Veja as novidades e pesquise nossas inovações

  • A série de vídeos animados Conhecendo os data centers explica a inovação por trás dessas instalações.

    Uma série de vídeos animados sobre as inovações nos data centers

    2022

    Conhecendo os Data Centers é uma série de vídeos animados sobre a inovação por trás dos data centers do Google. Conheça os bastidores dos recursos tecnológicos que garantem o funcionamento global dos data centers do Google em uma escala massiva. Confira também como as camadas de projeto, tecnologia, operações e sustentabilidade se integram nos data centers. Assista às temporadas 1 e 2 aqui.

  • Histórias da capital de data centers do mundo

    Histórias da capital de data centers do mundo

    2022

    O Google tem orgulho de operar vários data centers no norte da Virgínia, um centro global da economia digital, e dar suporte a organizações na comunidade que estão mudando vidas. Conheça duas organizações locais inspiradoras, Global Inheritance e Mobile Hope, que se juntaram ao Google para colocar jovens mulheres no mercado de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) e ajudar a melhorar a vida de jovens em situação de rua.

  • Escada da Six Pancras Square

    Nosso relatório ambiental

    2021

    Conduzir os negócios de maneira sustentável sempre foi um dos valores fundamentais do Google. Nosso relatório ambiental mostra como estamos reduzindo a pegada ambiental de nossas operações e como trabalhamos para ajudar as pessoas em todo o mundo a viver de maneira mais sustentável.

  • Logotipo do podcast Where the Internet Lives junto com um servidor de data centers

    Um podcast sobre data centers e as pessoas por trás deles

    2021

    Nosso podcast, o Where the Internet Lives, está de volta. Nele, falamos sobre o mundo fascinante dos data centers e mostramos a tecnologia, as pessoas e os lugares que fazem a Internet funcionar. Acompanhe a segunda temporada e conheça as pessoas que desenvolvem, criam e operam nossos data centers. Ouça aqui.

  • Um técnico verificando grandes canos que vão do chão até o teto em uma estação de tratamento de água no data center do Google na Bélgica.

    Nosso compromisso com a gestão responsável da água

    2021

    O Google assumiu o compromisso de promover uma gestão responsável da água para repor mais do que consumimos até 2030 e garantir o abastecimento nas comunidades onde operamos. Isso significa que o Google vai repor 120% da média de água consumida nos nossos escritórios e data centers.

  • Exemplo de um recurso geotérmico natural na superfície terrestre

    A todo vapor rumo a uma energia sem carbono ininterrupta

    2021

    Estamos desenvolvendo um projeto geotérmico inédito que fornecerá energia limpa "contínua" aos nossos data centers em Nevada. Avanços em tecnologias sustentáveis, como energia geotérmica, combinados à computação com uso inteligente de carbono em nossos data centers, estão nos ajudando a alcançar o objetivo de usar energia livre de carbono de maneira ininterrupta até 2030.

  • Campo de energia solar de um data center do Google

    Data centers mais limpos alimentados por baterias

    2020

    Estamos implantando o primeiro sistema alimentado por baterias para substituir geradores em um data center em hiperescala. Além de ser um ativo que fortalecerá a rede elétrica, esse sistema também ajudará a manter disponíveis pesquisas, e-mails e vídeos dos nossos usuários sem a poluição associada à queima de diesel.

  • Sundar Pichai, CEO do Google

    Criação de um futuro livre de carbono

    2020

    Somos a primeira grande empresa a se comprometer com uma operação livre de carbono de maneira ininterrupta em nossos data centers e câmpus no mundo inteiro. Nossa meta é realizar isso até 2030. Assista ao vídeo no qual Sundar Pichai, nosso CEO, fala sobre nosso compromisso de ser uma empresa livre de carbono.

  • Vídeo com Joe Kava, vice-presidente de data centers do Google

    Por dentro de um data center do Google

    2020

    Embarque em um tour em um data center do Google, assista a um vídeo com nosso presidente, Joe Kava, e conheça as seis camadas de segurança física que ajudam a manter dados de usuários seguros e protegidos.

