A missão do Google é organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis.

Nossa empresa já desenvolveu uma longa história em um período relativamente curto de vida. Desde que o Google foi fundado em 1998, crescemos para atender a milhões de pessoas em todo o mundo.

Quando Larry conheceu Sergey

Os fundadores Larry Page e Sergey Brin se conheceram na Universidade de Stanford em 1995. Em 1996, criaram um mecanismo de pesquisa (inicialmente chamado de BackRub) que usava links para determinar a importância de páginas individuais.

Google Inc.

Larry e Sergey escolheram o nome "Google" para o mecanismo de pesquisa que criaram. Trata-se de um trocadilho com a palavra "googol", o termo matemático para um número 1 seguido de cem zeros. O Google Inc. nasceu em 1998, quando o cofundador da Sun, Andy Bechtolsheim, fez um cheque de US$ 100.000 para aquela entidade que até então não existia.

Fora do escritório

O primeiro "doodle do Google", em 1998, tinha como objetivo avisar aos visitantes da página inicial que os responsáveis pelo Google estavam off-line, no Festival Burning Man, em Nevada. Hoje, temos uma equipe de "doodlers" e postamos mais de 1.000 doodles diferentes em páginas iniciais de todo o mundo.

Anúncios do tipo "Faça você mesmo"

Em 2000, lançamos o Google AdWords, um programa de autoatendimento para a criação de campanhas publicitárias on-line. Hoje, nossas soluções de publicidade, que incluem anúncios gráficos, para celular e em vídeo, bem como os anúncios de texto simples que introduzimos há mais de uma década, ajudam milhares de empresas a crescer e ter sucesso.

Gmail: não é brincadeira

No Dia da Mentira, em 2004, lançamos o Gmail. Nossa abordagem ao e-mail incluía recursos como pesquisa rápida, enormes quantidades de armazenamento e mensagens agrupadas.

Tornou-se público

No dia 18 de agosto de 2004, aconteceu nosso IPO de 19.605.052 ações comuns de classe A em Wall Street.

Localização, localização, localização

Adquirimos a empresa de mapeamento digital Keyhole em 2004 e lançamos o Google Maps e o Google Earth em 2005. Hoje, o Google Maps também apresenta tráfego ao vivo, rotas de trânsito e imagens no nível de rua, e o Google Earth permite explorar o oceano e a Lua.

Broadcast yourself

Em 2006, adquirimos o site de compartilhamento on-line de vídeos YouTube. Hoje, são enviadas para o YouTube 60 horas de vídeo por minuto. Vídeos de gatos, jornalismo amador, candidatura de políticos e arco-íris duplos nunca mais foram os mesmos.

O pequeno robô verde chega

Em meio a rumores de um "Gphone", anunciamos o Android, uma plataforma aberta para dispositivos móveis, e a Open Handset Alliance, em 2007.

A história em quadrinhos ouvida ao redor do mundo

A notícia vazou sobre o Google Chrome um dia antes do previsto, quando uma história em quadrinhos que introduzia nosso novo navegador de código aberto foi enviada antes do planejado. Lançamos oficialmente em 2 de setembro de 2008.

CEO e presidente

Larry Page, CEO original do Google até 2001, assumiu o título novamente em abril de 2011. Eric Schmidt, nosso atual presidente executivo, exerceu essa função por 10 anos.

Google+

Em junho de 2011, introduzimos o projeto Google+, que visa trazer as nuances e a riqueza do compartilhamento da vida real para a web, além de tornar todo o Google melhor ao incluir pessoas, seus relacionamentos e seus interesses.

A história do Google a fundo

Fatos do Google

  • Fundado em
    1998
  • Fundadores
    Larry Page e Sergey Brin
  • Constituição
    4 de setembro de 1998
  • Oferta pública inicial (NASDAQ)
    19 de agosto de 2004
  • Centro de operações
    1600 Amphitheatre Parkway
    Mountain View
    CA 94043