Veja como um pai criou uma prótese ocular para a própria filha usando o YouTube.

Assista ao vídeo

A filha de Dwayne Collins nasceu com uma condição rara nos olhos, e a família teve muita dificuldade em encontrar uma prótese ocular que não causasse dor à menina. Por isso, Dwayne decidiu resolver a situação por conta própria.

Liberty Collins nasceu com microftalmia. Essa doença causa cegueira parcial e deixou um dos olhos de Liberty significativamente menor que o outro. Ela precisava de uma prótese com urgência, pois a pressão ocular ajuda no crescimento da face na primeira infância. A prótese ocular não tem só uma função estética. Sem ela, o rosto não se desenvolve de maneira uniforme. A família de Liberty teve muita dificuldade em encontrar uma prótese ocular que fosse adequada para ela, e passou dois anos consultando médicos na Austrália e na Nova Zelândia. Uma das provas de encaixe foi tão traumatizante que Liberty quase desmaiou.

"E se eu mesmo criasse um olho para Liberty?" Dwayne Collins

Um dia, Dwayne, um ex-operário de plataforma petrolífera, sem qualquer experiência médica, encontrou um vídeo no YouTube. O vídeo era de John Pacey-Lowrie, um ocularista britânico renomado, que explicava em detalhes o processo de produção de próteses oculares. Dwayne assistiu o vídeo várias vezes, instalou a própria clínica improvisada no galpão do seu quintal e começou a trabalhar.

A íris de uma prótese ocular é pintada à mão para parecer o mais real possível. É feito um molde da prótese para cada órbita dos olhos do paciente, o que ajuda a manter um desenvolvimento facial normal.

O trabalho de um ocularista é como uma obra de arte, exige a combinação de talento, habilidades mecânicas e atenção minuciosa a detalhes. Não basta criar uma prótese com um bom encaixe. O objetivo desse trabalho é fazer com que tudo pareça o mais perfeito possível.

"Qual é o sentido de adquirir conhecimento se eu não puder compartilhá-lo?" John Pacey-Lowrie

O método ensinado nos vídeos de John é único. Para começar, ele faz uma impressão da órbita do olho. Depois, molda o implante com cera usando uma técnica semelhante à utilizada por dentistas para criar próteses dentárias.

Idade: 10 semanas

Idade: 12 semanas

Idade: 4 meses

Idade: 5 meses

Idade: 6 meses

Idade: 7 meses

Idade: 8 meses

Idade: 9 meses

Idade: 10 meses

Idade: 1 ano

Idade: 14 meses

Idade: 18 meses

Idade: 2 anos

Idade: 3,5 anos

Idade: 4 anos

Idade: 4,5 anos

Capturar

A íris do olho é pintada à mão, pincelada por pincelada, e as veias são criadas com um fio de algodão. O processo todo leva três dias. John continua transmitindo o que aprendeu no YouTube para motivar a comunidade de ocularistas e atrair mais pessoas a essa especialidade.

Liberty sorrindo com o novo olho
Liberty e Caius, o irmão mais novo dela. A família Collins almoçando à mesa.
Dwayne e a filha Liberty em uma praia da Austrália. O quarto de Liberty com uma pintura da Estátua da Liberdade atrás dela.

Durante seis meses, Dwayne estudou por conta própria até conseguir criar uma linda prótese ocular adequada para Liberty. Depois desse primeiro sucesso, ele decidiu transformar a nova paixão pela criação de olhos artificiais em uma profissão e gastou sua poupança para trabalhar como aprendiz de John no Reino Unido.

"Eu quero mudar a forma como os pacientes são tratados. Além disso, quero evitar que outras crianças passem pelo sofrimento que Liberty teve que passar", afirma Dwayne.

Assista o filme para saber mais sobre a jornada de Dwayne.
Voltar ao início