  • Turbinas eólicas e data center do Google nos Países Baixos

    Agora nossos data centers funcionam com mais intensidade quando o sol brilha e o vento sopra

    2020

    A plataforma de computação com uso inteligente de carbono é um novo avanço em nossa busca por uma energia livre de carbono 24 horas por dia. Esse sistema inédito para nossos data centers em hiperescala adapta a hora de início das tarefas flexíveis de computação aos horários em que as fontes de energia de baixo carbono são mais abundantes.

  • Um corredor de servidores em nosso data center de Mayes County, Oklahoma

    Os data centers são mais eficientes do que nunca

    2020

    Embora a demanda de computação em nuvem tenha disparado, as melhorias de eficiência energética mantiveram o uso de eletricidade quase estável em todos os data centers do mundo. Como estamos extraindo mais de cada elétron? A resposta se resume à nossa busca incansável para acabar com o desperdício de energia em todas as nossas operações.

  • Torres de resfriamento em St. Ghislain

    Infraestrutura europeia do Google

    2019

    A transformação digital está definindo os desafios e as oportunidades para a economia europeia. Um estudo da Copenhagen Economics' 2019 (em inglês) detalha os esforços do Google para ajudar a economia europeia e, ao mesmo tempo, manter o consumo eficiente de energia.

  • Exterior do data center na Finlândia

    Criação de oportunidades digitais na Europa

    2019

    Nosso plano de investir 3 bilhões de euros para expandir nossos data centers pela Europa nos próximos dois anos totalizará um investimento de 15 bilhões de euros em infraestrutura de Internet na Europa. Esse investimento vem sendo feito desde 2007. Nossos investimentos geram atividade econômica na região e criam mais de 13 mil empregos em tempo integral na UE todos os anos.

  • Campo com painel solar

    Nossa maior compra de energia renovável já feita

    2019

    O Google fez a maior compra corporativa de energia renovável da história (em inglês), o que também impulsionará a criação de uma nova infraestrutura energética, incluindo milhões de painéis solares e centenas de turbinas eólicas espalhados por três continentes, no valor de mais de 2 bilhões de dólares.

  • Moinhos na neve

    100% de energia renovável pelo segundo ano consecutivo

    2019

    Em 2017, atingimos nosso antigo objetivo de comprar energia renovável o suficiente para cobrir 100% do uso de eletricidade anual do Google em todo o mundo. Em 2018, nossas aquisições de energia de origem solar e eólica mais uma vez compensaram todo o nosso consumo anual de energia elétrica.

  • Torres de resfriamento coloridas

    Data centers do Google e a comunidade

    2018

    No Google, nós nos importamos com as comunidades onde trabalhamos e vivemos. Além de manterem a Internet funcionando 24 horas, nossos data centers ajudam as economias locais e geram empregos. Saiba mais sobre o impacto positivo no relatório da Oxford Economics para os EUA e no relatório da Copenhagen Economics para a Europa (ambos os links em inglês).

  • Campo de energia solar

    Energia 100% renovável: apenas o começo

    2017

    Em 2017, conquistamos um marco importante: compramos 100% de energia renovável para atender o consumo das operações globais, incluindo nossos data centers e escritórios. Além disso, estamos trabalhando para tornar o fornecimento de eletricidade mais sustentável de modo geral, não só para nós, mas para todos.

  • Murais nos data centers

    Conheça o Data Center Mural Project

    2016

    Os data centers têm um papel importante no nosso dia a dia. Por isso, pedimos a quatro artistas para recriar as paredes externas dos nossos data centers em Oklahoma, em Iowa, na Irlanda e na Bélgica. Assista aos vídeos que contam as histórias de como esses artistas se inspiraram para trazer um pouco de magia aos nossos muros.

  • Estação de segurança do data center

    Tour de realidade virtual por dentro de um data center do Google

    2015

    As pessoas costumam perguntar como é um data center do Google por dentro. Neste tour virtual 360° (feito em The Dalles, Oregon), é possível ver onde fica o Google Cloud e as várias medidas de segurança que adotamos para proteger não apenas os dados dos clientes, mas nossa própria infraestrutura personalizada.

