Kit de negócios para desenvolvedores de apps

Saiba como transformar sua ideia de app em um negócio de sucesso.
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De uma ideia a um app

Entenda os princípios do sucesso e ouça dicas de alguns dos melhores desenvolvedores de apps do mundo.
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Crescimento

Atraia mais usuários, expanda seu alcance para outros mercados e use análises para melhorar seu app.
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Pensar grande

Como ir de um grande aplicativo a um portfólio de ótimos apps e considerações importantes para expandir seu negócio.
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Nove dicas

Dicas rápidas para ajudar você a dar forma a seu app.
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Kit de negócios da Google AdMob
seção 1 dispositivos móveis seção 2 dispositivos móveis seção 3 dispositivos móveis seção 4 dispositivos móveis seção 5 dispositivos móveis
camada do plano de fundo camada do plano intermediário
criação 1 criação 2 criação 3

Expansão de seus negócios
e manutenção da inovação

Como você deixa de ser um único engenheiro com uma ideia e passa a ser uma empresa que emprega mais cinco ou seis pessoas, todas trabalhando com a mesma meta? Analisamos aqui por que você deve expandir seus negócios, explicamos como e compartilhamos opiniões de outros desenvolvedores sobre a inovação.

Por que expandir seus negócios de aplicativo?A menos que tenha um desejo compulsivo de socializar com outras pessoas, é provável que você queira contratar mais pessoas para a empresa a fim de aumentar sua receita. Só você pode decidir quando é o momento certo de fazer isso, mas existem alguns outros fatores que podem influenciar sua decisão.

O efeito da rede
Embora seja possível manter sua empresa com apenas um aplicativo, é mais vantajoso ter vários aplicativos. Uma rede de aplicativos permite que você faça promoções cruzadas junto à base de usuários e migre usuários para um novo aplicativo à medida que eles se cansam daquele que estão usando no momento. Quase metade dos usuários pesquisados pela AdMob afirmaram deixar de usar um aplicativo porque perdem o interesse.[35] Mais aplicativos significam mais usuários, mas você precisará de mais mãos na massa para ajudar a desenvolvê-los e mantê-los.

