Muito sol ou sombra constante? Conheça 21 plantas muito resistentes

Estas espécies resistem a qualquer coisa: sol intenso, sombra permanente, pouca água e até mesmo a donos inexperientes. Conheça as variedades que preenchem pelo menos um desses requisitos

Por Por Stéphanie Durante


Listamos 21 plantas que resistem a qualquer coisa: sol intenso, sombra permanente, pouca água e até mesmo a donos inexperientes. Conheça as variedades que preenchem pelo menos um desses requisitos:

Vasos com cactos no projeto do paisagista Rodrigo Oliveira (Foto: Reprodução) — Foto: cactos, plantas, 620x455 (Foto: Reprodução)

1. Cactos são ideais para áreas externas. Eles gostam de muitas horas de luminosidade direta e pouca água. Ou seja, não tenha dó de deixá-los no sol e regue a cada sete ou dez dias. Projeto do paisagista Rodrigo Oliveira.

Clusia (Foto Evelyn Müller/Editora Globo) — Foto: Clúsia (Foto: Evelyn Müller / Editora Globo)

2. A clúsia pode ser cultivada até à beira-mar, onde outras plantas não sobreviveriam. Suporta de sol pleno à meia sombra, mas pede regas periódicas. Apresenta flores brancas, conhecidas como “cebola da mata”.

A caixa de madeira com rodízios lembra um caixote de feira e esconde o vaso com crássula na varanda do arquiteto Alexandre Skaff (Foto: Lufe Gomes/ Editora Globo) — Foto: A caixa de madeira com rodízios lembra um caixote de feira e esconde o vaso com crássula na varanda do arquiteto Alexandre Skaff (Foto: Lufe Gomes/ Editora Globo)

3. A crássula tem crescimento rápido e pode ser cultivada em áreas internas ou externas, adaptando-se facilmente. Prefere uma boa dose de luminosidade diária e pede pouca rega. Varanda do arquiteto Alexandre Skaff.

Vaso com iúca no projeto do arquiteto André Becker (Foto Leonardo Finotti/Editora Globo) — Foto: Projeto do arquiteto André Becker plantas-iuca-vaso-poltrona (Foto: Leonardo Finotti/Editora Globo)

4. Facilmente adaptável, a iúca vai bem em locais fechados e também resiste a sol pleno. As regas devem ser espaçadas, deixando o solo seco na maior parte do tempo. Suas folhas costumam juntar muito pó e, por isso, devem ser limpas constantemente. Projeto do arquiteto André Becker.

Hera (Foto: Thinkstock) — Foto: Hera (Foto: Thinkstock)

5. A hera vai bem a pleno sol ou à meia sombra e aguenta os climas mais variados. Ela pode ser usada como forração, trepadeira ou pendente. Projeto do paisagista Rodrigo Oliveira.

Dasilírio (Foto Edu Castello/Editora Globo) — Foto: O dasilírio gosta de sol intenso e de pouca rega. Mas é preciso tomar cuidado: sua haste serrilhada pode machucar. É recomendável plantar essa espécie em locais de pouca circulação (Foto: Edu Castello)

6. O dasilírio gosta de sol intenso e de pouca rega. Mas é preciso tomar cuidado: sua haste serrilhada pode machucar. É recomendável plantar essa espécie em locais de pouca circulação.

Lança-de-são-jorge no projeto da paisagista Ana Paula Magaldi. (Foto Edu Castello/Editora Globo) — Foto: Projeto da paisagista Ana Paula Magaldi lanca-de-sao-jorge-vaso-sala-mesa-de-centro-quadro (Foto: Edu Castello/Editora Globo)

7. A lança-de-são-jorge gosta de sol pleno ou boa iluminação indireta. Seu crescimento é lento, mas ela é muito resistente. A rega pode ser feita uma vez por semana, mas o vaso deve ter boa drenagem, pois a planta pode apodrecer com o acúmulo de água. Projeto da paisagista Ana Paula Magaldi.

Bulbine (Foto Edu Castello/Editora Globo) — Foto: Embora tenha aparência delicada, a bulbine tolera uma ampla faixa climática, podendo ser cultivada a pleno sol ou em sombra parcial. As regas devem ser periódicas (Foto: Edu Castello)

8. Embora tenha aparência delicada, a bulbine tolera uma ampla faixa climática, podendo ser cultivada a pleno sol ou em sombra parcial. As regas devem ser periódicas.

Fícus no projeto da paisagista Gigi Botelho (Foto Ricardo Novelli/Editora Globo) — Foto: O fícus foi plantado em um vaso plástico, escondido na terra. A paisagista Gigi sugere que a árvore tenha suas raízes podadas a cada ano, no diâmetro do vaso. (Foto: Ricardo Novelli)

9. O fícus aceita ser cultivado tanto a pleno sol como à meia sombra e pede poucas regas. Se plantá-lo em vaso, escolha bem o local, porque ele não gosta de mudanças depois de adaptado. Projeto da paisagista Gigi Botelho.

Babosa (Foto Edu Castello/Editora Globo) — Foto: Da família das suculentas, a babosa suporta tudo: sol pleno, meia sombra, pouca rega e variações bruscas de temperatura. Apresenta flores amarelas, brancas, vermelhas ou laranja (Foto: Edu Castello)

10. Da família das suculentas, a babosa suporta tudo: sol pleno, meia sombra, pouca rega e variações bruscas de temperatura. Apresenta flores amarelas, brancas, vermelhas ou laranja.

11. A espada-de-são-jorge tem crescimento lento, mas é resistente. Pode ser cultivada a pleno sol ou à meia sombra. Aguenta frio e calor e não precisa de muita água. Aliás, cuidado para não deixar o vaso encharcado.