  • Tubulações no data center

    Utilização dos nossos dados para impulsionar a eficiência

    2014

    Em nossa busca contínua para alcançar eficiência máxima, desenvolvemos um software que prevê e orienta o uso de energia para otimizar nossos data centers. Em 2014, compartilhamos nosso modelo para que outras empresas pudessem seguir nosso exemplo e aumentar a eficiência dos data centers de maneiras semelhantes.

  • Exterior do data center

    Ampliação do acesso à energia renovável

    2013

    Quando a demanda por energia renovável aumentou, passamos a trabalhar com fornecedores de eletricidade em soluções escalonáveis que aumentam o fornecimento de energia limpa. Em 2013, firmamos uma parceria com a Duke Energy para criar um novo tipo de acordo que permite que as empresas comprem energia renovável diretamente das concessionárias de energia elétrica.

  • Servidores de dados

    Mostramos como somos, por dentro e por fora

    2012

    Se quiser ver imagens raras de como gerimos nossos produtos, como Pesquisa, YouTube, Gmail, Drive e Fotos, navegue pela nossa galeria de fotos de tecnologias, pessoas e lugares que mantêm o Google funcionando 24 horas.

  • Homem trabalhando em um tubo

    Certificação por nossos elevados padrões ambientais

    2011

    Em 2011, nós nos tornamos a primeira grande empresa de serviços de Internet a receber um certificado externo por elevados padrões ambientais e de trabalho em nossos data centers nos EUA e na Europa, reforçando nosso compromisso de cuidar do meio ambiente e dos nossos funcionários.

  • Moinhos de vento

    Adição de energia renovável às nossas comunidades

    2010

    Nosso objetivo é usar o máximo de energia limpa possível, mas estamos limitados a um pequeno número de opções renováveis. Em 2010, começamos a adquirir energia renovável de estações eólicas próximas aos nossos data centers. Ao fazer isso, adicionamos energia limpa e nova aos data centers e tornamos os locais de operação mais sustentáveis.

  • Palestrante em um auditório

    Compartilhamos o que aprendemos

    2009

    Em 2009, reunimos nossos colegas para falar sobre como podemos tornar o setor mais sustentável e eficiente. Depois, realizamos um evento sobre metas de eficiência em diferentes regiões e condições climáticas, além de um encontro para falar sobre impacto ambiental e os benefícios da Internet.

  • Gráfico trimestral de uso de energia

    Divulgação da eficiência líder no setor

    2008

    A maioria das empresas não fala sobre sua eficiência no mundo real. Em 2008, começamos a falar sobre nosso desempenho de eficiência para ajudar a alavancar o setor. Desde então, continuamos a publicar dados detalhados e abrangentes de todos os nossos data centers.

  • Data center às margens d'água

    A primeira empresa de Internet neutra em carbono

    2007

    Nossos data centers usam muito menos energia do que um data center comum. Além disso, se você considerar nosso uso de energia renovável e nossa compensação de carbono, nossa pegada ambiental é zero. A empresa é neutra em carbono desde 2007, e estamos felizes em ver que outras empresas de tecnologia vêm seguindo nossos passos.

  • Tubulações do data center

    Criação de data centers eficientes

    2003

    Em 2003, projetamos data centers portáteis: contêineres para transporte pré-carregados com servidores e equipamentos de resfriamento, que eram mais fáceis de montar e tinham consumo de energia mais eficiente. Em 2006, adotamos modelos mais novos que forneciam os mesmos benefícios, mas com maior flexibilidade.

  • Fileiras de servidores

    Pioneirismo em servidores altamente eficientes

    2001

    Projetamos nossos próprios servidores personalizados para minimizar o uso de energia desde 2001. Ao usar fontes de alimentação altamente eficazes e utilizar baterias diretamente nas máquinas, criamos alguns dos servidores mais eficientes do setor.