Estatísticas de mercado
Motivos de descontinuação do uso de um aplicativo, por país
Pensando nos aplicativos que você testou, mas que não usa mais, quais das opções a seguir explicam por que deixou de usá-los?
Perder o interesse é o motivo número um pelo qual os usuários de aplicativos para smartphones descontinuam seu uso em todos os mercados
Pergunta
de
Escolher pergunta
Pensando nos aplicativos que você testou, mas que não usa mais, quais das opções a seguir explicam por que deixou de usá-los?
1 - Perdi o interesse
% das pessoas que selecionaram um motivo
0%
25%
50%
75%
100%
Estados Unidos
EUA
52
Reino Unido
Reino Unido
48
Coreia do Sul
Coreia do Sul
60
China
China
49
Japão
Japão
44
Pensando nos aplicativos que você testou, mas que não usa mais, quais das opções a seguir explicam por que deixou de usá-los?
2 - O aplicativo não é mais necessário
% das pessoas que selecionaram um motivo
0%
25%
50%
75%
100%
Estados Unidos
EUA
34
Reino Unido
Reino Unido
38
Coreia do Sul
Coreia do Sul
42
China
China
34
Japão
Japão
37
Pensando nos aplicativos que você testou, mas que não usa mais, quais das opções a seguir explicam por que deixou de usá-los?
3 - Encontrei um aplicativo melhor
% das pessoas que selecionaram um motivo
0%
25%
50%
75%
100%
Estados Unidos
EUA
37
Reino Unido
Reino Unido
36
Coreia do Sul
Coreia do Sul
41
China
China
41
Japão
Japão
29
Pensando nos aplicativos que você testou, mas que não usa mais, quais das opções a seguir explicam por que deixou de usá-los?
4 - Muitos anúncios
% das pessoas que selecionaram um motivo
0%
25%
50%
75%
100%
Estados Unidos
EUA
28
Reino Unido
Reino Unido
25
Coreia do Sul
Coreia do Sul
34
China
China
40
Japão
Japão
18
Pensando nos aplicativos que você testou, mas que não usa mais, quais das opções a seguir explicam por que deixou de usá-los?
5 - O aplicativo não cumpriu bem seu objetivo
% das pessoas que selecionaram um motivo
0%
25%
50%
75%
100%
Estados Unidos
EUA
34
Reino Unido
Reino Unido
27
Coreia do Sul
Coreia do Sul
29
China
China
21
Japão
Japão
26
Pensando nos aplicativos que você testou, mas que não usa mais, quais das opções a seguir explicam por que deixou de usá-los?
6 - Difícil de usar
% das pessoas que selecionaram um motivo
0%
25%
50%
75%
100%
Estados Unidos
EUA
22
Reino Unido
Reino Unido
20
Coreia do Sul
Coreia do Sul
27
China
China
34
Japão
Japão
20
Pensando nos aplicativos que você testou, mas que não usa mais, quais das opções a seguir explicam por que deixou de usá-los?
7 - O aplicativo apresentou problemas técnicos
% das pessoas que selecionaram um motivo
0%
25%
50%
75%
100%
Estados Unidos
EUA
32
Reino Unido
Reino Unido
26
Coreia do Sul
Coreia do Sul
20
China
China
28
Japão
Japão
15
Pensando nos aplicativos que você testou, mas que não usa mais, quais das opções a seguir explicam por que deixou de usá-los?
8 - Falta de conteúdo atualizado
% das pessoas que selecionaram um motivo
0%
25%
50%
75%
100%
Estados Unidos
EUA
19
Reino Unido
Reino Unido
17
Coreia do Sul
Coreia do Sul
31
China
China
41
Japão
Japão
9
Pensando nos aplicativos que você testou, mas que não usa mais, quais das opções a seguir explicam por que deixou de usá-los?
9 - Jogo terminado/concluído
% das pessoas que selecionaram um motivo
0%
25%
50%
75%
100%
Estados Unidos
EUA
19
Reino Unido
Reino Unido
18
Coreia do Sul
Coreia do Sul
21
China
China
23
Japão
Japão
10
Pensando nos aplicativos que você testou, mas que não usa mais, quais das opções a seguir explicam por que deixou de usá-los?
10 - Não tive tempo de usá-lo
% das pessoas que selecionaram um motivo
0%
25%
50%
75%
100%
Estados Unidos
EUA
15
Reino Unido
Reino Unido
9
Coreia do Sul
Coreia do Sul
19
China
China
15
Japão
Japão
16
Pensando nos aplicativos que você testou, mas que não usa mais, quais das opções a seguir explicam por que deixou de usá-los?
11 - O aplicativo ficou muito caro
% das pessoas que selecionaram um motivo
0%
25%
50%
75%
100%
Estados Unidos
EUA
6
Reino Unido
Reino Unido
6
Coreia do Sul
Coreia do Sul
12
China
China
24
Japão
Japão
5
Pensando nos aplicativos que você testou, mas que não usa mais, quais das opções a seguir explicam por que deixou de usá-los?
12 - Os amigos deixaram de usar o aplicativo
% das pessoas que selecionaram um motivo
0%
25%
50%
75%
100%
Estados Unidos
EUA
7
Reino Unido
Reino Unido
4
Coreia do Sul
Coreia do Sul
10
China
China
11
Japão
Japão
2
Plataforma cruzada
Para aumentar seu alcance no mercado, você precisa disponibilizar seu aplicativo em várias plataformas. Se não tiver as habilidades ou o tempo de aprendizado, você precisará de desenvolvedores dedicados para Android, iOS e outras plataformas.

