GoogleGoogle Analytics

Compartilhamento social

O conteúdo compartilhado vence. Quando você publica um conteúdo novo, não basta medir métricas de funil mais amplas habituais, como visitantes únicos. A integração do tráfego ao compartilhamento vincula social e conteúdo, o que possibilita decisões bem informadas para criar uma comunidade e aumentar compartilhamentos orgânicos de conteúdo - dentro e fora do site.

Visão geral

Acompanhe o compartilhamento de seu conteúdo, tanto em seu website quanto em sites sociais externos. Use o Relatório de plug-ins sociais e a guia "Fluxo de atividades" nos relatórios de origens e páginas para ver ações e conversas fora do site.

Visite os Relatórios de plug-ins sociais para saber mais sobre o engajamento no site

Se você tiver o botão +1 do Google e o botão "Curtir" do Facebook em seu site, é importante saber quais botões estão recebendo cliques e para qual conteúdo. Por exemplo, se você publicar artigos em seu site, convém saber quais artigos são mais compartilhados, além de saber em quais redes sociais estão sendo compartilhados (por exemplo, Google+ ou Facebook). Isso permite a você criar mais do tipo de conteúdo popular entre seus visitantes e remover recursos que não estão sendo usados.

Além disso, a observação de como as comunidades interagem com o conteúdo fora do site oferece uma visão cada vez mais crítica quanto à maneira como suas mensagens são espalhadas na placa de Petri das plataformas sociais.

Como funciona?

Se você estiver usando botões +1 em seu site, o Google Analytics informará automaticamente a atividade +1 recebida de visitantes e em qual página isso aconteceu. Se você usar os plug-ins AddThis ou ShareThis, eles informarão automaticamente as atividades sociais no site. Outros plug-ins sociais podem ser facilmente adaptados para relatório ao Google Analytics.

  • Avalie e compare tipos diferentes de ações em redes sociais
  • Veja quais páginas recebem ações em redes sociais e geram mais desse conteúdo

Onde encontro?

Os Relatórios de compartilhamento podem ser encontrados na guia "Relatórios padrão" em "Fontes de tráfego" > "Social" > "Plug-ins".

Use o Fluxo de atividades para revelar o engajamento fora do site

Cada vez mais as pessoas se envolvem, compartilham e discutem sobre o conteúdo de redes sociais. Mais de 80% das interações com conteúdo ocorrem em sites que não são o do proprietário do conteúdo. Portanto, é provável que a maioria das pessoas fique a par e interaja com suas postagens de blog, vídeos e artigos em websites que não sejam seus.

Em geral, as pessoas veem seu vídeo ou postagem de blog e os compartilham porque são interessantes, inspiradores ou controversos. A guia "Fluxo de atividades" no Google Analytics mostra os URLs que elas compartilharam, como e onde fizeram isso (via "compartilhar de novo", uma "postagem" ou um "comentário" no Google+, por exemplo) e o que elas disseram.

  • Descubra onde seu conteúdo está fora do site e como os públicos-alvo estão interagindo com ele
  • Saiba em qual conteúdo e objeto em questão engaja os públicos-alvo fora do site para informar sua estratégia de conteúdo futura
  • Determine onde recursos de gerenciamento de comunidade, suporte ao cliente ou marketing on-line são mais bem implantados

Como funciona?

Fluxo de atividades é um método com base em URL de acompanhamento de interações fora de seu site, como favoritos, comentários e compartilhamentos. Ele identifica quando seu conteúdo foi compartilhado ou está sujeito a outra atividade em redes sociais dentro das comunidades e dos sites de nosso hub de dados de redes sociais.

Onde encontro?

O Fluxo de atividades pode ser encontrado em "Relatórios padrão", em "Fontes de tráfego" > "Social" > "Origens", e clicando na guia "Fluxo de atividades".