Faça conexões inteligentes

Ensine seu filho a não marcar encontros presenciais com pessoas que ele "conheceu on-line" e a não compartilhar informações pessoais com estranhos no ambiente virtual. As ferramentas do Google facilitam a interação on-line com pessoas conhecidas e podem evitar aquelas que você não conhece. Quando seus filhos adolescentes começarem a usar ferramentas de comunicação on-line, como o Hangouts, o Google+ e o Blogger, o primeiro passo a ser dado é ter uma conversa sobre escolhas inteligentes e como ser um bom cidadão digital.

Orientações de nossos parceiros

Safernet Brasil

Uma das coisas mais interessantes na Internet é a possibilidade de conversar e conhecer pessoas novas, a exemplo do sucesso das redes sociais. Como em outros espaços públicos e frequentados por muitas pessoas, é importante orientar crianças e adolescentes sobre alguns cuidados relativos às amizades no mundo digital, esclarecendo que a cidadania também deve valer na rede. Algumas dicas para compartilhar com seus filhos:

  • Converse sobre relação de confiança e ensine a avaliar com cuidado o tipo de compartilhamento. Infelizmente não podemos confiar em todos que conhecemos na rede, pois nunca temos certeza absoluta sobre quem realmente está do outro lado. As pessoas podem mentir e fantasiar, adultos podem se passar por crianças, crianças se passam por adultos e todos podem inventar uma outra “personalidade” on-line, algumas vezes com más intenções;
  • Oriente para jamais fornecer dados pessoais a estranhos (senhas, endereço, telefones, nome de escola, lugares que frequenta).
  • Converse com seus filhos sobre os amigos virtuais (quantos são, como conheceram, o que fazem juntos, de onde conhecem). Participe da vida digital deles e naveguem juntos;
  • Oriente para que qualquer encontro presencial com um “amigo virtual” seja feito com supervisão;

Em casos de páginas suspeitas de aliciamento sexual infantil ou divulgação de imagens íntimas de crianças e adolescentes, é possível denunciar através da Central de Denúncia da Safernet Brasil: http://www.denuncie.org.br

Ainda na dúvida e precisando de mais informações sobre este tema? Entre em contato com a equipe da SaferNet Brasil : http://www.helpline.org.br / http://www.canaldeajuda.org.br

Ferramentas de segurança

Conheça as ferramentas de segurança desenvolvidas pelo Google para ajudar sua família a monitorar sua reputação on-line.

YouTube

Gerencie comentários no YouTube

Se alguém tem feito comentários desagradáveis em seus vídeos ou em seu canal, é possível bloquear essa pessoa no YouTube. Isso significa que ela não poderá comentar seu conteúdo nem enviar mensagens privadas.

Saiba mais

Para bloquear uma pessoa no YouTube, visite sua respectiva página do canal, que deve ter um URL semelhante a www.youtube.com/user/NOME.

Na guia "Sobre", clique no ícone da bandeira.

Por fim, clique para bloquear o usuário.

YouTube

Compartilhe vídeos somente com o público certo

Se você deseja manter um vídeo privado, compartilhá-lo com alguns amigos ou mostrá-lo ao mundo todo, há uma configuração de privacidade adequada para você. No YouTube, um vídeo é definido como "Público" por padrão, mas é possível alterar essa opção em "Configurações de privacidade" durante o upload do vídeo. Se você mudar de ideia mais tarde, pode alterar a privacidade de um vídeo já enviado.

Saiba mais

Para alterar as configurações de privacidade, visite o Gerenciador de vídeos.

Encontre o vídeo que deseja alterar e clique no botão "Editar".

Vá para o menu suspenso "Configurações de privacidade".

Escolha "Público" para compartilhar com todos, "Não listado" para compartilhar com os usuários que têm um link para o vídeo ou "Privado" para compartilhar com usuários específicos.

Clique em "Salvar alterações".

Google+

Bloqueie a exibição de tags ou comentários indesejados

Se você prefere não ver as postagens de uma pessoa no Google+, é possível bloqueá-la indo a seu perfil e selecionando "Denunciar/Bloquear [nome da pessoa]". Também é possível ignorar postagens específicas para não vê-las em seu stream.

Saiba mais

Para bloquear alguém no computador, vá para seu respectivo perfil.

Ao lado do perfil, clique em "Denunciar/Bloquear [nome da pessoa]".

Confirme se você deseja bloquear esta pessoa.

Google+

Visualizar atualizações de pessoas específicas no seu stream

E se alguém adicionar você aos círculos dele, mas você não tiver interesse em interagir com ele? Caso você não queira bloquear essa pessoa, é possível ignorá-la. Se você ignorar um usuário, não receberá mais notificações dele ou da página dele.

Saiba mais

Abra o Google+.

Acesse o perfil/página do contato.

Clique na seta abaixo da foto e das informações de perfil.

Selecione "Ignorar [pessoa/página]".

YouTube

Modere os comentários sobre seus vídeos

É fácil moderar os comentários em seu canal do YouTube. Você pode excluir comentários ou mantê-lo com certas palavras-chave ou de determinadas pessoas para analisar antes da publicação.

Saiba mais

Para fazer a moderação, clique na seta no canto superior direito de um comentário para ver as opções.

Clique em "Remover" para retirar o comentário do YouTube.

Ou clique em "Banir do canal" para impedir o usuário de postar comentários nos vídeos e no canal.

Em Configurações de Comentário, é possível exigir que todos os novos comentários sejam aprovados antes da publicação. Também é possível desativar os comentários.

As Configurações de Comentário possibilitam filtrar quem comenta em seu canal. Também é possível bloquear comentários com determinadas palavras.

Veja mais ferramentas de segurança