Escrever curtas-metragens é o pontapé inicial ideal para qualquer carreira no cinema. Um bom curta pode ajudar você a desenvolver o seu estilo e a sua visão de um bom filme. Dentre os aspectos mais importantes, está o roteiro, que deve ser interessante para os telespectadores. Comece pensando em ideias, conceitos e personagens; depois, faça um esboço com muita ação e personagens bem bolados — e que capte a atenção das pessoas; por fim, faça os devidos ajustes e peça críticas e opiniões para finalizar o projeto e partir para a etapa da produção.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Fazendo um brainstorming de ideias

  1. 1
    Pense em um conceito único para o filme. Torne-o exagerado ou mais impactante do que seria na vida real: dê características estranhas a algo banal; use uma experiência memorável da sua infância ou uma notícia estranha que tenha ouvido nos noticiários etc.[1]
    • Por exemplo: você pode se inspirar na sua primeira consulta com um dentista, mas imaginar que ele é um assassino em série que mata as vítimas com a broca.
    • Você também pode aproveitar um conceito cinematográfico mais geral — como, por exemplo, o personagem principal encontrar o cadáver de um alienígena na praia.
  2. 2
    Pense em um tema específico. Use algo como "identidade", "perda" ou "amizade" e dê à história um toque pessoal para ela ficar interessante e diferente.[2]
    • Por exemplo: para trabalhar o tema "identidade", você pode pensar nas experiências que os seus pais tiveram durante a adolescência na época pós-ditadura militar; para trabalhar "amizade", pense na relação de uma pessoa mais nova com outra mais velha.
  3. 3
    Pense em um personagem principal interessante. Muitos curtas exploram um só personagem, já que o tempo limitado não permite um aprofundamento maior. Crie alguém que seja intrigante para os telespectadores, mas que fuja dos estereótipos e clichês. Torne esse indivíduo crível, mas único.
    • Por exemplo: o personagem principal do curta pode ser um garoto que não consegue se sair bem na escola e, ao mesmo tempo, tem que lidar com o alcoolismo do pai; também pode ser que o protagonista seja um alienígena tentando voltar para o seu planeta de origem.
  4. 4
    Monte a estrutura do enredo. Essa estrutura é dividida em seis passos (ou cinco, dependendo da fonte; os nomes também podem variar): a introdução, o incidente, a elevação da ação, o clímax, o declínio da ação e a resolução. Todo roteiro de curta deve trazer essas etapas. Veja:[3]
    • Introdução: situa a ambientação, o protagonista e o conflito da história. Por exemplo: um garoto que tenta se sair bem na escola, ao mesmo tempo que tem que lidar com o alcoolismo do pai.
    • Incidente: o evento que muda o rumo da vida do protagonista. Por exemplo: o garoto conhece o novo vizinho, um rapaz mais velho que frequenta a mesma escola.
    • Elevação da ação: parte em que você tem que desenvolver os personagens e as suas relações. Por exemplo: os dois garotos acabam passando tempo juntos e tornam-se melhores amigos.
    • Clímax: o ponto mais dramático da história. Por exemplo: o pai alcoólatra do protagonista confronta o outro rapaz e eles acabam trocando socos.
    • Declínio da ação: quando o protagonista enfrenta a situação que se iniciou no clímax. Por exemplo: o garoto mata o próprio pai para salvar o rapaz.
    • Resolução: quando o protagonista resolve o conflito e consegue ou não o que busca. Por exemplo: os rapazes enterram o corpo do pai do protagonista e fazem um pacto para manter o segredo.
    DICA DE ESPECIALISTA
    Melessa Sargent é Presidente da Scriptwriters Network, uma organização sem fins lucrativos que reúne profissionais de entretenmento que ensinam sobre a arte e o negócio de escrever scripts para TV e novas mídias. A organização oferece um programa educacional amplo, desenvolvendo acesso e oportunidades através de alianças com profissionais da indústria e incentivando melhorias no ramo da escrita na indústria do entretenimento.

    Crie um enredo simples. Um curta deve ter entre 10 e 15 minutos, ou seja, entre 15 e 20 páginas de roteiro. É preciso cobrir o começo, o meio e o fim da história, logo, você deve ser conciso. Foque em um ou dois personagens, criando experiências profundas para eles.

