Encontre conteúdos adequados para cada idade

Sabemos que a Web é muito grande, o que significa que certos conteúdos são bons para as famílias enquanto outros são indicados apenas para adultos. Ferramentas como o SafeSearch e o Modo de segurança do YouTube podem filtrar de forma proativa o conteúdo adulto, enquanto nossas ferramentas de denúncia permitem que você sinalize um material ofensivo para remoção.

O Google tem políticas e diretrizes da comunidade rígidas que explicam como nossos serviços devem ser usados. Caso veja um conteúdo ou comportamento nos serviços do Google, como YouTube, Blogger, Google+ ou Google Play que viole nossas diretrizes, nossas ferramentas facilitarão a sinalização para análise.

Por exemplo, desenvolvedores de aplicativos no Google Play devem avaliá-los de acordo com o sistema de classificação de aplicativos do Google Play. Se um aplicativo foi mal avaliado ou tem conteúdo impróprio, você pode sinalizá-lo para análise. Nós daremos uma olhada e poderemos removê-lo, caso viole nossa políticas.

No YouTube, nossos especialistas em políticas analisam os vídeos sinalizados 24 horas por dia, sete dias por semana. Se um vídeo viola nossas diretrizes da comunidade, ele é removido do site. Se ele não for apropriado para todos, pode ser restrito por idade, para que os usuários mais jovens não possam vê-lo. E quando um parceiro do YouTube faz o upload de um vídeo para as seções de programas ou filmes, ele é obrigado a classificar qualquer conteúdo adulto.

Isso é apenas o início. Confira alguns de nossos outros recursos de segurança na barra lateral e saiba mais sobre o que você pode fazer para manter o passeio on-line de sua família mais seguro e divertido para todas as idades.

Orientações de nossos parceiros

Safernet Brasil

Para crianças e adolescentes, a Internet se tornou um ótimo ambiente para conversar com amigos, jogar, assistir a vídeos, escutar música, informar-se e fazer pesquisas. Por conta dessas facilidades, muitas vezes eles evitam pedir ajuda ou conversar com algum amigo, familiar ou professor sobre algo que eles têm dúvida ou que os envergonhe, e com isso, buscam respostas de algumas questões através da Internet.

Existem alguns conteúdos na rede que não são apropriados para menores de idade. Por isso, é muito importante orientá-los para que façam boas escolhas e saibam filtrar as coisas bacanas na Internet de forma segura e responsável. É fundamental compreender que é natural ter curiosidade para experimentar coisas novas e que estimulem a imaginação. Porém, é importante saber que vale a pena respeitar os limites. É preciso orientá-los que conteúdos violentos e restritos para adultos podem comprometer o seu desenvolvimento saudável, além de colocá-los em situações de perigo, como por exemplo, o contato com pessoas mal intencionadas.

Para sua família fazer boas escolhas e buscar conteúdos apropriados por idade, os passos mais importantes são: negocie regras e limites, mas sem privar os filhos desta importante tecnologia; converse com eles sobre as experiências que vivem na Internet, participe da vida on-line deles; navegue junto e conheça os ambientes que acessam, nos primeiros anos de uso da Internet esse cuidado é fundamental; construa um relação de confiança com seus filhos, esteja aberto e disponível sempre que eles quiserem lhe contar algo; fique atento às restrições e limites de idade dos serviços que eles usam, tais como games e redes sociais, é preciso respeitar as regras. É importante sempre dialogar sobre os limites para que nossos filhos aprendam a desfrutar das liberdades com responsabilidade.

Para mais orientações, a SaferNet Brasil possui um Canal de Orientação online aberto tanto para os pais quanto para para crianças, adolescentes, e educadores. Tem dúvidas sobre como dialogar com seus filhos/alunos sobre os conteúdos sexuais e violentos na Internet? Acesse gratuitamente: www.canaldeajuda.org.br

Ferramentas de segurança

Descubra os recursos de segurança desenvolvidos pelo Google para ajudar você a controlar o que sua família vê on-line.

Pesquisa Google

Comunique resultados inadequados do SafeSearch

Se você se deparar com um resultado do SafeSearch com conteúdo adulto, comunique-nos. Estamos sempre trabalhando para melhorar nossos filtros de conteúdo, e esse tipo de feedback nos ajuda a tornar o SafeSearch mais seguro para todos.

Saiba mais

Clique na imagem inadequada que você vê nos resultados de pesquisa para abrir uma página com mais opções.

Clique em Enviar comentários no canto inferior direito do painel de resultados de imagens.

YouTube

Sinalize conteúdo questionável

Nossos especialistas em políticas trabalham continuamente para manter sua família e você seguros no YouTube. Caso veja um conteúdo ou comportamento que viole a Diretrizes da comunidade do YouTube, você pode sinalizá-lo para análise. Se um vídeo viola nossas diretrizes, ele é removido do site. Se ele não viola as diretrizes, mas ainda assim não é adequado a todos, pode ser classificado por idade para que os usuários mais jovens não possam vê-lo.

Saiba mais

Para sinalizar um vídeo, clique no botão "Sinalizar" abaixo do player de vídeo.

Selecione o motivo que melhor explica como o vídeo viola as diretrizes.

Forneça quaisquer detalhes adicionais que possam ajudar a equipe de análise a tomar uma decisão.

A sinalização de vídeos é anônima, mas é preciso estar conectado para usar as ferramentas de sinalização.

