X

Exercícios sobre Neoclassicismo com Gabarito

Exercícios sobre Neoclassicismo com Gabarito

O Neoclassicismo foi o movimento predominante na arquitetura e na arte do final do século XVIII e início do século XIX. Ele foi caracterizado por retornar ao estilo grego e romano. Leia nosso resumo, faça exercícios sobre Neoclassicismo e esteja preparado para os maiores vestibulares do país!

Neste artigo, você encontrará todos os temas abaixo. Clique em um dos tópicos abaixo para ir direto ao conteúdo da sua escolha:

  1. Neoclassicismo: o novo clássico
  2. Características do Neoclassicismo
  3. Arquitetura neoclássica
  4. Literatura neoclássica
  5. Pintura neoclássica
  6. Escultura neoclássica
  7. Exercícios sobre Neoclassicismo
  8. Gabarito

Quando você terminar as questões sobre o Neoclassicismo, faça o nosso Simulado Enem. Coloque em prática todo o seu estudo, escolhendo as matérias que deseja treinar.

A Arte e a História sempre andaram bem próximas, por isso, é muito importante entendermos os movimentos artísticos ao longo do tempo. Neste post estudaremos o Neoclassicismo, um importantíssimo conteúdo para sua aprovação no vestibular. Mas que tal estudar também sobre o Classicismo? Conheça a inspiração desse movimento artístico.

Neoclassicismo: o novo clássico

Sempre que vemos o prefixo “neo”, devemos ter em mente que ele sugere o novo, ou seja, algo que já existiu e está sendo resgatado de uma nova maneira. Esse é o caso do Neoclassicismo, ou seja, o novo classicismo. Um resgate ao clássico, àquela herança de Roma e Grécia.

O Neoclassicismo surgiu no século XVIII e espalhou-se durante a primeira metade do século XIX. Esse movimento buscou se opor ao rebuscamento, aos exageros e às complexidades do Barroco.

Quais são as características do Neoclassicismo?

  • Imitação da natureza;
  • Oposição ao Barroco e Rococó
  • Influência da arte da Grécia e de Roma (arte clássica);
  • Valorização do passado histórico;
  • Forte influência dos ideais iluministas;
  • Temas do cotidiano e temas mitológicos
  • Simplicidade e equilíbrio na forma;
  • Uso de proporção e clareza;
  • Racionalismo, academicismo e idealismo;

Arquitetura Neoclassicista

A arquitetura neoclássica baseou-se no estilo grego, no romano e nas obras feitas durante o Renascimento.

Catedral de São Paulo, em Londres

Características principais da arquitetura neoclássica:

  • Plantas retangulares e simétricas;
  • Uso de materiais nobres, como pedra, mármore e granito;
  • Altas colunas;
  • Simplicidade das formas;
  • Jardins com padrões geométricos;
  • Fachadas com colunatas, rotundas, frontões e pórticos;
  • Presença de abóbada de berço ou de aresta no centro da construção.

Aqui no Brasil também temos um famoso exemplo de estrutura neoclássica, o Palácio do Itamaraty no Rio de Janeiro.

Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro

Literatura Neoclássica

O Arcadismo foi o principal movimento literário atrelado ao neoclassicismo. Ele foi uma escola literária que surgiu na Europa do século XVIII. Neste resumo do Arcadismo você entenderá porque ele é conhecido por se opor ao estilo barroco, inspirando-se em preceitos do Iluminismo.

Principais características da Literatura Neoclássica (Arcadismo):

  • Busca pelos valores da natureza;
  • Busca pela espontaneidade dos sentimentos;
  • Busca pela exaltação da pureza;
  • Busca pela valorização da ingenuidade e da beleza;
  • Presença de elementos estéticos, como a mitologia pagã;
  • Presença de características reformistas;

Ao final, coloque em prática seu conhecimento com esta lista de exercícios incríveis sobre Arcadismo que o Beduka preparou para você!

Um famoso  exemplo de obra brasileira do arcadismo é o livro “Caramuru” do frei Santa Rita Durão

“Caramuru”, 1781.

Pintura Neoclássica

Com a inspiração das artes clássicas, os artistas neoclássicos buscaram o realismo, o racionalismo e o equilíbrio das cores.