  5. 5
    Assista a alguns curtas para entender o que é essencial ao roteiro. Explore gêneros diferentes, desde o terror às comédias românticas e aos filmes de transição da adolescência. Veja como os personagens e o enredo são desenvolvidos em pouco tempo. Exemplos:
    • Alice, de Rafael Gomes.
    • Incêndio, de Miguel Seabra Lopes e Karen Akerman.
    • Meu amigo Nietzsche, de Fáuston da Silva.
    • Ilha das flores, de Jorge Furtado.
    DICA DE ESPECIALISTA
    Melessa Sargent é Presidente da Scriptwriters Network, uma organização sem fins lucrativos que reúne profissionais de entretenmento que ensinam sobre a arte e o negócio de escrever scripts para TV e novas mídias. A organização oferece um programa educacional amplo, desenvolvendo acesso e oportunidades através de alianças com profissionais da indústria e incentivando melhorias no ramo da escrita na indústria do entretenimento.

    Assista desenhos animados para se inspirar. Os desenhos são uma ótima fonte de inspiração para curtas, pois contam uma história em 15 a 20 minutos. Assista alguns e veja o que eles têm em comum em termos de estrutura, desenvolvimento dos personagens e ritmo.

Parte 2
Parte 2 de 3:

Escrevendo uma primeira versão do roteiro

  1. 1
    Comece o roteiro com uma imagem impactante e que capte a atenção do telespectador. Os primeiros segundos do curta são essenciais. Você pode mostrar o personagem principal em ação, fazendo algo misterioso ou intenso; ou, se preferir, pode escrever um diálogo ou fazer uma descrição visual da situação.[4]
    • Por exemplo: você pode começar o curta com uma imagem da nave do alienígena caindo na praia, bem perto de uma família. Essa situação é interessante e deixa o telespectador intrigado sobre o que vai acontecer a seguir.
  2. 2
    Situe o enredo logo no início. Ambiente o curta-metragem logo nos dois primeiros minutos. Dê ao telespectador informações suficientes sobre o protagonista e o conflito que ele está enfrentando; assim, vai manter o interesse vivo.[5]
    • Por exemplo: você pode abrir uma cena com o personagem principal saindo de casa e indo para a escola; nesse meio tempo, o garoto tem que lidar com o pai alcoólatra e com os colegas que praticam bullying com ele — já dando uma ideia do conflito.
  3. 3
    Crie uma quantidade limitada de lugares e personagens. Você vai conseguir trabalhar melhor o curta-metragem se pensar apenas em um a três personagens e locais diferentes. Assim, também vai ter que investir menos quando for a hora de contratar os atores e alugar os cenários. Por fim, isso também ajuda a deixar o roteiro mais simples.[6]
    • Por exemplo: você pode pensar em um lugar central, como a escola, e um lugar secundário, como o quarto do protagonista.
    • Você também pode ter só um personagem principal e um ou dois secundários ou dois protagonistas e nenhum personagem de segundo time.
  4. 4
    Escreva o roteiro com um gênero específico em mente. Os curtas se enquadram melhor em gêneros específicos, como terror, thriller, comédia romântica etc. Escolha o seu favorito e comece a trabalhar. Inclua imagens comuns para tal gênero e pense também em algumas variações interessantes.[7]
    • Por exemplo: você pode escrever um roteiro de curta de terror, no qual o protagonista se apaixone por uma garota morta-viva em um cenário pós-apocalíptico. Se preferir, pode escrever um roteiro sobre a transição da adolescência, no qual o protagonista faça amizade com um alienígena que chegou à Terra.
  5. 5
    Pense em imagens vívidas e intensas. Lembre-se de que o curta-metragem é uma mídia visual e tire proveito disso para entreter o telespectador. Faça descrições de cenários e situações interessantes ou impressionantes para dar mais personalidade à produção.[8]
    • Por exemplo: você pode descrever determinada situação como "um dia quente na praia, com várias famílias brincando na areia do litoral" ou determinado personagem como "um alienígena de pele verde que usava uma pochete".
  6. 6
    Inclua sons no roteiro. Escreva-os em letra maiúscula para dar às cenas um aspecto mais sensorial.
    • Por exemplo: "Rafaela toma a vitamina em uma GOLADA BARULHENTA" ou "A morta-viva BALBUCIA enquanto dorme".
  7. 7
    Escreva diálogos breves e impactantes. Já que o curta-metragem tem um tempo limitado, você não pode escrever conversas longas ou descritivas demais. Só pense em frases que contribuam com o desenvolvimento dos personagens e da história — com três ou menos falas. Quando se trata de curtas, é melhor ter menos falas e mais descrições visuais interessantes.[9]
    • Por exemplo: pode ser que o protagonista seja tímido e só se comunique com as pessoas de forma monossilábica; talvez, ele só converse com o seu gato de estimação, mas não com as pessoas.
  8. 8
    Brinque com a representação do tempo no enredo. O curta dá a oportunidade perfeita para você brincar com a sequência dos fatos. Você pode, por exemplo, começar pelo final e terminar no início. Insira flashbacks para poder dar pulos temporais.[10]
    • Por exemplo: você pode começar com uma cena que mostre dois garotos enterrando o corpo de um homem mais velho em um bosque isolado; depois, volte no tempo e explique o que os levou a essa situação.
    • Só não deixe a estrutura do curta confusa para os telespectadores. Não sacrifique o sentido só para ousar ou brincar. Esse recurso deve contribuir com o enredo, não atrapalhá-lo.
  9. 9
    Pense em um final inteligente ou chocante. Muitos curtas-metragens são eficazes porque têm finais memoráveis. Geralmente, esse final é chocante ou dá uma reviravolta no que o telespectador estava esperando. Não resolva o conflito de forma óbvia.[11]
    • Por exemplo: no final, pode ser que a mãe do garoto tenha subornado o rapaz mais velho para que ele ajudasse a matar o alcoólatra.
Parte 3
Parte 3 de 3:

