Biles diz que Flavinha merecia pódio: "A série pareceu melhor que a minha"

Bronze, americana elogia brasileira: "Esperava ela ganhando a medalha e não eu"

Alexandre Alliatti, Amanda Kestelman, João Gabriel Rodrigues e Marcos Guerra, em Rio de Janeiro



A voz embargada, tentando conter o choro, mostrava a emoção ao ocupar o quinto lugar em sua primeira Olimpíada. Aos 16 anos, Flávia Saraiva chegou entre as melhores do mundo na trave dentro de casa (assista à apresentação dela no vídeo acima). Mas, no caminho aos Jogos de Tóquio, em 2020, a brasileira pode contar com o apoio de uma das maiores. Bronze na disputa, a americana Simone Biles elogiou a performance da brasileira e disse que a novata poderia ter chegado ao pódio.

- Honestamente, pensei que a medalha iria para Flávia. Ela foi tão bem na trave. Achei que ela merecia. Mas estou orgulhosa. A série dela pareceu melhor do que a que eu fiz. Então, esperava ela ganhando a medalha e não eu. Eu vi a série dela e achei ótima - disse a ginasta (assista à apresentação da americana no vídeo abaixo).

+ Flavinha fica no quinto lugar na trave, e holandesa supera Simone Biles

Simone, aliás, será uma referência para Flavinha rumo a Tóquio. A brasileira, emocionada com o quinto lugar, falou da importância das conquistas dos brasileiros até aqui. Mas afirmou que é na americana em quem deve se espelhar.

- Todos são referências para mim. Tento pegar as coisas positivas de cada pessoa. Acho que, a partir de agora, vão ser referências para todo mundo. Eu vou pegar a referência da Simone. Mesmo ela errando, para mim, ainda é a melhor do mundo. Sou muito fã dela - destacou.

Flavia Saraiva durante sua performance na trave (Foto: Getty Images)

Aos 16 anos, Flavinha deixa a Olimpíada do Rio satisfeita com o quinto lugar. Em sua estreia em Jogos, a xodó da torcida afirmou que vai se esforçar ainda mais rumo à próxima Olimpíada.

+ Tudo sobre a Olimpíada em Tempo Real
+ Confira todos os resultados da Rio 2016! Clique e escolha a modalidade
+ Veja o quadro de medalhas atualizado
+ O DNA Time Brasil
+ Confira aqui todos os Especiais Olímpicos do GloboEsporte.com
+ Confira a agenda completa da Rio 2016

- É a minha primeira Olimpíada. Ser quinta melhor do mundo é uma emoção grande. Estou muito feliz. A minha prova não foi tão boa como no primeiro dia, mas eu gostei e dei o meu melhor. Eu não tenho nem palavras. Foi muito bom. É minha primeira Olimpíada. Ainda sou muito nova. Tenho várias Olimpíadas pela frente. Eu vou treinar mais e mais para a próxima para que dê tudo certo.

Sanne Wevers, Laurie Hernandez e Simone Biles no pódio (Foto: REUTERS/Marko Djurica )


Na tarde desta segunda, a tensão tomou a Arena Olímpica à espera da nota de Flávia Saraiva. Era a última para a definição do pódio, e os desequilíbrios na série ainda não a tiravam da disputa pela medalha. Era ela ou a estrela Simone Biles no pódio. Não foi desta vez. Lamentos e até vaias para a nota 14,533 pontos, que colocou a brasileira no quinto posto nesta segunda-feira. Dona de três ouros no Rio de Janeiro, a americana falhou em se equilibrar na trave de 10cm de largura, mas ainda assim conquistou um bronze, com 14,733. O ouro ficou com a holandesa Sanne Wevers (15,466), uma das favoritas no aparelho. A prata foi para a americana Laurie Hernandez (15,333).

Com 16 anos, Flavinha ainda não chegou ao pódio olímpico, mas igualou Daiane dos Santos com a melhor posição de uma brasileira em Olimpíadas - a campeã mundial foi a quinta do solo nos Jogos de Atenas 2004. Motivo de sobra para comemorar, até com lágrimas. A baixinha de 1,33m está entre as grandes ginastas da trave.