Expedição Google de Segurança na Internet

A Expedição Google de Segurança na Internet são palestras de cidadania digital voltadas aos adolescentes. Com duração de 45 minutos, essas palestras procuram ser como lições de educação no trânsito, porém direcionadas para a Web. A apresentação aborda cinco dicas principais para que você permaneça seguro e alcance seus objetivos na Web.

Dica 1: pense antes de compartilhar

pensar-compartilhar

A Web nos conecta e nos permite compartilhar conteúdo de maneiras que jamais foram possíveis. Podemos falar com amigos próximos e distantes com um só clique.

O que você compartilha e com quem você compartilha podem dizer muito sobre você.

Para criar a melhor versão da sua história on-line, leve em consideração nossa primeira dica: pense antes de compartilhar.

O que isso significa? Tudo o que você postar on-line, qualquer mensagem, imagem, atualização de status ou postagem do blog tem potencial para ser compartilhado. Se algo que você tivesse compartilhado de maneira privada viesse a público, como você reagiria? De que modo isso afetaria a maneira como as outras pessoas veem você? É sempre bom refletir sobre essas questões antes de compartilhar algo on-line.

Dica 2: proteja o que é seu

proteger-conteúdo

Nossa segunda dica é: proteja o que é seu.

A maioria das pessoas tem algum conteúdo na Web que deseja manter protegido. Uma das melhores maneiras de manter esses itens seguros é garantir que você tenha senhas fortes nas suas contas.

As senhas fortes são muito importantes. Elas protegem suas informações on-line. Assim como a chave da sua casa ou a combinação do seu cadeado, as senhas protegem aquilo que tem valor para você.

Depois de criar uma senha forte, ela não deverá ser compartilhada, a não ser com seus pais ou um adulto de confiança.

Proteger suas coisas também significa bloquear tanto seus dispositivos quanto suas telas. Caso você perca seu celular ou o empreste para outras pessoas, deixar suas telas desbloqueadas poderá resultar em uma invasão indesejada da sua conta.

Dica 3: conheça e use suas configurações

conhecer-configurações

As configurações nos sites que você acessa permitem escolher o que é compartilhado e com quem compartilhar.

Entenda e ajuste suas configurações nos sites e nos aplicativos que você usa. Ajuste as configurações adequadamente para que você compartilhe somente com quem desejar. Isso inclui postagens, aplicações de geo-tag, envio de fotos, perfis etc.

Dica 4: evite golpes

evitar-golpes

Aprenda a identificar golpes on-line. Todo mundo sabe que não se deve aceitar doce de estranhos. O mesmo princípio se aplica on-line.

Se alguém oferecer a você sapatos novos ou um iPad ou disser que você ganhou uma viagem ao Havaí, desconfie. Talvez pareça inofensivo, mas essas podem ser maneiras perigosas de atrair você e roubar suas senhas ou até mesmo sua identidade.

Algumas vezes, os golpistas podem tentar se passar por alguém ou falsificar algo que você conhece. Isso se chama phishing. Se parecer suspeito, provavelmente você terá razão.

Dica 5: seja positivo

ser-positivo

Ser positivo na Web significa que você deve se colocar no lugar dos outros e postar, comentar ou encaminhar somente o que não afeta o próximo. O pouco que se faz on-line pode ter um impacto duradouro.

Caso você veja algo cruel, grosseiro ou ofensivo, seja no seu perfil ou em outro lugar, denuncie.

Todos os sites on-line confiáveis possuem técnicas de denúncia. Assim como você deve saber onde ficam as configurações nos sites que usa, também é preciso se familiarizar com as configurações de denúncia.

Manter-se positivo on-line é uma ótima forma de evitar o uso das configurações de denúncia, além de incentivar a gentileza na Internet.