Do isolamento à visibilidade: como o Street View abriu um reino budista para o mundo.

Localizado na Cordilheira do Himalaia, o Butão tem muitos desfiladeiros, vales exuberantes e rios serenos para oferecer aos visitantes. É por isso que o governo fez uma parceria com o Street View em uma iniciativa com duração de 12 meses para mostrar essas joias escondidas e impulsionar o desenvolvimento turístico e socioeconômico do país.

Depois de várias dificuldades relacionadas a aprovação e liberações para as filmagens, o Conselho de Turismo do Butão, em colaboração com o suporte técnico da Google Singapore, conseguiu lançar esse projeto em maio de 2020. O Street View contribuiu com duas câmeras Ricoh Theta V, uma Insta360 Pro, treinamentos presenciais e sessões regulares de solução de problemas para manter os equipamentos funcionando bem.

2.625,86 km

fotografados

2.398.285

imagens publicadas

7,4 milhões

de visualizações

Mapeamento digital da beleza do Butão

Antes da iniciativa do Street View, o Butão não tinha conhecimento técnico nem equipamentos para se conectar com possíveis visitantes. Por isso, era um desafio para os turistas planejarem viagens ao país. Agora, os peregrinos budistas, os turistas e outras pessoas podem conhecer virtualmente os monastérios de Thimpu que mais parecem fortalezas e as intocadas aldeias de Punakha.

Esse projeto é um marco no plano do governo de mostrar o Butão para o mundo, além de ser um avanço na jornada digital do país para ser uma sociedade que usa as tecnologias da informação e comunicação (TIC).

Conhecendo o que o Butão oferece

A navegação inteligente do Street View presenteou os turistas com mais imagens desse lindo país e deu aos viajantes liberdade de escolha e movimento. O acesso a filmagens em 360°, em tempo real, e a Tours virtuais no solo tem ajudado os visitantes a saber o que esperar nas viagens e conhecer melhor os lugares.

 

A versão butanesa do Google Street View tem sido útil para o país e também para pessoas do mundo todo. Ela pode ser usada por agrimensores, empresas, órgãos governamentais e instituições de ensino, entre outros, para melhorar os serviços.

-

Dorji Dhradhul, diretor-geral do Conselho de Turismo do Butão

 

Com 500 novas empresas adicionadas ao Street View e 4 mil atualizações feitas nos mapas do Butão, os moradores locais também puderam aproveitar os benefícios, como atualizações de trânsito em tempo real, sugestões de trajeto e exposição maior das empresas locais.

Google Street View: mapeadores instalando uma câmera em um carro no Butão

Um Street View melhor

Além de mostrar o Butão para o mundo, a iniciativa do governo em parceria com o Street View foi muito útil nos projetos de desenvolvimento. A filmagem de locais que ficaram escondidos por séculos marca o início da estratégia de manutenção do patrimônio histórico do Butão. Com os dados do Street View, é possível ter controle das condições das vias e fazer melhorias quando necessário.

O Butão está sendo descoberto por mais pessoas a cada dia. Mas com apenas 20 cidades mapeadas, 38.394 quilômetros quadrados que ainda precisam ser percorridos e planos para atualizar os mapas regularmente com novos projetos de infraestrutura, essa iniciativa do Street View está só começando.

O Street View reduz a distância entre os mundos. Ao revelar joias escondidas com imagens imersivas, ele é capaz de revolucionar a trajetória de um país e desempenhar um papel essencial no desenvolvimento da nação.

Compartilhe suas próprias imagens do Street View