Proteja suas senhas

As senhas são a primeira linha de defesa contra criminosos cibernéticos. É crucial escolher senhas fortes que sejam diferentes para cada uma de suas contas importantes, e é recomendável que você as atualize regularmente. Siga estas dicas para criar senhas fortes e mantê-las em segurança.

Use senhas exclusivas para suas contas importantes, como e-mail e serviços bancários on-line

Escolher a mesma senha para cada uma de suas contas on-line é como usar a mesma chave para trancar o carro, a casa e o escritório: se algum criminoso acessar um, todos estarão comprometidos. Portanto, não use a mesma senha para um boletim informativo on-line e para seu e-mail ou conta bancária. Pode ser menos conveniente, mas escolher várias senhas aumenta sua segurança.

Mantenha sua senha em um local secreto que não possa ser encontrado facilmente

Anotar suas senhas não é necessariamente uma má ideia. Mas se você fizer isso, não deixe anotações com suas senhas à vista, no computador ou em cima da mesa.

Use uma senha longa composta por números, letras e símbolos

Quanto mais longa for sua senha, mais difícil será adivinhá-la. Então, crie uma senha longa para ajudar a manter suas informações seguras. Adicionar números, símbolos e letras maiúsculas e minúsculas dificulta ainda mais que possíveis espiões ou outras pessoas adivinhem ou descubram a senha. Não use "123456" ou "senha" e evite o uso de informações publicamente disponíveis, como seu número de telefone, em suas senhas. Não é muito original e não é muito seguro.

Tente usar uma frase que só você conheça

Uma ideia é pensar em uma frase que só você conhece e relacioná-la a um site específico para ajudar você a se lembrar. Para o e-mail, você pode começar com ''Meu amigo João envia um e-mail engraçado uma vez por dia'' e usar números e letras para recriar a senha. "MaJe1eEuvPd" é uma senha com muitas variações. Repita o processo em outros sites.

Configure suas opções de recuperação de senha e mantenha-as atualizadas

Se você esquecer a senha ou ficar bloqueado, precisará encontrar uma maneira de acessar novamente sua conta. Muitos serviços enviam um e-mail com um endereço de e-mail de recuperação, caso você precise redefinir sua senha. Por isso, verifique se seu endereço de e-mail de recuperação está atualizado e use uma conta existente e acessível.

Às vezes, você também pode adicionar um número de telefone a seu perfil para receber um código e redefinir sua senha por mensagem de texto. Ter um número de telefone celular em sua conta é uma das maneiras mais fáceis e confiáveis ​​de manter sua conta segura.

Por exemplo, os provedores de serviço podem usar o número de telefone para impedir aqueles que tentam invadir sua conta, e você pode enviar um código de verificação para que possa se conectar a sua conta, se algum dia perder acesso. Oferecer um número de telefone de recuperação ao Google não resultará em sua inscrição em listas de marketing, nem em chamadas adicionais de telemarketing.

Seu celular é um método de identificação mais seguro do que seu endereço de e-mail de recuperação ou que uma pergunta de segurança porque, ao contrário dos outros dois, você tem posse física de seu telefone celular.

No entanto, se você não pode ou não deseja adicionar um número de telefone a sua conta, muitos sites solicitam que você escolha uma pergunta para verificar sua identidade, caso você esqueça sua senha. Se o serviço que você usa permite criar a pergunta, tente usar uma para a qual somente você tenha a resposta e que não seja algo que você publicou ou compartilhou em redes sociais.

Tente encontrar uma maneira de tornar sua resposta única, mas memorável. Você pode fazer isso usando a dica acima, de modo que, mesmo se alguém adivinhar a resposta, não saberá como digitá-la corretamente. É muito importante que você lembre a resposta. Se você esquecer, talvez não consiga mais acessar sua conta.

Ferramentas de segurança

Descubra os cinco principais recursos de segurança on-line desenvolvidos pelo Google para ajudar você a manter sua família protegida.

Contas do Google

Torne sua Conta do Google ainda mais segura

É possível adicionar uma camada extra de segurança à sua Conta do Google ativando a verificação em duas etapas. Com a verificação em duas etapas ativada, o Google envia uma senha para seu celular quando alguém tenta fazer login na conta de um computador desconhecido. Isso significa que se alguém roubar ou adivinhar sua senha, essa pessoa não poderá fazer login em sua conta porque não terá seu telefone. Agora, você pode se proteger com algo que conhece (sua senha) e algo que você possui (seu telefone).

Saiba mais

Acesse suas configurações clicando em seu nome ou imagem no canto direito e clicando em "Conta".

Na parte superior, clique em "Segurança". Na caixa "Senha", clique em "Configuração", ao lado de "Verificação em duas etapas".

Será exibido um guia passo a passo para ajudar você no processo de configuração.

Você retornará às configurações de verificação em duas etapas. Revise-as e adicione números de telefone de backup.

Pronto! Da próxima vez que você fizer login, receberá um SMS com um código de verificação.

Google Chrome

Navegar na Web em modo privado

Use o modo de navegação anônima no navegador Google Chrome de seu computador, tablet ou smartphone para navegar na Web em modo privado. No modo de navegação anônima, as páginas que você acessar e os arquivos dos quais fizer o download não serão registrados no histórico de navegação ou de downloads do Google Chrome.

Saiba mais

Clique no menu do Google Chrome → "Nova janela anônima" na barra de ferramentas do navegador.

Uma nova janela será aberta com o ícone de janela anônima no canto. Para sair, basta fechá-la.

Contas do Google

Sua Conta do Google, seu jeito

Em sua página "Configurações da conta", você pode ver serviços e informações associadas à sua Conta do Google e alterar suas configurações de segurança e privacidade.

Saiba mais

Acesse as configurações clicando em seu nome ou imagem no canto direito e clicando em "Conta".

Contas do Google

Receber um alerta caso seu nome apareça na Web

O recurso "Eu na Web" pode ajudar a compreender e gerenciar o que as pessoas veem quando procuram por você no Google. Ele ajuda a configurar o Alertas do Google para que você verifique se existem informações on-line sobre você, além de sugerir automaticamente alguns termos de pesquisa que você pode monitorar.

Saiba mais

Faça login em sua Conta do Google e acesse a seção "Eu na Web".

Clique em" Gerenciar meus alertas da Web" e clique no botão vermelho para criar um alerta.

Seu nome aparecerá no campo de texto. Clique nesse campo para exibir mais alertas sugeridos.

Clique em "Adicionar" para gerar um alerta. Clique no ícone de lápis para fazer edições e no ícone de lixeira para excluir.

Na lista suspensa "Frequência", escolha a frequência dos alertas.

Contas do Google

Gerencie os dados armazenados em sua Conta do Google

O Painel do Google mostra o que está armazenado na sua Conta do Google e fornece uma visão geral de algumas das suas atividades recentes da conta. A partir de um local central, você pode ver facilmente seus dados e atividades, bem como acessar as configurações de serviços, como o Blogger, Google Agenda, Documentos do Google, Google+ e muito mais.

Saiba mais

Acesse o Painel para ver um resumo dos dados associados à sua Conta do Google e gerenciar suas configurações pessoais.

A partir daqui, você visualiza e gerencia os dados armazenados em sua Conta do Google.

Veja mais ferramentas de segurança