Nada mais lindo do que observar um quadro, né? Faça essa experiência e veja abaixo os quadros dos mais famosos pintores neoclássicos:

Jacques-Louis David (1748 – 1825):

“O Juramento dos Horácios”, 1784

Jean Auguste Dominique Ingres (1780 – 1867):

“A Grande Odalisca”, 1814

Escultura Neoclássica

Quem nunca viu as esculturas feitas na Grécia e em Roma, onde o mármore parece que vai ganhar vida e sair andando por aí?

Pois bem, muitas dessas esculturas que nós vemos, na verdade não foram feitas na Grécia ou na Roma antiga, mas sim nas Nações modernas do período neoclássico, alguns séculos após o fim daquela história romana que vemos ao estudar sobre o Império (27 a.C.  – 476 d.C.), ou aquela história grega (326 a.C. – 146 a.C.) que vemos ao falar sobre os filósofos.

Veja um exemplo onde a escultura parece ter sido feita na Grécia ou na Roma antiga, mas na verdade é uma obra neoclássica que traz uma harmonia de proporção e das formas, relacionados à mitologia e ao heroísmo:

“Vênus vencedora” de Antonio Canova

Exercícios sobre o Neoclassicismo

Uau, estudar arte realmente tira o fôlego com tanta beleza, mas, para além de saber apreciar, devemos saber interpretar. 

Agora chegou o momento de colocar em prática todo o seu conhecimento fazendo exercícios sobre o Neoclassicismo

Parabéns por ter lido até aqui, você deu mais um importante passo para entrar na sua faculdade ideal!

Baixe gratuitamente o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o ENEM.

Questão 1 – (MACKENZIE 2010) 

Neste ano, em que comemoramos as relações Brasil-França,verificamos a que as interfaces que ligam as duas nações são marcantes ao longo de toda a nossa história. A presença da família real portuguesa no Brasil, em 1808, motivou, entre outros eventos, a vinda da Missão Artística Francesa, em 1816, porque

a) o estilo neoclássico trazido pelos artistas franceses traduzia o modelo ideal de civilização, de acordo com os padrões da classe dominante europeia, sendo essa a imagem que o governo português desejava transmitir, nesse momento, do Brasil.

b) a arte acadêmica, fruto da Missão Francesa chefiada por Joaquim Lebreton, tinha, como objetivo, alterar o gosto e a cultura nacional, ainda marcadamente influenciada pela opulência do Barroco e pela tradição indígena.

c) a arte acadêmica, afastando-se dos motivos religiosos e exaltando o poder civil, as datas e os personagens históricos, agradava mais às classes populares nacionais, ansiosas por imitarem os padrões europeus.

d) somente artistas franceses poderiam retratar, com exatidão e competência, a paisagem e os costumes brasileiros, modificados com a vinda da família real para a colônia.

e) era necessário criar, na colônia, uma Academia Real de Belas Artes, a fim de cultivar e estimular, nos trópicos, a admiração pelos padrões intelectuais e estéticos portugueses, reconhecidamente superiores

Questão 2 – (CESGRANRIO 2011) Com a criação da Academia Imperial de Belas Artes por D. João VI, foram contratados artistas franceses, do Instituto de França, vanguarda na época. Ao chegarem ao Brasil, esses artistas instituíram uma escola que professava a estética artística denominada

a) expressionista

b) gótica

c) barroca

d) impressionista

e) neoclássica

Questão 3 – (UNICANTO) O neoclassicismo foi um movimento artístico, surgido na Europa por volta de 1750, durando até meados do século XIX.

Este movimento teve como objetivo principal resgatar os valores estéticos e culturais das civilizações da Antiguidade Clássica (Grécia e Roma). A arte neoclássica era:

a) Voltada para a religião.

b) Voltada para a população de classe baixa.

c) Uma arte acadêmica.

d) Uma arte que buscava a fuga das regras.

e) Uma maneira de enxergar o mundo.

Respostas dos exercícios sobre o Neoclassicismo

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: a) o estilo neoclássico trazido pelos artistas franceses traduzia o modelo ideal de civilização, de acordo com os padrões da classe dominante europeia, sendo essa a imagem que o governo português desejava transmitir, nesse momento, do Brasil.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: e) neoclássica

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: c) Uma arte acadêmica.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios sobre o Neoclassicismo? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Categorias: Literatura
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.