Melhor suporte ao cliente
É importante criar um sistema de suporte eficiente para manter a felicidade de seus usuários. Mesmo o aplicativo não transacional mais simples pode gerar dúvidas de suporte, e sua capacidade de respondê-las pode afetar a forma como os usuários avaliam seu aplicativo. Em nossa pesquisa com cinco mercados, descobrimos que, em média, 42,5% dos pesquisados entraram em contato com a equipe de suporte ao cliente de um aplicativo à procura de ajuda. Entre os principais motivos para isso estavam travamentos do aplicativo ou falhas de funcionamento de determinados recursos.[36] Inevitavelmente, essas consultas aumentarão à medida que sua base de usuários crescer.
Estatísticas de mercado
Motivos para entrar em contato com o suporte ao cliente
Por que você entrou em contato com o suporte ao cliente?
Problemas de desempenho do aplicativo estão entre os principais motivos de contato com o suporte técnico em todos os mercados
Pergunta
de
Escolher pergunta
Por que você entrou em contato com o suporte ao cliente?
1 - O aplicativo estava falhando/não abria
% das pessoas que selecionaram um motivo
0%
25%
50%
75%
100%
Estados Unidos
EUA
51
Reino Unido
Reino Unido
39
Coreia do Sul
Coreia do Sul
41
China
China
39
Japão
Japão
31
Por que você entrou em contato com o suporte ao cliente?
2 - Determinados recursos do aplicativo não estavam funcionando corretamente
% das pessoas que selecionaram um motivo
0%
25%
50%
75%
100%
Estados Unidos
EUA
33
Reino Unido
Reino Unido
33
Coreia do Sul
Coreia do Sul
44
China
China
47
Japão
Japão
37
Por que você entrou em contato com o suporte ao cliente?
3 - Precisava de ajuda para entender como usar o aplicativo
% das pessoas que selecionaram um motivo
0%
25%
50%
75%
100%
Estados Unidos
EUA
23
Reino Unido
Reino Unido
17
Coreia do Sul
Coreia do Sul
24
China
China
31
Japão
Japão
22
Por que você entrou em contato com o suporte ao cliente?
4 - Esqueci meu nome de usuário ou minha senha
% das pessoas que selecionaram um motivo
0%
25%
50%
75%
100%
Estados Unidos
EUA
17
Reino Unido
Reino Unido
9
Coreia do Sul
Coreia do Sul
8
China
China
9
Japão
Japão
6
Por que você entrou em contato com o suporte ao cliente?
5 - Precisava de ajuda para atualizar o aplicativo
% das pessoas que selecionaram um motivo
0%
25%
50%
75%
100%
Estados Unidos
EUA
17
Reino Unido
Reino Unido
16
Coreia do Sul
Coreia do Sul
15
China
China
27
Japão
Japão
6
Por que você entrou em contato com o suporte ao cliente?
6 - Aplicativo suspeito de conter vírus/malware
% das pessoas que selecionaram um motivo
0%
25%
50%
75%
100%
Estados Unidos
EUA
12
Reino Unido
Reino Unido
12
Coreia do Sul
Coreia do Sul
9
China
China
27
Japão
Japão
6
Por que você entrou em contato com o suporte ao cliente?
7 - Queria um reembolso
% das pessoas que selecionaram um motivo
0%
25%
50%
75%
100%
Estados Unidos
EUA
7
Reino Unido
Reino Unido
5
Coreia do Sul
Coreia do Sul
8
China
China
7
Japão
Japão
4

Gerenciar e melhorar um aplicativo existente
Como mencionamos aqui, perder interesse é o motivo número um pelo qual os usuários descontinuam o uso de um aplicativo. Os desenvolvedores precisam deixar seus aplicativos atualizados para manter usuários interessados e engajados. Atualize sempre seus aplicativos para torná-los mais amigáveis ao usuário e intuitivos, e para acompanhar os princípios de design específicos da plataforma. Em nossa pesquisa, descobrimos que a maioria dos usuários espera que haja uma atualização mensal do aplicativo.[37]

