Dados e segurança

A segurança é um assunto sério nos nossos data centers. Mantemos seus dados protegidos e seguros com o uso de diversos recursos de segurança.

Projetamos nossos data centers com foco na segurança.

A segurança faz parte do DNA dos nossos data centers. Criamos servidores de modo personalizado, exclusivos para nossos data centers, e nunca os vendemos ou distribuímos externamente. Nossa equipe de segurança, líder no setor, trabalha 24 horas em todo o mundo para que você possa guardar seus dados em um dos lugares mais seguros do planeta.

Também desenvolvemos sólidas medidas de recuperação de desastres. Por exemplo, em caso de incêndio ou de qualquer outro desastre, mudamos o acesso aos dados de maneira automática e uniforme para outro data center, possibilitando que nossos usuários continuem trabalhando sem nenhuma interrupção. Nossos geradores alternativos emergenciais mantêm nossos data centers em funcionamento mesmo em caso de cortes de eletricidade.

Nós protegemos seus dados.

Em vez de armazenar os dados de cada usuário em uma única máquina ou conjunto de máquinas, distribuímos todos os dados, inclusive os nossos, por muitos computadores em locais diferentes. Depois disso, agregamos e copiamos os dados em vários sistemas para evitar que haja um ponto único de falha. Como medida adicional de segurança, nomeamos esses blocos de dados de maneira aleatória, tornando-os ilegíveis ao olho humano.

Enquanto você trabalha, nossos servidores fazem backups automáticos dos seus dados críticos. Assim, se acontecer algum acidente, se seu computador for roubado ou se tiver uma pane, você poderá se recuperar em uma questão de segundos.

Finalmente, rastreamos rigorosamente a localização e o status de cada disco rígido nos nossos data centers. Destruímos discos rígidos que chegaram ao final da vida útil por meio de um processo minucioso e em várias etapas para evitar acesso aos dados armazenados.

Servidores

Nossa equipe de segurança trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana.

Nossos data centers contam com a proteção de diversas camadas de segurança para evitar qualquer tipo de acesso não autorizado aos seus dados. Usamos sistemas de defesa com perímetro seguro, uma cobertura abrangente de câmeras, autenticação biométrica e uma equipe de segurança 24 horas. Além disso, implementamos um controle de acesso e política de segurança rigorosos nos nossos data centers, garantindo um treinamento com foco em segurança para todos os funcionários.

Também temos centros operacionais de segurança locais e regionais para cobrir toda a frota de data centers. Esses centros operacionais de segurança (SOCs, na sigla em inglês) monitoram e reagem a alertas em todas as nossas instalações, rastreando permanentemente eventos locais e globais com potencial de impacto às nossas operações nos data centers. As equipes de segurança também realizam testes durante todo o ano para garantir que estaremos sempre preparados para reagir a qualquer situação. Além dos testes de rotina, as equipes executam um sólido programa de gerenciamento de riscos corporativos para avaliar e minimizar de maneira proativa qualquer ameaça aos data centers.

Saiba mais sobre segurança e conformidade no Google Cloud.