8 Seleções Favoritas para a Copa do Mundo 2018

Reprodução

Confira quais são os países que saem da frente no Torneio da Rússia

Leonardo Filomeno Jornalista, Sommelier de Cervejas, fã de esportes e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia
Autor

Futebol é um dos poucos esportes em que o acaso pode ser um grande fator na hora de um time sagrar-se campeão. E, por mais que o maior torneio do planeta reúna as melhores seleções, enquanto algumas estão só pela participação, outras tantas até despontam como possíveis zebras, e, é claro, existem as favoritas para a Copa do Mundo 2018.

+ Tudo o que você precisa saber sobre a Copa da Rússia
+ Melhores Memes da Copa 2018
+ Todas as Camisas da Copa do Mundo 2018

Estas últimas são países que já deram seu cartão de visita. Através da tradição em Copas anteriores, pelo sempre regular rendimento em campo ou por ter um elenco recheado de grandes jogadores.

Fazer essa seleção não é fácil. Para ajudar nesta hora, resolvemos aqui cruzar as análises de grandes especialistas da área junto com um cálculo feito pelo renomado site Opta, conhecido por suas estatísticas esportivas. E afirmo que as listas cruzaram quase que por completa.

Para este último, sua pesquisa se baseia nos dados ofensivos e defensivos de cada país, levando em conta as performances das seleções em todos os resultados oficiais nos quatro anos anteriores à Copa do Mundo, incluindo eliminatórias, campeonatos da confederação, amistosos e performance nas duas Copas anteriores (2010 e 2014). Além disso, os confrontos no torneio mundial de 2018 também são levados em conta.

+ Confira os apelidos das 32 seleções da Copa

Com isso em conta, selecionamos as 8 Seleções Favoritas para a Copa do Mundo 2018. Conheça cada uma delas e pontos fortes:

Brasil


Chances estatísticas: 14,2%

Cabeça de Chave do Grupo E, segundo o site de estatísticas, é o grande favorito da lista. E não é pra menos, a comando do técnico Tite, o Brasil fez uma recuperação perfeita nas eliminatórias da Copa, com dez vitórias e dois empates no comando do treinador, conquistando 32 pontos.

Uma equipe consistente, que tem uma forma própria de jogar, Tite deu uma cara a seleção, que antes era uma simples reunião de bons jogadores. O time une qualidade com segurança defensiva, com destaque para o bom desempenho do goleiro Alisson, um dos melhores do mundo.

+ Tudo o que você precisa saber do Brasil na Copa

Neymar é a grande estrela do time que, apesar da sua recente contusão, vai conseguir se recuperar a tempo de jogar no torneio. Outro ponto positivo do elenco é que, por enquanto, não apareceu a ‘Neymardependência’, com o time mantendo a sua qualidade mesmo sem o craque.

Casemiro, Marcelo, Gabriel Jesus e Philippe Coutinho são outros grandes craques que serão responsáveis por levar o Brasil para seu quinto título mundial.

+ Conheça o grupo E na Copa da Rússia 2018

Alemanha


Chances estatísticas: 11,4%

Tetracampeã e última vencedora do torneio mundial, os atuais campeões do mundo terminaram as eliminatórias na liderança do Grupo C, com 100 % de aproveitamento (10 vitórias em 10 jogos) com 30 pontos ganhos.

+ Saiba tudo sobre o favoritismo alemão na Copa da Rússia

Cabeça de chave no grupo F, a Alemanha é a favorita para a primeira vaga neste grupo considerado um dos mais difíceis da Copa, com México e Suécia correndo por fora. Os germânicos continuam com um elenco forte. Comandada pelo técnico Joachim Low, a seleção conta com o craque Toni Kroos, do Real Madrid, um meia marcador, que organiza as jogadas e ainda ataca.

A Alemanha ainda tem o ponta-esquerda Müller e um centroavante jovem de velocidade, Timo Werner. Khedira, Kroos, Ozil são outros craques que completam bem o elenco.

+ Conheça o grupo F na Copa do Mundo 2018

Argentina


Chances estatísticas: 10,9%

Apesar de quase ficar de fora da Copa do Mundo 2018, o craque Lionel Messi foi na bacia das almas salvar a Argentina da vergonha e garantiu sua classificação no jogo final, contra o Equador. Com a conquista da vaga, o time portenho ganhou forças e deixa nos pés de Messi as chances para tentar levar este torneio.

+ Confira uma análise completa da seleção Argentina

O lado positivo é que a vice campeão de 2014 não tem peso nenhum para este torneio, sendo considerada por alguns especialistas até como fora dos favoritos.

O técnico Jorge Sampaoli é o responsável por montar a equipe que vai para a Rússia com nomes como os meias Mascherano e Di María, além dos atacantes Sergio Agüero e Gonzalo Higuaín.

+ Conheça o grupo D na Copa do Mundo 2018

França


Chances estatísticas: 10,5%

Campeã mundial em 1998 e vice da Eurocopa em 2016, a França é a cabeça de chave do grupo C e deve passar fácil como líder do grupo.

+ Veja informações completas da seleção Francesa para a Copa do Mundo 2018

Comandada por Didier Deschamps, e dona de uma campanha de Eliminatória sem nenhum risco, garantindo a liderança com sete vitórias, dois empates e uma derrota.

