Como ajudamos você a manter seu computador e dispositivo seguros

Enquanto alguns criminosos estão atrás de informações, como seus dados bancários, e-mails ou senhas on-line, outros querem assumir o controle de seu dispositivo: computador, tablet ou telefone.

Os criminosos podem usar o dispositivo para encontrar outros dispositivos que possam controlar. Eles costumam usar uma grande quantidade de computadores para derrubar sites ou violar seus sistemas de segurança.

Uma das principais maneiras que os criminosos podem assumir o controle de seu computador é instalando software malicioso ou malware. Você pode proteger seu computador contra malware, mas o Google também trabalha para lhe manter protegido, com centenas de especialistas de segurança trabalhando contra o relógio para ajudar a garantir que seus dados e dispositivos estejam seguros.

Ajuda para evitar malware

Assim como o Google pesquisa na Web por sites com as melhores respostas para suas perguntas, também buscamos sites que parecem ser prejudiciais para os usuários ou que contêm malware. Todos os dias, nós identificamos e sinalizamos mais de 10 mil desses sites inseguros e mostramos avisos em até 14 milhões de resultados de pesquisa do Google e em 300 mil downloads, informando a nossos usuários que pode haver algo suspeito por trás de um determinado site ou link.

Também usamos a mesma tecnologia para ajudar a identificar se alguém está enviando uma mensagem no Gmail que pode ser prejudicial ou com malware. Avisamos também se você tentar fazer o download de um arquivo que aparenta ser um toque para telefone ou um PDF, mas que na verdade contém um código secreto que pode prejudicar seu computador.

Mesmo se você acessar uma página com malware, os engenheiros do Google criaram defesas adicionais para o navegador Google Chrome, que ajudam a impedir a instalação e minimizam o impacto de malware em seu computador.

Ajuda para você se manter atualizado

Uma maneira pela qual os criminosos podem acessar seu computador é procurando por problemas de segurança conhecidos em versões antigas de softwares executados em seu dispositivo. Eles sabem que muitas pessoas nem sempre atualizam para a versão mais recente dos softwares de computador, que oferece as melhores proteções de segurança. O Google também sabe disso e por esse motivo, projetamos o navegador Google Chrome para que atualize automaticamente para a versão mais recente sempre que for iniciado. Dessa forma, você terá proteção atualizada sem qualquer trabalho extra.

O Google Chrome, por vezes, tem que trabalhar com outro software, chamado de plug-in, para realizar funções como mostrar imagens ou vídeos corretamente. Os plug-ins também podem ser um caminho para que os criminosos controlem seu computador. Se o Google Chrome detectar um plug-in desatualizado com problema de segurança, mostrará uma mensagem informando que o plug-in deve ser atualizado e o bloqueará até que você tenha a versão mais atualizada e segura.

Ajuda para você manter seu dispositivo móvel seguro

Os smartphones que operam o software Android, do Google, oferecem recursos de proteção similares para reduzir o risco de danos.

O Android também exige que cada aplicativo na Google Play Store relacione que tipo de informações o aplicativo deseja coletar ou acessar em seu dispositivo, assim você pode decidir se confia ou não no aplicativo. Também verificamos automaticamente o Google Play para bloquear e remover aplicativos prejudiciais e, para alguns celulares Android, nosso Serviço de verificação de aplicativos do Google verifica se há aplicativos potencialmente prejudiciais, independentemente de onde você os instale. Com isso, se você instalar aplicativos de fontes desconhecidas (como da Web ou de uma loja de aplicativos de terceiros), esse serviço gratuito fornecerá outra camada de segurança.