VolunteerMatch

Autor
Greg Baldwin, presidente da VolunteerMatch
Organização
VolunteerMatch
Ferramentas usadas
Plataforma do Google Maps

O desafio e a organização

O interesse em trabalho voluntário tem aumentado recentemente. As pessoas procuram maneiras de fazer a diferença no mundo e ajudar as comunidades locais. A VolunteerMatch é uma organização sem fins lucrativos que permite a conexão entre causas nobres e pessoas que querem fazer o bem. O grupo tem percebido essa tendência diretamente. Por exemplo, em 2017, o tráfego do site VolunteerMatch.org aumentou em 76%, com mais de 72 mil visitas em 24 de janeiro, o dia mais movimentado desde o lançamento. Além disso, mais de meio milhão de pessoas acessaram o site desde 20 de janeiro. A maioria dos visitantes do site procura oportunidades de trabalho voluntário perto de casa. Para ajudá-los a encontrar organizações locais, a VolunteerMatch usa a API Google Maps Geocoding e a API JavaScript.

"A VolunteerMatch foi fundada há quase 20 anos. No começo, ela oferecia uma pesquisa básica por CEP", diz o presidente Greg Baldwin, que ajudou a criar a primeira versão do site no seu dormitório da faculdade, em Boston. O recrutamento do trabalho voluntário geralmente é feito de boca a boca, mas a VolunteerMatch conseguiu aumentar a escala deste processo. Eles encontram organizações para os voluntários usando as tecnologias do Google Maps que permitem visualizar onde estão as mais de 100 mil oportunidades no site. Hoje, a VolunteerMatch é a maior rede de interação de trabalho voluntário na Web, ajudando mais de 15 milhões de pessoas por ano a encontrar oportunidades em mais de 113 mil organizações nos EUA. Desde sua criação, o grupo contribuiu para mais de 12 milhões de conexões entre organizações sem fins lucrativos e voluntários.

O trabalho voluntário é basicamente local. Quem mora em um estado não quer se voluntariar em outro. A Plataforma Google Maps ajuda as pessoas a se conectar com a comunidade local sem ter que consultar as organizações de trabalho voluntário de todo o país em ordem alfabética.

Greg Baldwin, presidente da VolunteerMatch

Um mapa quase em tempo real indica onde o site conseguiu conectar voluntários a organizações sem fins lucrativos na última hora.

Como foi possível

As informações de local são inseridas no sistema por voluntários que pesquisam oportunidades na região e por administradores de ONGs que fazem postagens procurando trabalho voluntário. A VolunteerMatch usa a API Geocoding do Google para pesquisar a interação do usuário e transformá-la em um conjunto de coordenadas geográficas (latitude/longitude). Essas coordenadas oferecem uma localização precisa da oportunidade de trabalho voluntário, que pode ser utilizada em pesquisas e projetada nos mapas.

"Vejo a geocodificação como a porta de entrada", diz Kirk Schaper, diretor de tecnologia da VolunteerMatch. "Quando os locais entram no sistema da VolunteerMatch, usamos a API Maps Geocoding para garantir a validade dos dados, remover ambiguidades, caso necessário, e o mais importante: transformá-los em um conjunto de coordenadas geográficas. Os usuários podem pesquisar com base em um local específico, ou uma ONG pode informar onde há uma oportunidade de trabalho voluntário."

A VolunteerMatch facilita a conexão entre pessoas que querem fazer o bem e causas nobres.

Quando um voluntário procura oportunidades com base em local no site da VolunteerMatch, o lugar pesquisado é enviado do navegador do usuário ao Google por meio da Plataforma Google Maps para verificação e normalização. Em seguida, a busca é enviada à VolunteerMatch com esse local, e as páginas de resultados exibem as coordenadas geográficas precisas das oportunidades de trabalho voluntário. O grupo usa a API Google Maps JavaScript para mostrar um mapa interativo com marcadores dessas coordenadas, permitindo visualizar os lugares nos resultados de pesquisa com facilidade.

Uma das formas mais interessantes de usar a Plataforma Google Maps na VolunteerMatch é o recurso "Live View", que mostra a atividade na rede durante a última hora, com ícones no mapa que indicam conexões entre voluntários e organizações. O site também tem outra visualização das atividades da rede, que utiliza um mapa de calor para mostrar áreas com alta demanda de tipos específicos de serviço, como "direitos humanos" ou "animais".

Impacto

A VolunteerMatch começou a usar a Plataforma Google Maps há 12 anos e, desde então, o número de conexões entre pessoas e organizações aumentou mais de 10 vezes. Somente nos primeiros dois meses de 2017, houve uma média de 108 mil solicitações diárias de visualização do mapa, por meio da API JavaScript e 12.500 solicitações da API Geocoding, de acordo com Schaper.

Os executivos da VolunteerMatch têm grandes planos para aprimorar o site por meio de parcerias com outras tecnologias do Google. Eles reconhecem que o serviço não funcionaria sem os recursos de mapeamento. Em curto prazo, Schaper diz que gostaria de usar a API Google Places para lançar o recurso de preenchimento automático nas pesquisas dos usuários no site. A concessão do Google Earth Solidário ajudou a VolunteerMatch a expandir o serviço e oferecer inovações com um orçamento anual de apenas US$ 5 milhões. "Não conseguiríamos administrar a VolunteerMatch sem a concessão do Google Earth Solidário", diz Baldwin. "É muito útil em um setor que investe bilhões de dólares em tecnologia. Só assim conseguimos aproveitar as tecnologias mais recentes e inteligentes. Não seria possível sem o apoio de parceiros como o Google."

Muitas pessoas querem fazer trabalho voluntário, mas não conseguem encontrar oportunidades com facilidade nas comunidades locais. Com a VolunteerMatch, é possível pesquisar por local, causa (por exemplo, fome) e habilidade.