Para saber como sinalizar um comentário ou canal, visite a Central de Ajuda.

Google+

Denuncie conteúdo ofensivo

Se alguém publica uma postagem ou um comentário inadequado no Google+, você pode denunciá-lo até mesmo de um dispositivo móvel. O Google+ tem políticas de conteúdo bastante claras que explicam o que é e o que não é apropriado para o site. Então, caso você veja um conteúdo ou comportamento que viole nossa política, pode sinalizá-lo para análise. Os conteúdos sinalizados passam por constante análise, de modo que poderemos remover um conteúdo e limitar ou encerrar as contas dos usuários que violarem nossas políticas.

Saiba mais

Para denunciar uma postagem, clique na seta no canto superior direito dela. Em seguida, clique em "Denunciar spam ou abuso".

Na janela pop-up exibida, indique o motivo da denúncia.

Ao concluir, uma bandeira vermelha aparecerá ao lado da postagem. Para desfazer a denúncia, clique na bandeira vermelha.

Para denunciar um comentário, passe o cursor sobre ele e clique na bandeira cinza que é exibida.

Google+

Mantenha o Hangouts seguro para todos

Queremos que o Hangouts seja divertido para todos. Caso veja um conteúdo ou comportamento que viole a Política de Conduta e Conteúdo do Google+, você pode sinalizá-lo para análise. Essas políticas são importantes para manter o ambiente do Google+ seguro e positivo. Desse modo, poderemos remover um conteúdo e limitar ou encerrar as contas dos usuários que violarem nossas políticas. Você também pode bloquear um usuário dos Hangouts caso não deseje mais vê-lo ou ouvi-lo.

Saiba mais

Para bloquear um usuário do Hangouts, passe o cursor sobre a miniatura de vídeo do usuário.

Clique no ícone "Ignorar".

Para bloquear permanentemente um usuário do Hangouts, marque a caixa de seleção ao lado de "Excluir permanentemente" e clique em "Concluído".

Blogger

Ajude a manter a blogosfera segura para todos

Existem orientações claras sobre os tipos de conteúdo que podem ser postados no Blogger. Caso veja um conteúdo que viole a Política de Conteúdo do Blogger, você pode sinalizá-lo para análise. Qualquer elemento que viole nossas políticas será removido. Uma página de aviso será colocada em frente ao conteúdo que não viola as políticas, mas que pode não ser adequado a todos os públicos.

Saiba mais

Para denunciar um conteúdo, acesse o artigo de ajuda aqui.

Na parte inferior da página, selecione o tipo de abuso cometido para acessar o formulário de contato específico.

Preencha-o com as informações solicitadas e clique em "Enviar".

Se você está em um blog que deseja denunciar, clique no menu suspenso "Mais" no topo da página.

Em seguida, clique em "Denunciar abuso" e siga os passos para alertar o Blogger sobre o conteúdo da página.

Google Play

Usar o controle dos pais para filtrar apps por classificação de conteúdo

É possível usar o controle dos pais para restringir o conteúdo que pode ser transferido por download ou comprado no Google Play. Isso ajuda na hora de encontrar conteúdo adequado para você e sua família.

Saiba mais

Abra o app Play Store no seu dispositivo.

No canto superior esquerdo, toque no ícone de menu.

Toque em "Configurações".

Toque em "Controle dos pais".

Ative o controle dos pais.

Crie um PIN.

Toque em "Apps e jogos".

Escolha o nível de maturidade.

YouTube

Defina um filtro para não receber conteúdos impróprios

Se você prefere não ver conteúdo adulto ou com restrição de idade ao navegar no YouTube, vá até a parte inferior de qualquer página do YouTube e ative o Modo de segurança. O Modo de segurança ajuda a filtrar conteúdos que podem ser censurados na pesquisa, nos vídeos relacionados, nas listas de reprodução, nos programas e nos filmes.

Saiba mais

Vá até a parte inferior de qualquer página do YouTube e clique no menu suspenso na seção "Segurança".

Selecione a opção "Ativar" ou "Desativar" para controlar o Modo de segurança.

Para bloquear essa configuração, faça login na sua Conta do Google.

Ao conectar-se, você verá a opção de bloquear essa configuração.

Pesquisa Google

Defina e esqueça. Mantenha o Modo de segurança bloqueado

Se quiser manter o Modo de segurança ativo de forma permanente, você pode bloqueá-lo. Assim, sempre que você acessar o YouTube com este navegador, será automaticamente registrado no Modo de segurança.

Saiba mais

Selecione a opção "Ativar" ou "Desativar" para controlar o Modo de segurança.

Para bloquear essa configuração, faça login na sua Conta do Google.

Ao conectar-se, você verá a opção de bloquear essa configuração.

Google Play

Evite compras acidentais ou indesejadas

É possível evitar compras acidentais feitas no Google Play. Para isso, exija que determinadas informações sejam inseridas para realizar uma compra, como uma senha.

Saiba mais

Abra o app Play Store no seu dispositivo.

No canto superior esquerdo, toque no ícone de menu.

Toque em "Configurações".

Toque em "Autenticação necessária para fazer compras".

Selecione a opção mais adequada para você. Caso você tenha filhos ou planeje compartilhar seu dispositivo, recomendamos marcar a opção "Para todas as compras feitas no Google Play neste dispositivo".

Veja mais ferramentas de segurança