É um time que tem uma boa força física e um poderio ofensivo muito forte. Com jogadores como Antoine Griezmann e Olivier Giroud no ataque e Paul Pogba comandando o meio-campo, os Bleus estão bem cotados para ir longe no torneio.

+ Conheça o grupo C na Copa da Rússia 

Espanha


Chances estatísticas: 9,3%

Campeã do mundo em 2010, a Espanha tenta apagar a imagem da última Copa, quando foi eliminada de maneira vergonhosa ainda na fase de grupos. Para chegar ao torneio, foram nove vitórias e apenas uma derrota nas Eliminatórias do continente e a liderança no Grupo G.

+ Saiba de informações completas da seleção Espanhola para a Copa da Rússia 

Na Copa da Rússia 2018, a seleção entrou no grupo B e vai disputar o primeiro lugar com seu grande adversário Portugal, de Cristiano Ronaldo.

Com grande consistência defensiva, é um time que articula bem as jogadas, gosta de trabalhar a bola e conta com um alto nível de inteligência. Um dos craques da seleção, o Iniesta não é o mesmo em termos físicos, mas o talento e experiência são pontos positivos. Jogadores como Carvajal, Sergio Ramos, Busquets e David Silva são um diferencial.

+ Conheça o grupo B na Copa do Mundo 2018

Bélgica


Chances estatísticas: 3,8%

A terceira melhor seleção do mundo (segundo ranking da Fifa), a Bélgica mantem o título de seleção forte e promete dar trabalho para os adversários. Nas Eliminatórias desta Copa da Rússia, a equipe do técnico Roberto Martinez saiu invicta, com nove vitórias e um empate.

+ Veja todas as informações sobre a seleção Belga

Como pontos positivos, é apontada desde a última Copa do Mundo como uma seleção promissora e com bons talentos. Os belgas vêm pra a Rússia com a mesma base de jogadores da Copa do Mundo 2014, no Brasil. Além disso, a maioria dos jogadores de sua seleção são titulares em seus clubes e eles são apontados como craques por onde atuam. É o caso de Kevin de Bruyne, jogador do Manchester City e peça fundamental do time do técnico Guardiola, assim como Romelu Lukaku, jogador do Manchester United.

A grande estrela do time é o meia-atacante Eden Hazard, que joga pelo Chelsea e comandou o clube nas conquistas dos últimos títulos da Premier League.

+ Conheça o grupo G na Copa da Rússia

Portugal


Chances estatísticas: 3,3%

Quarta do ranking da Fifa, campeão da Eurocopa de 2016, e com um louvável aproveitamento de 90% nas eliminatórias (nove vitórias e uma derrota), Portugal chega a esta copa do mundo com um status jamais atingido para um mundial. Como cabeça de chave do grupo B, é um dos favoritos e vai disputar a primeira vaga no grupo com sua rival Espanha.

+ Confira informações completas da seleção Portuguesa para a Copa do Mundo 2018

A equipe comandada por Fernando Santos tem uma mescla boa de jogadores experientes com novos valores de qualidade. Mas, sem sombras de dúvida, o foco das atenções recaem para Cristiano Ronaldo. Com cinco Bolas de Ouros conquistadas, o craque sem dúvida é o principal nome de Portugal no Mundial. Ele já provou que para ele não há limites. É um jogador muito ambicioso, tanto coletivamente como individualmente e seu espírito contagia.

Portugal abre o Mundial com os espanhóis, no dia 15 de junho, em Sochi, e o duelo irá marcar não só o encontro de Cristiano Ronaldo com a Espanha, como também com grande parte de seus companheiros do Real Madrid.

+ Vejas as frases dos ônibus das seleções na Copa 

Uruguai


Chances estatísticas: 3%

O segundo colocado nas Eliminatórias Sulamericanas, o Uruguai terminou o torneio classificatório com 31 pontos, atrás apenas do Brasil, que fez 41, e alcançando uma vaga direta para a Copa do Mundo 2018.

+ Saiba informações completas sobre a seleção Uruguai para a Copa do Mundo 2018

O time Celeste é o favorito para liderar o grupo A, muito de sua vantagem vem por causa de uma das maiores duplas de ataque do planeta: Luis Suárez (Barcelona) e Edinson Cavani (PSG), que são responsável por balançar as redes dos adversários. Além disso, a segurança defensiva com o zagueiro Diego Godín (Atlético de Madrid) também é um ponto forte.

Outro ponto curioso é seu comandante, o técnico Oscar Tabarez, há 11 anos no cargo. É o treinador a mais tempo no comando entre as 32 seleções classificadas para a Copa do Mundo 2018.

Com uma seleção forte e recheada de jogadores experientes e com bagagem no futebol europeu, o Uruguai tenta retomar as glórias do passado. Apesar de não entrar na Copa de 2018 como uma das principais favoritas, tem o potencial e tradição de surpreender e quer usar isso para, quem sabe, chegar às fases mais agudas da competição.

+ Conheça o Grupo A da Copa da Rússia

 

 

 

Curtiu? Compartilhe!

+1 minuto! veja algumas recomendações?

Como esse conteúdo te ajudou?