Estatísticas de mercado
Frequência preferida de atualização de aplicativos, por país
Com que frequência um aplicativo deve ser atualizado para aprimoramento de experiência ou acréscimo de novos recursos?
Usuários de aplicativos em todos os mercados preferem a atualização mensal dos aplicativos
Pergunta
de
Escolher pergunta
Com que frequência um aplicativo deve ser atualizado para aprimoramento de experiência ou acréscimo de novos recursos?
1 - Semanal
% de pessoas que especificam um prazo
0%
25%
50%
75%
100%
Estados Unidos
EUA
25
Reino Unido
Reino Unido
18
Coreia do Sul
Coreia do Sul
40
China
China
33
Japão
Japão
32
Com que frequência um aplicativo deve ser atualizado para aprimoramento de experiência ou acréscimo de novos recursos?
2 - Mensal
% de pessoas que especificam um prazo
0%
25%
50%
75%
100%
Estados Unidos
EUA
43
Reino Unido
Reino Unido
50
Coreia do Sul
Coreia do Sul
47
China
China
44
Japão
Japão
50
Com que frequência um aplicativo deve ser atualizado para aprimoramento de experiência ou acréscimo de novos recursos?
3 - A cada dois a cinco meses
% de pessoas que especificam um prazo
0%
25%
50%
75%
100%
Estados Unidos
EUA
15
Reino Unido
Reino Unido
14
Coreia do Sul
Coreia do Sul
11
China
China
18
Japão
Japão
15
Com que frequência um aplicativo deve ser atualizado para aprimoramento de experiência ou acréscimo de novos recursos?
4 - A cada seis meses ou com menos frequência
% de pessoas que especificam um prazo
0%
25%
50%
75%
100%
Estados Unidos
EUA
1
Reino Unido
Reino Unido
3
Coreia do Sul
Coreia do Sul
0
China
China
1
Japão
Japão
0
Com que frequência um aplicativo deve ser atualizado para aprimoramento de experiência ou acréscimo de novos recursos?
5 - Não me importo com isso
% de pessoas que especificam um prazo
0%
25%
50%
75%
100%
Estados Unidos
EUA
16
Reino Unido
Reino Unido
15
Coreia do Sul
Coreia do Sul
2
China
China
4
Japão
Japão
3

Também considere que, se tiver uma base de usuários global, você deverá localizar seus aplicativos para proporcionar aos usuários a melhor experiência. Consulte o capítulo seis sobre localização de aplicativos para ver dicas e práticas recomendadas.

Desafios que você enfrentará à medida que expandir e como lidar com eles.Contratação de grandes talentos de desenvolvimento
O recrutamento de grandes talentos é o primeiro passo a caminho do sucesso. Ilkka Paananen, o CEO da bem-sucedida desenvolvedora de aplicativos de jogos, a Supercell, atribui o sucesso de sua empresa à qualidade de sua equipe, toda com pelo menos uma década de experiência no setor de jogos. “Quando começa uma empresa, a única coisa (única mesmo) com que você deve se preocupar é em ter as melhores pessoas”, afirma. “Daí em diante, boas coisas acontecerão.”[38]

Familiares e amigos.
Recrutar amigos e familiares é uma ótima forma de encontrar pessoas conhecidas e nas quais confiar. Por conta de sua familiaridade, elas podem se adaptar melhor culturalmente, mas talvez você não esteja recrutando os melhores funcionários.

Agências de empregos.
Uma agência de empregos pode ajudar você no recrutamento, oferecendo mais opções. A vantagem é que ela faz o trabalho para você: divulga descrições das vagas, seleciona candidatos e agenda entrevistas com aqueles considerados mais qualificados. Porém, assim como acontece com qualquer provedor de serviços externo, contratar uma agência de empregos terá custos.

