Evite o roubo de identidade

Assim como assaltantes e ladrões, os criminosos têm muitas maneiras diferentes de roubar informações pessoais e dinheiro. Assim como você não daria a um assaltante a chave de sua casa, certifique-se de se proteger contra fraudes e roubo de identidade on-line. Conheça os truques que os criminosos comuns empregam para ajudar a se proteger contra fraudes e roubo de identidade on-line. Aqui estão algumas dicas simples.

Não responda se você receber um e-mail suspeito, mensagem instantânea ou página da Web pedindo suas informações pessoais ou financeiras

Sempre desconfie de qualquer mensagem ou site que peça suas informações pessoais, ou mensagens que se referem a uma página da Web desconhecida pedindo qualquer um dos seguintes detalhes:

  • Nomes de usuário
  • Senhas
  • Números de CPF
  • Números de contas bancárias
  • Números de identificação pessoal
  • Números inteiros de cartões de crédito
  • O nome de solteira de sua mãe
  • Seu aniversário

Não preencha formulários ou cadastros em telas que podem estar vinculadas a essas mensagens. Se alguém suspeito pedir para você preencher um formulário com suas informações pessoais, não seja tentado a começar a preenchê-lo. Mesmo se não clicar no botão "Enviar", você ainda pode enviar suas informações para ladrões de identidade se começar a digitar seus dados em seus formulários.

Se você receber uma mensagem estranha de alguém conhecido, a conta dessa pessoa pode ter sido comprometida por um criminoso cibernético que está tentando obter dinheiro ou informações de você. Por isso, tenha cuidado como você responde. As táticas mais comuns incluem pedir para você enviar dinheiro urgentemente, alegando estar preso em outro país ou dizendo que o telefone foi roubado, de modo que a pessoa não pode receber ligações. A mensagem também pode pedir que você clique em um link para ver uma foto, artigo ou vídeo que, na verdade, leva a um site que pode roubar suas informações. Portanto, pense antes de clicar.

Nunca digite sua senha se você chegou a um site através de um link em um e-mail ou bate-papo que você não confia

Mesmo se achar que é um site que você confia, como seu banco, é melhor ir diretamente para o site usando um favorito ou digitar o endereço do site diretamente no navegador.

Não envie sua senha por e-mail e não a compartilhe com outros

Suas senhas são a chave para suas contas e serviços on-line e, assim como em sua vida off-line, deve-se ter cuidado para quem você dá suas chaves. Sites e serviços legítimos não pedirão que você envie suas senhas por e-mail. Portanto, não responda se você receber pedidos de suas senhas para sites on-line.

Como suas senhas são tão importantes, você deve pensar cuidadosamente antes de decidir compartilhá-las com outras pessoas - até mesmo amigos e familiares. Quando você compartilha suas senhas, há um maior risco de que alguém possa usar suas contas, acessando informações que você não quer que sejam visualizadas ou usando a conta de maneiras que você não aprova. Por exemplo, se você compartilhar sua senha de e-mail com alguém, essa pessoa pode ler seus e-mails pessoais, tentar usar sua conta de e-mail para acessar outros serviços on-line que você pode usar, como bancos ou sites de redes sociais, ou usar sua conta para se passar por você. Finalmente, quando você compartilha sua senha com alguém, você terá de confiar que essa pessoa a mantenha segura. Ela pode compartilhar com os outros de propósito ou por acidente.

Preste muita atenção quando for solicitado a fazer login on-line

Verifique se há sinais sobre sua conexão com o site.

Primeiro, olhe para a barra de endereços em seu navegador para ver se o URL parece verdadeiro. Você também deve verificar se o endereço começa com "https://", o que indica que sua conexão com o site é criptografada e mais resistente a invasões ou adulterações. Alguns navegadores também incluem um ícone de cadeado na barra de endereços ao lado do "https://" para indicar mais claramente que sua conexão é criptografada e que você está conectado de forma mais segura.

Denuncie e-mails suspeitos e fraudes

A maioria dos provedores de e-mail, incluindo o Gmail, permite que você faça isso. Denunciar uma mensagem suspeita no Gmail ajudará a bloquear o envio de mais e-mails por parte desse usuário e ajudará nossa equipe contra abusos a parar ataques semelhantes.