Marionetes são bonecos geralmente grandes e caros feitos de madeira, pano e outros materiais. Fazer marionetes tradicionais a mão é uma habilidade que pode levar anos para se adquirir e aperfeiçoar. No entanto, é simples fazer uma marionete com recortes de papel. Você mesmo pode fazer uma estrutura de argila que imita a aparência dos bonecos de madeira mais complicados.

Método 1
Método 1 de 2:

Marionete de papel

  1. 1
    Desenhe seu projeto. Coloque o papelão ou papel-cartão sobre uma superfície plana. Esboce as partes individuais do corpo da marionete. O boneco vai precisar de dois braços separados, duas pernas separadas e uma seção de tronco com a cabeça anexada.
  2. 2
    Corte as peças. Decore o boneco esboçado com marcadores de texto, lápis de cor ou tinta, e corte as peças.
  3. 3
    Projete seu fantoche. Monte o boneco voltado para cima sobre uma superfície plana. Coloque o pedaço de tronco primeiro e, em seguida, disponha os braços e as pernas sobre a marionete que se sobrepõe a uma seção de cada membro.
  4. 4
    Crie as articulações. Use um furador em cada local onde eles serão unidos. Empurre um prego através de cada junta do boneco. Se o papel for grosso demais para ser perfurado pelo prego, use o furador.
  5. 5
    Crie o manejador. Disponha dois lápis ou pauzinhos em forma de cruz. Prenda-os no local em que eles se cruzam com uma fita.
  6. 6
    Anexe as cordinhas. Coloque linha de pesca em uma agulha. Fure o papel bem acima dos joelhos e pulsos da marionete, passe a linha e prenda-a com um nó. Após terminar, dê um nó e corte cada uma das linhas. O tamanho da cada linha de pesca se estendendo de cada seção precisa ser longo o bastante para alcançar os palitos, o que deve ser ao menos 15 cm acima dos ombros (ou mais, caso a cabeça seja maior).
  7. 7
    Conecte os barbantes. Dê um nó na linha de pesca, a qual deve se estender desde os ombros do boneco até o centro da Cruz. Dê um nó em cada uma das quatro cordas ligadas aos membros do boneco e a cada braço da Cruz. Passe cola escolar em cada nó para mantê-lo bem preso.
  8. 8
    Pronto.
Método 2
Método 2 de 2:

Marionete profissional

  1. 1
    Obtenha seus materiais. Você vai precisar de argila FIMO, papel alumínio, resistente, mas flexível, barbante e algo para fazer uma manipulador (pauzinhos vão resolver, na falta de opções melhores).
  2. 2
    Crie seu esqueleto. Dobre, corte e endireite o arame até que você tenha 1 pedaço para cada seção do corpo. Você vai querer fazer um laço pequeno em cada extremidade de cada seção. Estes laços se tornarão as articulações.
    • Você também vai querer um laço saindo do topo da cabeça. Para esse conjunto particular de instruções, a cabeça não é uma peça dinâmica, então você pode fazê-la juntamente com o tronco, em uma única seção, caso queira.
  3. 3
    Adicione sua estrutura inferior. Amasse o pape- alumínio e faça bolinhas para colocar em cada um dos arames. Ele atua como músculo, dando certa rigidez à marionete. Não adicione muito e não se preocupe com a falta de textura: a argila irá cobrir esta parte.
  4. 4
    Adicione a argila. Molde a argila para cada parte da marionete e a esculpa até que você tenha a aparência desejada. Deixe os laços expostos.
  5. 5
    Asse as partes. Asse as partes do corpo de acordo com as instruções do fabricante.
  6. 6
    Monte o boneco. Conecte os laços para criar as articulações do boneco.
  7. 7
    Crie o manipulador. Compre um manipulador pronto, ou crie um, juntando dois palitos em forma de cruz.
  8. 8
    Anexe os fios. Prenda fios no joelhos e pulsos, amarrando-os nos laços das articulações. Anexe as outras extremidades do fio às pontas do manipulador. Em seguida, anexe um fio ao laço da cabeça, e sua outra extremidade ao centro do manipulador.
  9. 9
    Faça o acabamento. Você pode querer pintar alguns detalhes em sua marionete, e também vesti-la. Isto dará um ótimo aspecto final!

Dicas

  • Veja fotos ou diagramas de fantoches que possam inspirá-lo em sua criação.

Materiais Necessários

  • Papel-cartão ou papelão.
  • Lápis.
  • Marcador, lápis de cor ou tinta.
  • Tesoura afiada.
  • Fio de arame.
  • Furador.
  • 2 pauzinhos ou lápis.
  • Fita.
  • Agulha.
  • Linha de pesca.
  • Cola escolar.

Sobre este guia wikiHow

O wikiHow é uma "wiki"; ou seja, muitos de nossos artigos são escritos em parceria com várias pessoas. Para criar este artigo, 16 pessoas, algumas anônimas, editaram e melhoraram o texto desde sua criação. Este artigo foi visualizado 110 916 vezes.
Esta página foi acessada 110 916 vezes.

Este artigo foi útil?

Obrigado por oferecer seu feedback! Leia mais artigos como este.
Obrigado por oferecer seu feedback! Leia mais artigos como este.
Lamentamos que o artigo não tenha sido útil. Eis alguns artigos similares que podem ser mais úteis para você.
Lamentamos que o artigo não tenha sido útil. Eis alguns artigos similares que podem ser mais úteis para você.