Maciço de moreias no projeto do paisagista Roberto Riscalla (Foto Renato Corradi/Editora Globo) — Foto: Os maciços de moreia mantêm-se floridos durante quase todo o ano, sugerindo boas-vindas a quem entra no gazebo. Pela estrutura de madeira, notam-se as folhas enroscadas da trepadeira congeia, que floresce no fim do inverno e início da primavera. O deque é (Foto: Renato Corradi)

12. A moreia resiste ao frio e ao calor, mas prefere ser cultivada em clima moderado. Já as regas devem ser periódicas. Apresenta floração branca, com detalhes amarelos, e forma tufos densos. Por isso, as mudas devem ser plantadas com certa distância.

13. O pacová não gosta de sol direto e se contenta com boa luminosidade. É ideal para áreas internas e varandas que não recebem muito sol. Age moderadamente, deixando o solo levemente seco entre uma rega e outra.

Vaso maior com zamioculca no projeto do designer Marcelo Rosenbaum e do arquiteto Flávio Miranda (Foto Victor Affaro/Editora Globo) — Foto: Neste projeto assinado pelo designer Marcelo Rosenbaum e pelo arquiteto Flávio Miranda, a zamioculca foi plantada em um vaso de barro e posicionada no living do apartamento (Foto: Victor Affaro/Editora Globo)

14. Sol pleno não é com ela: a herbácea zamioculca gosta mesmo é de lugares sombreados e áreas internas. Quanto às regas, é preferível deixá-la passar sede a regar em excesso. Projeto do designer Marcelo Rosenbaum e do arquiteto Flávio Miranda.

Da família das suculentas, a rosa-de-pedra aguenta meia sombra, mas precisa de pelo menos quatro horas de sol por dia. Uma dica é mudar a posição do vaso. Regue pouco e evite derramar água nas folhas (Foto: Edu Castello) — Foto: Da família das suculentas, a rosa-de-pedra aguenta meia sombra, mas precisa de pelo menos quatro horas de sol por dia. Uma dica é mudar a posição do vaso. Regue pouco e evite derramar água nas folhas (Foto: Edu Castello)

15. Da família das suculentas, a rosa-de-pedra aguenta meia sombra, mas precisa de pelo menos quatro horas de sol por dia. Uma dica é mudar a posição do vaso. Regue pouco e evite derramar água nas folhas.

Agave em vaso (Foto Edu Castello/Editora Globo) — Foto: A agave pode ser cultivada à meia sombra, mas se desenvolve melhor a pleno sol. As regas devem ser regulares, porém sem exageros, e é recomendada a retirada dos brotos laterais em excesso. Projeto de Odilon Claro, da Anni Verdi (Foto: Edu Castello)

16. A agave pode ser cultivada à meia sombra, mas se desenvolve melhor a pleno sol. As regas devem ser regulares, porém sem exageros, e é recomendada a retirada dos brotos laterais em excesso. Projeto de Odilon Claro, da Anni Verdi.

17. Os ramos finos da giesta enganam à primeira vista, mas a planta pede poucos cuidados. Pode ser cultivada a pleno sol ou à meia sombra e pede poucas regas. As pontas dos ramos apresentam flores amarelas.

A bordadura de suculentas divide a área: do lado esq., patas-de-elefante com pedriscos; do lado dir., bambus-negros com pedras malucas, da Palimanan e painel de aço com tela metálica e vasos com columeias. Fonte da Anni Verdi. Banco executado pela Tableria das Madeiras. Projeto da paisagista Drica Diogo (Foto: Edu Castello/Editora Globo) — Foto: Jardim-bordadura-de-suculentas-patas-de-elefante-pedriscos-bambus-negros-pedras-malucas-columeias (Foto: Edu Castello/Editora Globo)

18. A pata-de-elefante adapta-se a sol pleno, meia sombra ou luz difusa e tolera bem diferentes temperaturas. As regas devem ser espaçadas e o solo precisa ser drenável, para evitar o apodrecimento das raízes.

Em primeiro plano, capim-do-texas em projeto do paisagista Alex Hanazaki (Foto Yuri Seródio/Divulgação) — Foto: Quintal. Plantadas em linha, as palmeiras washingtonia criam uma moldura para a piscina, que fica logo atrás da jabuticabeira de 40 anos. No canto esq., maciço de capim-do-texas rubro (Foto: Yuri Seródio / Divulgação)

19. O capim-do-texas requer pouquíssimos cuidados: pede pouca rega e vai bem a pleno sol, mas tolera meia sombra e temperaturas mais frias.

Dracena-de-madagascar (Foto: Edu Castello/Editora Globo) — Foto: A dracena-de-madagascar aceita baixos níveis de luz e, mesmo gostando de calor, vai bem em temperaturas mais baixas. É ótima para áreas internas, como corredores e vãos de escada. Pede rega abundante, mas nada de manter a terra ensopada. Deixe-a secar ent (Foto: Edu Castello)


20. A dracena-de-madagascar aceita baixos níveis de luz. Mesmo gostando de calor, vai bem em temperaturas mais baixas. Ideal para áreas internas, como corredores e vãos de escada. Pede rega abundante, mas sem terra ensopada. Deixe-a secar entre as regas.

Xanadu (Foto: Edu Castello / Editora Globo) — Foto: Xanadu (Foto: Edu Castello / Editora Globo)

21. A xanadu não aceita muito sol. Em compensação, fica bem à vontade em áreas de sombra ou meia sombra. As regas devem ser regulares: até duas vezes por semana, se estiver plantada no chão, e três vezes, se estiver em um vaso na varanda.

Mais recente Próxima O que fazer se o seu jardim tem muito sol, sombra ou vento

Leia mais