Ajustando a primeira versão do roteiro

  1. 1
    Leia a primeira versão do roteiro em voz alta. Assim, você vai poder enxergar melhor se o diálogo está natural e interessante, bem como ver se as cenas estão bem distribuídas.
    • Você também pode pedir para os seus amigos interpretarem os personagens do roteiro para ver se tudo está bem. Se eles forem talentosos, melhor ainda.
  2. 2
    Mostre essa versão do roteiro às pessoas e peça críticas e opiniões. Peça o feedback a amigos, parentes e colegas e pergunte se eles acham o enredo interessante. Descubra também se o final os surpreendeu.[12]
    • Se você conhece alguma pessoa que já escreveu roteiros ou trabalhou com cinema, peça ajuda a ela.
  3. 3
    Adapte o roteiro aos formatos adequados. Os roteiros de cinema são organizados de uma forma específica, que facilita a leitura. Você pode fazer os ajustes manualmente ou usar algum programa, como o Final Cut ou o Movie Magic. Alguns exemplos de formatação:
    • Cabeçalho: escrito em letra maiúsculas no início de cada cena; explica o local e a hora do dia em que a cena acontece. INT. indica que ela acontece em um espaço interior; EXT., por sua vez, indica que acontece do lado de fora. Por exemplo: "INT. CASA – NOITE" ou "EXT. ESTRADA – DIA".
    • Transições: mostram como/se a câmera está se mexendo de cena a cena; também são escritas em letra maiúscula. Exemplos mais comuns: FADE IN, FADE OUT, CORTE PARA etc.
    • Nomes dos personagens: os nomes dos personagens sempre são escritos em letra maiúscula. Por exemplo: "MÔNICA anda pela rua" ou "PAULO fecha a porta do quarto".
    • Para encontrar informações mais detalhadas sobre a formatação, acesse http://www.massarani.com.br/rot-formatacao-roteiro-cinema.html.
  4. 4
    Dê um título ao roteiro. Pense em algo memorável e breve. Muitas vezes, os títulos dos curtas têm só uma palavra, que descreve todo o enredo. Pense no conceito ou no tema da produção ou, se preferir, use o nome do protagonista.
    • Por exemplo: o curta "Alice" foca na personagem de mesmo nome.
  5. 5
    Busque um produtor para o curta. O produtor é a pessoa responsável por tentar conseguir financiamento para o filme e por contratar o elenco e a equipe técnica. Se preferir, você pode cuidar dessa parte por conta própria.
    • Se você for o produtor, tente captar subsídios do governo por meio de leis, como a Rouanet. Você também pode pedir doações a amigos e parentes.

Sobre este guia wikiHow

Coescrito por :
Escritora
Este artigo foi coescrito por Melessa Sargent. Melessa Sargent é Presidente da Scriptwriters Network, uma organização sem fins lucrativos que reúne profissionais de entretenmento que ensinam sobre a arte e o negócio de escrever scripts para TV e novas mídias. A organização oferece um programa educacional amplo, desenvolvendo acesso e oportunidades através de alianças com profissionais da indústria e incentivando melhorias no ramo da escrita na indústria do entretenimento. Este artigo foi visualizado 83 122 vezes.
Categorias: Redação
Esta página foi acessada 83 122 vezes.

Este artigo foi útil?

Obrigado por oferecer seu feedback! Leia mais artigos como este.
Obrigado por oferecer seu feedback! Leia mais artigos como este.
Lamentamos que o artigo não tenha sido útil. Eis alguns artigos similares que podem ser mais úteis para você.
Lamentamos que o artigo não tenha sido útil. Eis alguns artigos similares que podem ser mais úteis para você.