Fundación Todo Mejora

A Todo Mejora busca garantir o bem-estar de jovens lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros (LGBT) com programas de prevenção de bullying homofóbico e suicídios.

Tamanho da operação

Small

Setor

Assistência social

Objetivos

Colabore com mais eficiência

Conecte-se aos apoiadores

Produto

Google Workspace para organizações sem fins lucrativos

Google Ad Grants

Programa do YouTube para organizações sem fins lucrativos

Site

https://www.todomejora.org

Desafio

O Chile tem um dos índices mais altos de suicídio entre adolescentes e de violência escolar da América Latina. Também apresenta a segunda maior taxa de aumento de suicídios de todos os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD, na sigla em inglês)1. Se nada for feito, os dados nacionais mostram que, em quatro anos, um adolescente por dia tirará a própria vida2. Estudos do UNICEF, dos Ministérios do Desenvolvimento Social, da Educação e da Todo Mejora indicam de maneira consistente que a violência com base na orientação sexual e na identidade e expressão de gênero (SOGIE, na sigla em inglês) é muito comum durante a adolescência em casa, na escola e na sociedade3. Em muitos casos, comentários LGBTfóbicos são ouvidos de funcionários das escolas e, mesmo quando os pais são informados sobre isso, são muito raras ações deles ou dos administradores das instituições4. A Todo Mejora luta para criar um espaço onde crianças e adolescentes se sintam valorizados e apoiados incondicionalmente, diante da discriminação, da rejeição familiar e do bullying homofóbico.

Para criar esse espaço seguro, a Todo Mejora usou a tecnologia para revolucionar o próprio processo de trabalho. A equipe sabia que precisava de uma central de informações para criar uma memória institucional e preservar a própria história (documentos, fotos, vídeos, contatos etc.). Para isso, precisou de mais do que um simples arquivo. A Todo Mejora ampliou as práticas de colaboração para melhorar a eficiência e a produtividade.

Como muitas das organizações sem fins lucrativos, a Todo Mejora queria se concentrar em criar novos meios de alcançar o público-alvo: crianças e adolescentes LGBT que buscam informações e ajuda. Ao fazer isso, também se preocupou em ampliar o reconhecimento da marca entre a população chilena. Alcançar um público mais amplo foi essencial para atrair mais doadores e voluntários, especialmente pelas mídias digitais.

História

Para aumentar a chance de alcançar o público jovem LGBT, a Todo Mejora decidiu usar o Google Ad Grants. A fundação apostou que os anúncios ofereceriam uma mensagem de esperança, apoio e também uma porta de acesso a outros recursos. Por exemplo, se um usuário com problemas pesquisasse no Google "pensamentos suicidas", ele ou ela veria um anúncio da Todo Mejora com uma mensagem tranquilizadora e uma alternativa ao suicídio. Além disso, a organização analisou os termos pesquisados, como "Quero cometer suicídio", "Quem devo chamar se eu quiser me matar?", "Onde devo levar minha filha que tentou se suicidar?", "Socorro" e "Quero morrer". Embora tenha sido um processo delicado, a equipe aprendeu a importância de se conectar com os usuários que talvez estivessem em busca de apoio em um momento difícil.

A Todo Mejora também usa o Google Workspace para gerenciar as operações. Os 30 GB de capacidade de armazenamento por usuário e as contas ilimitadas serviram para organizar a equipe, que agora trabalha todos os dias com o Gmail, o Google Drive e o Google Agenda.

Ao reconhecer a importância da mensagem visual para a população jovem, a Todo Mejora também usou o YouTube e compartilhou relatos pessoais que serviriam de inspiração à comunidade de jovens LGBTs no Chile. A equipe usa call-to-action overlays nos vídeos para ajudar a promover a missão e atingir os objetivos principais da organização, como o recebimento de doações.

