Foliões lotam ruas de São Paulo no sábado de pré-carnaval

Blocos encheram ruas e avenidas da Zona Oeste, que ficou com trânsito lento em algumas áreas, Zona Sul e Centro. Metrô chegou a limitar acesso a duas estações em Pinheiros.

Por G1 São Paulo


Multidão lota o Largo da Batata para curtir o Carnaval de rua

Blocos carnavalescos lotaram as ruas de várias regiões de São Paulo neste sábado (18) de pré-carnaval. Em Pinheiros, na Zona Oeste, parte da avenida Faria Lima próxima ao Largo da Batata, ficou completamente tomada por foliões. Perto do Parque Ibirapuera, na Zona Sul, foliões também encheram as ruas desde cedo para acompanhar o bloco comandado por Alceu Valença. Não foram divulgados números oficiais com a estimativa de público.

O trânsito em algumas localidades ficou parado. Na Zona Oeste, carros e ônibus chegaram a ficar ilhados entre foliões. Motoristas reclamaram da falta de informação sobre ruas e avenidas que estavam bloqueadas, conforme mostrou o SPTV. As estações da Linha 4-Amarela Faria Lima e Fradique Coutinho restringiram o acesso de passageiros devido ao intenso fluxo de pessoas ao longo da tarde.

Imagens aéreas mostram ônibus parados no meio da multidão no Largo da Batata — Foto: Reprodução/TV Globo

Para quem estava na folia, o clima era de festa. Fantasiados e com purpurina pelo corpo, foliões cantaram e dançaram desde marchinha de carnaval e samba a axé e forró.

Às 12h30, começou a terceira edição do bloco Bicho Maluco Beleza, comandado por Alceu Valença, na Avenida Ibirapuera, próximo ao Obelisco. Apesar do forte calor, o local já contava com grande concentração de público antes da chegada de Alceu. O bloco Os Capoeira antecedeu o desfile de Alceu no local.

Vídeo em timelapse mostra o desfile do bloco "Bicho Maluco Beleza"

A expectativa era de que 50 mil pessoas aparecessem para curtir sucessos nordestinos como "Diabo Louro", "Me Segura Senão eu Caio", "Bom Demais", "Tropicana" e "Bicho Maluco Beleza". Números oficiais não foram divulgados.

O cantor Alceu Valença comanda o desfile do bloco de carnaval Bicho Maluco Beleza, em frente ao Parque do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, neste sábado, — Foto: Amanda Perobell/Estadão Conteúdo

No Largo da Batata, os foliões se aglomeraram no início da tarde para acompanhar o bloco Casa Comigo, que este ano tem como tema a celebração do amor sem preconceito. Para o vocalista e fundador do bloco, Raul Cilento, o carnaval deve ser um manifesto da defesa dessa liberdade. “Lutamos para que todo mundo tenha o direito de dizer ‘casa comigo?’ para quem quiser, sem sofrer nenhum tipo de discriminação”, disse.

Vídeo em timelapse mostra o desfile do bloco "Casa Comigo"

Desde 2013, o bloco toca marchinhas, sambas, forró e indie rock para foliões que se vestem principalmente de noiva e de noivo. Durante o desfile do bloco, o casal de namorados Jéssica Martins e Caio Fernando levou água, cerveja e catuaba para vender e arrecadar dinheiro para organizar o próprio casamento. Para este sábado, eles levaram mais de 40 caixas de cerveja e pretendiam ganhar R$ 2 mil reais até o fim do dia.

Foliões acompanham bloco Bicho Maluco na região do Parque Ibirapuera — Foto: Vivian Reis/G1

Também na Zona Oeste, blocos como o Chá da Alice, Avisa lá e Ritaleena levaram grande público para as proximidades da Rua dos Pinheiros e da Avenida Faria Lima.

Homenagem a Rita Lee

Vídeo em timelapse mostra trechos do desfile do bloco "Ritaleena"

Pela terceira ano, o Bloco Ritaleena, que faz homenagem à cantora Rita Lee, desfilou pelas ruas da Vila Madalena. As fitas douradas e brilhantes no carro de som faziam alusão ao tema que o bloco escolheu para este carnaval: "Jardim Elétrico", sucesso da cantora ainda no tempo do grupo " Os Mutantes".

"Criamos arranjos bem anos 80 com sintetizador, mix eletrônicos pra dar a sensação do jardim elétrico. É um tom psicodélico que mistura eletrônico com bateria percussiva", contou a musicista Alessa Camarinha. Além das marchinhas, os clássicos da roqueira foram adaptados. O público delirou com sucessos como Erva venenosa, Ovelha negra, Lança perfume e Doce Vampiro. O bloco não repete músicas.

O bloco Avisa Lá, por sua vez, apostou em hits antigos de axé para sacudir o público. E conseguiu. Uma multidão acompanhou o percurso do bloco pela Rua dos Pinheiros.

A festa foi comandada por "artistas famosos". Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Timbalada, Asa de Águia, Chiclete com Banana, Olodum e Armandinho deram o tom da folia. Só que nenhum deles estava de fato lá. Sósias nem sempre muito parecidos faziam as suas vezes.

Bloco dos Soviéticos

Vídeo em timelapse mostra trechos do desfile do "Bloco Soviético"

Na esquina das ruas Haddock Lobo com a Fernando Albuquerque, foliões do Bloco Soviético desfilaram com marchinhas de carnaval, cartazes e máscaras inspirados na crítica política e econômica, contra o governo dos presidentes do Brasil, Michel Temer, e dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o prefeito João Doria, a Operação Lava Jato e os manifestantes que tiram selfie com a polícia.

O bloco desceu a Rua Augusta em direção ao Centro pouco depois das 18h e se começou a se dispersar por volta das 20h.