Soluço e refluxo: como evitar e tratar

Por que a gente soluça? E o que favorece o refluxo? Veja as dicas dos especialistas

Por G1 — São Paulo


É normal bebês soluçarem ainda na barriga das mães

Por que a gente soluça? A gente começa a soluçar ainda na barriga da mãe e isso é um sinal de que está tudo bem com o bebê. E como parar o soluço? As otorrinolaringologistas Patricia Santoro e Jeanne Oiticica deram dicas. Já o cirurgião do aparelho digestivo e consultor Fabio Atui falou sobre um problema que tira o sono de muita gente: o refluxo.

O soluço é um reflexo e ocorre por causa da contratura involuntária ou espasmo do diafragma, músculo que separa o pulmão do abdômen. Sempre que o estomago se distende muito, o soluço pode aparecer. Os bebês são os mais atingidos. Em geral, o soluço é transitório, benigno e autolimitado, ou seja, desaparece do mesmo jeito que aparece, espontaneamente.

Algumas dicas podem ajudar a evitar as crises de soluço, como respirar com um saco na boca e nariz, parar de respirar por alguns instantes. Em caso de soluço persistente, o ideal é procurar um médico para investigar se existe alguma doença causadora do sintoma.

Soluço persistente pode ser causado por diversas doenças

Principal causa do refluxo é a obesidade

Refluxo
Segundo Fabio Atui, o refluxo acontece quando os fatores favoráveis ao problema ultrapassam os não favoráveis. Entre os sintomas clássicos estão o arroto, queimação na garganta e estômago, azia, má digestão, sensação de empachamento e dor de estômago.

Obesidade, gravidez, tendência genética, alimentos muito gordurosos, comer e dormir logo em seguida, café, cigarro, abuso de álcool podem favorecer o refluxo. Omeprazol, antiácido, sal de frutas, procinético e alginato são medicamentos que podem ajudar quem tem refluxo.

O tratamento do refluxo é feito com mudança de hábito alimentar, remédios e, às vezes, cirurgia. É importante evitar alimentos muito condimentados, frituras, gorduras, alimentos muito ácidos e bebidas gaseificadas. Coma sempre pelo menos duas horas antes de deitar e evite a ingestão de líquidos antes das refeições para não distender o estômago.

Pacientes com refluxo investem em qualidade de vida para melhorar o problema

Reveja o programa desta segunda-feira (05):

Bem Estar - Edição de segunda-feira, 05/06/2017