Use redes seguras

É bom ter cuidado extra sempre que você acessar a Web usando uma rede que não conhece ou não confia, como a rede Wi-Fi em sua cafeteria local. O provedor de serviços pode monitorar todo o tráfego em sua rede, incluindo suas informações pessoais.

No entanto, se você usar um serviço que criptografa sua conexão com o serviço de Web, será muito mais difícil que alguém espione sua atividade. Por padrão, nós criptografamos a conexão do Gmail entre seu computador e o Google. Isso ajuda a impedir que sua atividade no Google seja visualizada por outros. Também conhecida como criptografia SSL em toda a sessão, essa proteção se torna padrão quando você acessa o Google Drive e muitos outros serviços.

Verifique se há sinais sobre sua conexão com o site quando você navegar na Web

Primeiro, olhe para a barra de endereços em seu navegador para ver se o URL parece verdadeiro. Você também deve verificar se o endereço começa com "https://", o que indica que sua conexão com o site é criptografada e mais resistente a invasões ou adulterações. Alguns navegadores também incluem um ícone de cadeado na barra de endereços ao lado do "https://" para indicar mais claramente que sua conexão é criptografada e que você está conectado de forma mais segura.

Quando você se conectar usando uma rede Wi-Fi pública, qualquer pessoa na vizinhança poderá monitorar as informações transmitidas entre seu computador e o ponto de acesso Wi-Fi, se sua conexão não for criptografada. Evite realizar atividades importantes, como transações bancárias ou compras, em redes públicas.

Se você usar o Wi-Fi em casa, certifique-se de usar uma senha para proteger seu roteador. Siga as instruções fornecidas pelo Provedor de Serviços de Internet ou pelo fabricante do roteador para definir uma senha para o roteador em vez de usar a senha padrão, que pode ser conhecida por criminosos. Se os criminosos conseguirem acessar seu roteador, eles poderão mudar suas configurações e espionar sua atividade on-line.

Por fim, você também deve proteger sua rede Wi-Fi para que outras pessoas não possam usá-la, adicionando uma camada de segurança. Isso significa criar uma senha para proteger sua rede Wi-Fi e, assim como em suas outras senhas, escolha uma mistura longa e única de números, letras e símbolos para que outros não consigam adivinhar facilmente sua senha. Escolha a configuração WPA2 ao definir sua rede para conseguir uma proteção mais avançada.

Ferramentas de segurança

Descubra os cinco principais recursos de segurança on-line desenvolvidos pelo Google para ajudar você a manter sua família protegida.

Contas do Google

Torne sua Conta do Google ainda mais segura

É possível adicionar uma camada extra de segurança à sua Conta do Google ativando a verificação em duas etapas. Com a verificação em duas etapas ativada, o Google envia uma senha para seu celular quando alguém tenta fazer login na conta de um computador desconhecido. Isso significa que se alguém roubar ou adivinhar sua senha, essa pessoa não poderá fazer login em sua conta porque não terá seu telefone. Agora, você pode se proteger com algo que conhece (sua senha) e algo que você possui (seu telefone).

Saiba mais

Acesse suas configurações clicando em seu nome ou imagem no canto direito e clicando em "Conta".

Na parte superior, clique em "Segurança". Na caixa "Senha", clique em "Configuração", ao lado de "Verificação em duas etapas".

Será exibido um guia passo a passo para ajudar você no processo de configuração.

Você retornará às configurações de verificação em duas etapas. Revise-as e adicione números de telefone de backup.

Pronto! Da próxima vez que você fizer login, receberá um SMS com um código de verificação.

Google Chrome

Navegar na Web em modo privado

Use o modo de navegação anônima no navegador Google Chrome de seu computador, tablet ou smartphone para navegar na Web em modo privado. No modo de navegação anônima, as páginas que você acessar e os arquivos dos quais fizer o download não serão registrados no histórico de navegação ou de downloads do Google Chrome.

Saiba mais

Clique no menu do Google Chrome → "Nova janela anônima" na barra de ferramentas do navegador.

Uma nova janela será aberta com o ícone de janela anônima no canto. Para sair, basta fechá-la.

Contas do Google

Sua Conta do Google, seu jeito

Em sua página "Configurações da conta", você pode ver serviços e informações associadas à sua Conta do Google e alterar suas configurações de segurança e privacidade.

Saiba mais

Acesse as configurações clicando em seu nome ou imagem no canto direito e clicando em "Conta".

Contas do Google

Receber um alerta caso seu nome apareça na Web

O recurso "Eu na Web" pode ajudar a compreender e gerenciar o que as pessoas veem quando procuram por você no Google. Ele ajuda a configurar o Alertas do Google para que você verifique se existem informações on-line sobre você, além de sugerir automaticamente alguns termos de pesquisa que você pode monitorar.

Saiba mais

Faça login em sua Conta do Google e acesse a seção "Eu na Web".

Clique em" Gerenciar meus alertas da Web" e clique no botão vermelho para criar um alerta.

Seu nome aparecerá no campo de texto. Clique nesse campo para exibir mais alertas sugeridos.

Clique em "Adicionar" para gerar um alerta. Clique no ícone de lápis para fazer edições e no ícone de lixeira para excluir.

Na lista suspensa "Frequência", escolha a frequência dos alertas.

Contas do Google

Gerencie os dados armazenados em sua Conta do Google

O Painel do Google mostra o que está armazenado na sua Conta do Google e fornece uma visão geral de algumas das suas atividades recentes da conta. A partir de um local central, você pode ver facilmente seus dados e atividades, bem como acessar as configurações de serviços, como o Blogger, Google Agenda, Documentos do Google, Google+ e muito mais.

Saiba mais

Acesse o Painel para ver um resumo dos dados associados à sua Conta do Google e gerenciar suas configurações pessoais.

A partir daqui, você visualiza e gerencia os dados armazenados em sua Conta do Google.

Veja mais ferramentas de segurança