Redes de contatos profissionais.
Outra forma de recrutar é por meio de suas redes de contatos profissionais. Colegas de trabalhos atuais e antigos são bons candidatos porque você já sabe o que eles têm a oferecer e quais podem ser seus pontos fracos. Você também pode considerar sites de redes sociais como LinkedIn, Quora e Github para encontrar talentos.

Formação de uma equipe de vendas
Se sua paixão for o desenvolvimento de aplicativos e você quiser continuar se concentrando nisso à medida que a empresa crescer, contrate pessoas que possam se dedicar a outras áreas do negócio, como vendas.

Um gerente de desenvolvimento de negócios pode ajudar você a identificar novas oportunidades de receita. Se seu modelo de receita se basear na publicidade, seu gerente de desenvolvimento de negócios deverá criar uma proposta de valor básica que atraia anunciantes, além de formar um portfólio de clientes.

À medida que sua lista de clientes crescer, você terá mais dificuldade para equilibrar as necessidades de seus usuários em relação às de seus anunciantes. Por exemplo, os anunciantes querem um bloco de anúncios maior para apresentar seus produtos, algo com o qual você ainda não concorda. Você atribui tempo de desenvolvimento para isso ou para criar um recurso muito solicitado por seus usuários? Um gerente de desenvolvimento de negócios pode ajudar a definir e priorizar essas solicitações.

Quando começa uma empresa, a única coisa (única mesmo) com que você deve se preocupar é em ter as melhores pessoas. Ilkka Paananen CEO e fundador da Supercell

Investimento na aquisição de usuários
A aquisição de usuários deve ser tratada como uma ciência, isso se você quiser ter os melhores resultados. Encontrar novos usuários no ponto de preço adequado, mantê-los e maximizar a receita com cada um deles pode exigir muito esforço.

Uma agência de marketing externa pode ajudar a definir as métricas principais que tornarão sua empresa bem-sucedida e criarão um modelo de aquisição de clientes. Ela pode fazer isso por meio de campanhas publicitárias no aplicativo, promoções cruzadas, mídias sociais e muitos outros canais. Se você não tiver experiência nessa área, uma ajuda externa pode gerar um retorno do investimento positivo para seu gasto com marketing. Uma boa agência se empenha continuamente com o aprimoramento das campanhas de marketing para que elas funcionem com a maior eficiência possível por meio da otimização e apliquem os aprendizados permanentemente.

Baseamos atualizações e jogos no feedback dos usuários. Não importa a origem do usuário, mas sim o que ele nos diz. Toni Fingerroos CEO e fundador da Fingersoft

Inovação
Um dos aspectos mais difíceis do desenvolvimento de aplicativos é melhorar um aplicativo já existente ou lançar um aplicativo de sucesso após o outro. Conversamos com os principais desenvolvedores de aplicativos para entender como eles superam esse desafio.

Adicionar novos recursos
Uma maneira de melhorar seu aplicativo existente é adicionando novos recursos. A Fingersoft, empresa finlandesa de desenvolvimento de softwares, fez isso melhorando seu jogo Hill Climb Racing. Ela perguntou aos usuários o que gostariam de ver no jogo e implementou as solicitações mais populares, como adicionar um trator que os usuários pudessem pilotar em corrida. “Baseamos atualizações e jogos no feedback dos usuários. Não importa a origem do usuário, mas sim o que ele nos diz”, afirma Toni Fingerroos, CEO da Fingersoft.[39]

Criar aplicativos semelhantes
É melhor criar um aplicativo que atraia sua base de clientes do que criar um que demande a geração de uma base de usuários diferente. Japheth Dillman é cofundador e diretor de criação da Yetizen, uma start-up voltada para aplicativos de jogos. Ele explica: “se você já tem um aplicativo de sucesso, criar um aplicativo que seja contrário à base de usuários que já conseguiu é uma perda de tempo porque não é possível fazer promoções cruzadas na rede já formada.” Em vez disso, Dillman incentiva os desenvolvedores a pensarem naquilo de que os usuários mais gostam e criar um pacote de aplicativos com base nessas informações demográficas.