"Para nossa grande surpresa, isso funcionou. Foi interessante ver que as pessoas estavam usando o Google.com para fazer pesquisas como 'Quero cometer suicídio', 'Quem devo chamar se eu quiser me matar?', 'Onde devo levar minha filha que tentou se suicidar?', 'Socorro' e 'Quero morrer'. Isso foi muito revelador e doloroso, mas nos fez fortalecer nosso trabalho e criar anúncios com o Google Ad Grants para oferecer apoio a quem precisava."

Julio C. Dantas, fundador da Todo Mejora

Impacto

Certo dia, uma menina de 19 anos entrou em contato com a Todo Mejora pelos canais de suporte e disse: "Quando estava deprimida, pesquisei no Google sobre como cometer suicídio. A fundação de vocês, 'Todo Mejora', (que significa 'tudo vai melhorar') apareceu nos meus resultados da pesquisa. Isso me fez sorrir e me lembrou do motivo de seguir em frente". Em uma simples pesquisa do Google, ela poderia ter feito outra escolha. Em vez disso, encontrou ajuda e falou com nossos especialistas pelo canal de suporte. Naquele dia, salvamos uma vida com a ajuda do Google Ad Grants.

Essas mensagens de esperança ajudam a juventude LGBT a superar situações difíceis e enxergar um futuro melhor. Desde o início da parceria com o Google para organizações sem fins lucrativos, a Todo Mejora viu um claro impacto nos números também. A equipe percebeu um aumento de 20% no tráfego pela Pesquisa Google de 2015 a 2016. Em 2015, 55% dos acessos ao site ocorreram pelas mídias sociais, em comparação com 28,6% da Pesquisa Google. Em 2016, isso mudou, e as mídias sociais direcionaram, 33,12% dos visitantes, enquanto os acessos feitos pela Pesquisa representaram 49,59%.

Com o aumento do tráfego por meio do Ad Grants, a Todo Mejora expandiu os próprios canais de suporte. Este ano, a organização sem fins lucrativos ampliou seu atendimento telefônico pela linha direta de 2 para 7 horas por semana e pretende chegar a 30 horas no ano que vem.

Hoje, a Todo Mejora faz 100% do trabalho diário usando o Google Workspace para organizações sem fins lucrativos. Tudo é guardado no Google Drive, e a equipe percebeu que não precisa depender de outros serviços ou produtos de armazenamento. Assim, todos os documentos ficam salvos e fáceis de acessar. Isso tem sido essencial para ajudar a equipe a aprofundar e ampliar o próprio trabalho.

Com as ferramentas do Google para organizações sem fins lucrativos, a Todo Mejora cresceu e se fortaleceu. Assim, seus membros podem se concentrar em salvar as vidas de jovens LGBT em toda a América Latina.

1OECD (2016). Low Performing Students: Why They Fall Behind and How To Help Them Succeed (Alunos abaixo da média: por que eles ficam para trás e como ajudá-los a melhorar, em tradução livre). PISA. OECD Publishing. Paris
2 Ministerio de Salud de Chile (2013). Situación Actual del Suicidio Adolescente en Chile, con perspectiva de Género (Situação Atual do Suicídio Adolescente no Chile, sob a perspectiva do gênero, em tradução livre). Programa Nacional de Salud Integral de Adolescentes y Jóvenes. Chile.
3 Fundación Todo Mejora (2016). Encuesta Nacional de Clima Escolar. Experiencias de Violencia e inseguridad Escolar de Estudiantes Lesbianas, Gays, Bisexuales y Trans (Pesquisa nacional do ambiente escolar. Experiências de violência e insegurança de estudantes lésbicas, gays, bissexuais e trans, em tradução livre). Fundación Todo Mejora. Chile.
4Berger, Christian (2015). Bullying homofóbico en Chile: Investigación y Acción (Bullying homofóbico no Chile: investigação e ação, em tradução livre). Fundación Todo Mejora. Chile.

Saiba como outras entidades usam o Google para organizações sem fins lucrativos e fazem a diferença.