​

Folha de S.Paulo

Adolescente é morto por colega em escola ocupada em Curitiba, diz polícia


Um adolescente de 16 anos foi assassinado em uma escola estadual de Curitiba ocupada há 20 dias por estudantes. O crime ocorreu na tarde desta segunda-feira (24).

O adolescente Lucas Eduardo Araújo Mota foi morto por outro colega, de 17 anos, que também estava na ocupação do Colégio Estadual Santa Felicidade. Segundo a Secretaria da Segurança, os dois se desentenderam após usarem uma droga sintética, "balinha", dentro do colégio.

Eles partiram para o confronto, e Mota foi atacado com uma faca de cozinha, na altura do pescoço. O autor, que pulou o muro e fugiu, foi abordado pela polícia horas depois e, segundo o governo, admitiu o crime. Ele foi apreendido e deve responder por homicídio –a internação máxima é de três anos.

Esse colégio é um das 800 unidades de todo o Estado (de um total de 2.000) ocupadas em protesto contra a medida provisória do governo Michel Temer (PMDB) que prevê a reformulação do ensino médio, com flexibilização do currículo, com disciplinas optativas nas redes pública e particular.

O assassinato do estudante, mesmo antes de o governo divulgar as suas motivações, já serviu para acirrar os apelos pró e contra as ocupações das escolas estaduais.

Nessa linha de acirramento com os manifestantes, o governador Beto Richa (PSDB) lamentou a morte do estudante em uma rede social e disse que ela merece "uma profunda reflexão da sociedade".

Já na frente do colégio, um grupo de advogados e professores se queixava de que o governo "incitou a violência" contra as ocupações e o culpava pelo ocorrido.

"Esse colégio não tem faca, não tem armas. A culpa dessa morte é do governo do Paraná, que esta incitando a violência contra as ocupações", disse a advogada Tânia Mandarino, que defende voluntariamente as ocupações.

Ela diz que outras escolas tiveram tentativas de confronto por manifestantes contrários às ocupações. "O resultado está aí: temos um cadáver", afirmou a advogada.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Wagner Mesquita, o inquérito policial do caso pode responsabilizar maiores de 18 anos que estavam na ocupação, articuladores do movimento e até mesmo os pais dos alunos.

"Em muitas ocupações, os pais falharam no seu dever de tutela. Espero é que, depois de um fato tão grave, os pais e os articuladores desse movimento coloquem a mão na consciência."

Na semana passada, grupos como o MBL (Movimento Brasil Livre) organizaram protestos contra os estudantes e chegaram a discutir em frente a alguns colégios.

No colégio onde o estudante foi assassinado, o clima era de comoção na tarde desta segunda-feira. Somente os pais do aluno e de alguns outros estudantes, além de um grupo de advogados, foram autorizados a entrar.

Gritos e choros eram ouvidos do lado de fora. Pelo menos 12 estudantes estavam no local no momento da morte, e foram interrogados em conjunto pelo delegado que investiga o caso. O colégio foi desocupado espontaneamente no início da noite.

A mãe de Lucas, segundo Mandarino, estava em estado de choque. "Esse colégio estava numa verdadeira paz", disse a professora de português Loren Júlia, 45. "Tem todas as regras na entrada." Um cartaz em frente ao colégio diz: "Proibido artigos ilícitos dentro da instituição. Favor deixar na portaria. Não resista."

O movimento Ocupa Paraná afirmou em nota que a vítima "não era um dos estudantes que ocupava a escola", e disse que sua vida foi perdida para o "ódio, a intolerância e a violência".

Em nota, o MEC (Ministério da Educação) lamentou a morte do jovem e apela aos organizadores do movimento para que "prevaleça o bom senso, a responsabilidade com a educação e, fundamentalmente, com a vida e a segurança desses jovens, em sua maioria menores de idade".