Polêmica sobre campo de golfe da Barra chega ao COI

Oficial de justiça entrega notificação à coordenadora do comitê internacional para a Rio 2016 informando sobre a pendenga judicial
Parque de Marapendi seria ampliado no trecho da Reserva e parte menor seria incorporada à área do futuro campo de golfe Foto: Marcos Tristão / O Globo

RIO - A polêmica em torno da disputa pela propriedade do terreno na Barra onde está prevista a construção do campo de golfe olímpico chegou ao Comitê Olímpico Internacional. Na manhã desta quarta-feira, um oficial de justiça, acompanhado pelo advogado do grupo Elmway Participações, Sérgio Antunes Lima Júnior, entregou em mãos uma notificação à marroquina Nawal El Moutawakel, que coordena os trabalhos do COI para a Rio 2016, informando sobre a pendenga judicial. O Comitê Organizador da Rio 2016 e a prefeitura do Rio fizeram um acordo com o grupo Rio Mar, do empresário Pasquale Mauro, para viabilizar o golfe olímpico, mas a posse da área é discutida em juízo pelos clientes de Sérgio Antunes. O processo com recurso está para ser encaminhado ao Superior Tribunal de Justiça.

- Nós nunca fomos procurados em relação ao aproveitamento da área. Queríamos que o COI conhecesse a existência desta pendência. Existe um grupo mineiro interessado em comprar parte da Elmway porque aquela é uma área valorizada. Não sabemos se há ou não interesse de um campo de golfe - disse Sérgio Antunes.

Na versão do advogado, Nawal desconheceria o processo e teria ficado surpresa. Segundo ele, ela assinou a notificação mas disse que não conseguira compreender todo o documento porque o texto estava em português. Sérgio Antunes contou que fez resumo da situação em francês. Segundo o advogado, logo após a notificação, chegou o presidente do programa Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, que teria ficado surpreso com a presença dele. Nawal está no Rio participando de uma série de reuniões do COI de atualizações do projeto olímpico. O evento termina na tarde desta quarta-feira, no Hotel Windsor, na Barra.

No fim da noite de quarta-feira, um oficial de justiça chegou a entregar a mesma notificação a uma assessor do COI. Mas o advogado retornou ao hotel na manhã desta quarta sob a alegação de que a notificação era pessoal para a marroquina.

Essa não é a primeira que Nawal é abordada em relação a problemas de preparação para as olimpíadas. Há pouco mais de um ano, a ex-vereadora Andrea Gouvea Vieira enviou uma notificação, informando sobre a existência de um movimento contrário ao projeto de ampliação da Linha 4 do Metrô. Na época, Nawl argumentou que a questão de acessibilidade não dizia respeito ao COI, mas à cidade do Rio de Janeiro.