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Economia

Natal digital requer criatividade e estratégia de vendas

Mais da metade dos brasileiros pretende realizar as compras de final de ano por meio do comércio online

Redação Folha Vitória
audima
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Foto: Pixabay
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Em 2020, as compras online fizeram a diferença para muitas micro e pequenas empresas. E, por isso, é fundamental que o empresário esteja preparado para atender aos clientes, tanto pela internet quanto presencialmente. Até porque, mesmo com a reabertura dos estabelecimentos, muita gente ainda prefere manter o isolamento social e evitar sair de casa. O que reforça a importância de pensar em estratégias de vendas que contemplem os clientes que também vão optar pelas compras online.

Não acredita? Um estudo global chamado de “Back to Business, Holiday Edition”, realizado pela Visa em oito mercados ao redor do mundo, apontou que 54% dos brasileiros entrevistados vão realizar a maioria das compras de final de ano por meio do comércio eletrônico. E, mesmo com a atual crise econômica que atinge o nosso país, a previsão, segundo a pesquisa, é de que 89% dos brasileiros façam compras para o Natal, com 58% deles interessados em apoiar o comércio do bairro onde mora.

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Afinal, 2020 está sendo considerado o ano do comércio online. “A pandemia ampliou os olhares, do mundo, para o comércio por meio dos aplicativos, sites de vendas e outros meios digitais. Sem sair de casa, as pessoas se acostumaram a comprar pela internet, e passaram a ter maior confiança. Os receios foram caindo, e agora virou uma oportunidade a mais para o empreendedor, que precisa pensar no seu negócio também para atender a esse público que prefere comprar pela internet”, comenta o analista do Sebrae/ES, Rafael Botelho.

Dicas de presentes

Faça algumas dicas de presentes de final de ano e apresente-os em suas redes sociais. Capriche na foto e na apresentação dos produtos, mostrando de que forma os clientes podem presentear seus amigos ou parentes. As dicas também podem ser em forma de listas de presentes, com opções variadas, sempre explicando a funcionalidade dos produtos.

Diálogo na rede

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Estenda a qualidade do atendimento presencial para o mundo virtual. É preciso estar atendo às mensagens que chegam no site ou nas redes sociais, com dúvidas e informações sobre os produtos. Uma resposta ágil facilita o atendimento e melhora a relação com o cliente. Opte por textos padronizados, que atendam às perguntas mais frequentes, e já os deixe prontos, para agilizar as respostas.

WhatsApp

Não dá para esquecer do WhatsApp. Ele é canal direto com o cliente, melhor até que os e-mails. Mas também não dá para abusar e encher o celular do cliente com mensagens diárias. Crie um planejamento para suas abordagens, pensando em quais assuntos merecem ser melhor divulgados, vistos por mais pessoas. Promoções sempre são ótimas para serem espalhadas pelo WhatsApp, assim como materiais exclusivos ou formas especiais de pagamento.

Atendimento personalizado

Cliente adora ser atendido de forma exclusiva. E dá para fazer isso pela internet, também. Uma opção é oferecer serviços especiais, como um espaço especial para suporte de dúvidas ou oferecer um serviço de entrega gratuita para o produto comprado. Outra opção é criar cartões personalizados, com os nomes dos clientes; ou enviar textos direcionados a cada um. Essa relação mais íntima pode ampliar a confiança e se concretizar em mais vendas.

Pagamento especial

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Também é possível gerar formas especiais de pagamento, pela internet. Aliás, com a digitalização dos meios de pagamento, ficou ainda mais fácil criar essas vantagens na hora de realizar as compras. Uma opção é oferecer cupons de desconto, pelas redes sociais, para clientes que realizam a primeira compra online; ou disponibilizar vale presentes virtuais. Também vale ampliar o desconto em caso de compras maiores, a partir de um determinado valor. Além de pensar em combos e kits promocionais.

Brindes

Quem não ama um brinde? Às vezes, melhor que oferecer desconto é dar um brinde para o cliente. Que tal presenteá-lo com algum produto exclusivo da loja? Esse bônus pode ser oferecido para compras acima de um determinado valor.

Clima natalino

Use as redes sociais para mostrar a decoração da sua loja, ou para apresentar os produtos que estão à venda. Todos eles podem receber uma “carinha natalina”, com as cores e os símbolos dessa data tão festiva. Também é importante mudar o visual das redes sociais, trazendo elementos que remetam ao Natal. Pode ser a foto do perfil, por exemplo, assim como as postagens, que também podem seguir o clima natalino. Aproveite esse período para promover produtos e serviços que agregam valor e garantem maior retorno financeiro para o seu negócio.





















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