Artes

Espetáculo homenageia Helena Meirelles com elenco só de mulheres

Vida e a obra da eterna violeira de MS virou debate sobre questões relacionadas ao universo feminino, isso por meio da dança

Raul Delvizio | 20/01/2021 07:43
Vida e obra de Helena Meirelles vira inspiração para "Paraguaçu – Parteira de Si" (Foto: Lunar Fotografia)
Vida e obra de Helena Meirelles vira inspiração para "Paraguaçu – Parteira de Si" (Foto: Lunar Fotografia)

De amanhã (21) até o outro sábado do dia 30, um espetáculo de dança faz uma homenagem especial à violeira-cantora mais sul-mato-grossense de todas, Helena Meirelles. O show "Paraguaçu – Parteira de Si", da Sôma Cia de Dança, trabalhará no estilo contemporâneo sobre as questões do universo feminino da atualidade por meio da vida e obra da artista. A exibição é on-line e gratuita, com sessões sempre às 19h e 20h.

Em cena, serão sete intérpretes femininas e co-criadoras que, contando a história de Helena Meirelles, abrirão espaço também para a reflexão sobre os desafios da mulher na sociedade brasileira e em MS. Assim, espera-se gerar experiência através do movimento. 

"Pensar a identidade regional e olhar para o nosso quintal impulsionou essas jovens na concepção de um espetáculo de dança contemporânea que interpreta símbolos e singularidades do povo de MS por meio de Helena Meirelles, artista que é um dos maiores nomes da expressão raiz e cultural do nosso Estado. O que se vive no dia a dia, quase sem se perceber, vira elemento para caracterizar a obra", explica Paulo Oliveira, diretor geral do projeto.

O espetáculo conta com elenco só feminino; ao todo, são 7 intérpretes (Foto: Lunar Fotografia)

Além da dança de agora, palestras e uma roda de conversa sobre a mesma temática também já foram realizadas em novembro do ano passado, isso em lives no Instagram, se tornando uma linha condutora para o espetáculo que começa a ser apresentado a partir de amanhã. Tudo isso contou com o incentivo do FMIC (Fundo Municipal de Investimento Cultural) e da Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo).

As apresentações on-line e ao vivo de "Paraguaçu – Parteira de Si" seguem até o fim de janeiro por meio do canal no YouTube da companhia. Do dia 21 ao 23 e 30, as exibições serão às 19h e 20h; já no sábado do dia 31, serão três sessões: 18h, 19h e 20h.

Ingressos também podem ser retirados gratuitamente.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no