços confidenciais da Web na barra de endereço do seu navegador: não acesse contas confidenciais clicando em um link nem copiando e colando o endereço. Em vez disso, digite você mesmo o endereço da Web. No entanto, tome cuidado para não digitar o endereço incorreto. Há sites que usam um método chamado "typosquatting": são sites que se parecem com os originais, mas estão configurados para coletar as informações da sua conta.

  • Evite inserir informações pessoais em sites suspeitos: se um site pedir informações pessoais além do que é exigido para comprar um produto ou receber um serviço (por exemplo, informações da conta bancária, respostas a perguntas de segurança ou senhas), tome cuidado, pois esses tipos de pergunta podem indicar uma tentativa de phishing. Alguns sites podem ser uma réplica exata do site oficial, inclusive logotipos e texto, mas são configurados por fraudadores com o único propósito de coletar suas informações pessoais. Veja aqui algumas dicas para evitar e denunciar sites de phishing.

  • Assegure-se de que suas senhas sejam fortes: não reutilize as mesmas senhas em diversas contas e lembre-se de trocá-las periodicamente, ainda mais se você suspeitar que sua conta possa estar em risco. Confira mais dicas de como escolher uma senha inteligente.

  • Somente envie informações por meio de conexões seguras: procure a conexão https:// na barra de endereço (e o ícone de cadeado na barra de endereço se você usar o Google Chrome ou o Internet Explorer) ao enviar informações confidenciais como número do cartão de crédito ou dados bancários. Ao acessar contas financeiras, verifique se o site tem um Certificado de validação avançada. O URL ou o nome do site devem aparecer em verde na barra do URL de muitos navegadores modernos, isso significa que a organização que opera o site foi validada.

  • Evite realizar transações financeiras em computadores públicos: evite fazer login em contas com informações financeiras confidenciais (por exemplo, conta bancária, de cartão de crédito ou sites de comércio) em computadores públicos ou compartilhados. Se você acessar tais informações em um desses computadores, lembre-se de sair da conta por completo e fechar a janela do navegador após o término da operação.

  • Verifique se você recebeu pelo que pagou: após receber o item, faça uma avaliação geral para ter certeza de que está tudo certo. Quanto mais cedo for detectado um caso de fraude, maiores serão suas chances de resolvê-lo de maneira positiva.

Onde é possível receber mais ajuda?

Há diversas organizações que podem ajudar os consumidores a denunciar e resolver problemas.

Tanto a organização Better Business Bureau quanto a Liga Nacional dos Consumidores oferecem informações. Acesse: http://www.bbb.org/pittsburgh/migration/bbb-news-releases/2012/12/counteract-counterfeiting-and-shoddy-knock-offs-on-the-internet/ e www.fraud.org.

A Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) lida com reclamações sobre práticas comerciais enganosas ou ilegais. Para enviar uma reclamação, acesse: http://www.ftc.gov/ftc/contact.shtm.

Caso sua reclamação seja contra uma empresa de um país estrangeiro, talvez seja possível fazer a denúncia em http://www.econsumer.gov/.

Na Europa, a rede do Centro Europeu do Consumidor ajuda os consumidores a encontrar soluções para problemas de compras entre países. Acesse: http://ec.europa.eu/consumers/ecc/index_en.htm

Ferramentas de segurança

Descubra os cinco principais recursos de segurança on-line desenvolvidos pelo Google para ajudar você a manter sua família protegida.

Contas do Google

Torne sua Conta do Google ainda mais segura

É possível adicionar uma camada extra de segurança à sua Conta do Google ativando a verificação em duas etapas. Com a verificação em duas etapas ativada, o Google envia uma senha para seu celular quando alguém tenta fazer login na conta de um computador desconhecido. Isso significa que se alguém roubar ou adivinhar sua senha, essa pessoa não poderá fazer login em sua conta porque não terá seu telefone. Agora, você pode se proteger com algo que conhece (sua senha) e algo que você possui (seu telefone).

Saiba mais

Acesse suas configurações clicando em seu nome ou imagem no canto direito e clicando em "Conta".

Na parte superior, clique em "Segurança". Na caixa "Senha", clique em "Configuração", ao lado de "Verificação em duas etapas".

Será exibido um guia passo a passo para ajudar você no processo de configuração.

Você retornará às configurações de verificação em duas etapas. Revise-as e adicione números de telefone de backup.

Pronto! Da próxima vez que você fizer login, receberá um SMS com um código de verificação.

Google Chrome

Navegar na Web em modo privado

Use o modo de navegação anônima no navegador Google Chrome de seu computador, tablet ou smartphone para navegar na Web em modo privado. No modo de navegação anônima, as páginas que você acessar e os arquivos dos quais fizer o download não serão registrados no histórico de navegação ou de downloads do Google Chrome.

Saiba mais

Clique no menu do Google Chrome → "Nova janela anônima" na barra de ferramentas do navegador.

Uma nova janela será aberta com o ícone de janela anônima no canto. Para sair, basta fechá-la.

Contas do Google

Sua Conta do Google, seu jeito

Em sua página "Configurações da conta", você pode ver serviços e informações associadas à sua Conta do Google e alterar suas configurações de segurança e privacidade.

Saiba mais

Acesse as configurações clicando em seu nome ou imagem no canto direito e clicando em "Conta".

Contas do Google

Receber um alerta caso seu nome apareça na Web

O recurso "Eu na Web" pode ajudar a compreender e gerenciar o que as pessoas veem quando procuram por você no Google. Ele ajuda a configurar o Alertas do Google para que você verifique se existem informações on-line sobre você, além de sugerir automaticamente alguns termos de pesquisa que você pode monitorar.

Saiba mais

Faça login em sua Conta do Google e acesse a seção "Eu na Web".

Clique em" Gerenciar meus alertas da Web" e clique no botão vermelho para criar um alerta.

Seu nome aparecerá no campo de texto. Clique nesse campo para exibir mais alertas sugeridos.

Clique em "Adicionar" para gerar um alerta. Clique no ícone de lápis para fazer edições e no ícone de lixeira para excluir.

Na lista suspensa "Frequência", escolha a frequência dos alertas.

Contas do Google

Gerencie os dados armazenados em sua Conta do Google

O Painel do Google mostra o que está armazenado na sua Conta do Google e fornece uma visão geral de algumas das suas atividades recentes da conta. A partir de um local central, você pode ver facilmente seus dados e atividades, bem como acessar as configurações de serviços, como o Blogger, Google Agenda, Documentos do Google, Google+ e muito mais.

Saiba mais

Acesse o Painel para ver um resumo dos dados associados à sua Conta do Google e gerenciar suas configurações pessoais.

A partir daqui, você visualiza e gerencia os dados armazenados em sua Conta do Google.

Veja mais ferramentas de segurança