Se você já tem um aplicativo de sucesso, criar um aplicativo que seja contrário à base de usuários que já conseguiu é uma perda de tempo porque não é possível fazer promoções cruzadas na rede já formada. Japheth Dillman diretor de criação e cofundador da Yetizen

Identificar tendências
Ao criar um novo aplicativo, observe os aplicativos mais conhecidos, identifique seus pontos fortes e considere como aproveitá-los para criar algo novo. Na verdade, muitos aplicativos inovadores são o resultado de pequenos ajustes feitos em aplicativos já existentes, afirma Japheth Dillman.

“Se você observar alguns dos produtos mais inovadores que redefinem um gênero, notará que eles não inovaram em toda a experiência, e sim trabalharam em uma pequena parte dela. Por exemplo, eles integraram duas experiências diferentes, logo, a ideia foi a combinação das duas.“

Pense em combinar os melhores elementos de dois ou três aplicativos e personalizá-los para determinados tipos de informações demográficas. Se as pessoas gostam de fazer algo em um aplicativo e outra coisa em outro aplicativo, um aplicativo que permita aos usuários fazer as duas coisas pode ter uma vantagem única.

Um exemplo é o Pheed, um aplicativo de mídia social conhecido que permite que os usuários compartilhem vídeos, fotos, áudios e muito mais em um espaço prático. O aplicativo não apenas integra elementos de outras mídias sociais (Twitter, SoundCloud, Tumblr, Ustream, Instagram), mas também expande seus recursos. Os usuários do Pheed podem enviar mensagens mais longas, filtrar conteúdo, avaliar seus próprios canais e aplicar direitos autorais a conteúdo.

Se você observar alguns dos produtos mais inovadores que redefinem um gênero, notará que eles não inovaram em toda a experiência, e sim trabalharam em uma pequena parte dela. Por exemplo, eles integraram duas experiências diferentes, logo, a ideia foi a combinação das duas. Japheth Dillman diretor de criação e cofundador da Yetizen
Práticas
recomendadas
  • É mais vantajoso ter vários aplicativos. Uma rede de aplicativos permite que você faça promoções cruzadas junto à base de usuários e migre usuários para um novo aplicativo à medida que eles se cansem daquele que estão usando no momento.
  • É importante criar um sistema de suporte eficiente para deixar seus usuários satisfeitos Mesmo o aplicativo não transacional mais simples pode gerar dúvidas de suporte, e sua capacidade de respondê-las pode afetar a forma como os usuários avaliam seu aplicativo.
  • É melhor criar um aplicativo que atraia sua base de clientes do que criar um que gere uma base de usuários diferente.

Atenda a necessidades práticas.
Às vezes, a melhor inovação surge da ideia de como um aplicativo poderia resolver seus próprios problemas cotidianos.

Conversamos com Edward Kim, o desenvolvedor do Car Locator, um aplicativo que ajuda usuários a encontrarem seus carros estacionados. “A ideia do Car Locator surgiu porque sempre tive memória fraca. Era deixar meu carro no estacionamento e não conseguir encontrá-lo depois das compras. Pensei que seria legal escrever um aplicativo para encontrar onde você estacionou seu carro." O Car Locator se tornou um grande sucesso, ficando em terceiro lugar na categoria viagem do desafio Android Developer Challenge 2.

“Minha sugestão é simplesmente criar algo que você mesmo queira, pois provavelmente outras pessoas têm o mesmo desejo. Concentre-se nisso tudo vai dar certo. Você não precisa empurrar sua ideia para as pessoas nem convencê-las”, afirma Kim.

Continue lendo até a próxima seção: Nove dicas.