Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Redirecionamento de comando Linux

Fala galera, minha primeira vez usando o Forúm. Estou me batendo com um Trabalho da faculdade, matéria de Sistemas Operacionais, tenho a seguinte atividade para fazer: "Criar um shell script que leia um comando remotamente de um terminal externo, processe-o localmente e remeta o resultado ao terminal emissor " Estou utilizando o REDIRECIONAMENTO para tal, preciso trabalhar com dois terminais, do primeiro eu mando o comando que quero, ele printa o comando Ex: "ls" pro Segundo terminal, e nesse Primeiro terminal ele realiza o comando... Poderiam me ajudar?

1 resposta
solução!

Olá Luiz, tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora em obter um retorno.

Em programação tem várias formas de se chegar a uma solução e para esse cenário que você apresentou, uma das possibilidades é utilizar o comando read, que irá ler a entrada do usuário e o comando eval para enviar o resultado ao terminal emissor utilizando o comando echo:

#!/bin/bash

echo "Digite um comando:"
read comando

# Processar o comando localmente
resultado=$(eval $comando)

# Enviar o resultado ao terminal emissor
echo $resultado

Você pode executar esse script em um terminal e, em outro terminal, enviar comandos para ele utilizando o redirecionamento de entrada. Por exemplo, se o script se chama script.sh, você pode executar o seguinte comando em outro terminal:

echo "ls" | ./script.sh

Isso irá enviar o comando ls para o script e o resultado será exibido no terminal emissor.

Todavia, vale ressaltar que como é um assunto externo ao curso e que não tenho acesso ao cenário completo do projeto, outros testes terão de ser feitos a fim de obter o resultado esperado, mas espero que esta resposta seja um bom ponto de partida para a resolução do seu problema.

Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Em caso de dúvidas estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software