Vendendo faixa pela internet? Briga na família Gracie depois de curso online ser duramente criticado

Hélio Gracie, o mestre da família

Pagando uma mensalidade de 35 dólares (R$ 140), você pode se tornar um faixa-preta graduado por um Gracie com aulas pela internet. Os irmãos Rener e Ryron Gracie criaram o ‘Gracie Online University’, um método de ensino online que teria mais de 119 mil alunos em 186 países, segundo a imprensa americana.

O curso de jiu-jitsu virtual não agradou alguns Gracies famosos. Royler Gracie e o tio de Rener saíram em público para protestar. Disseram que Rener e Ryron estariam vendendo faixas pela internet. A crítica foi replicada pelo famoso treinador de jiu-jitsu Robert Drysdale que ainda afirmou que o Hélio Gracie, avô de Rener e Ryron, sentiria "vergonha dos netos".

Irritados com as reclamações, Rener escreveu uma nota para reafirmar a convicção de que faz bem às artes marciais ao difundir o jiu-jitus pela internet. E ainda foi sarcástico ao agradecer à publicidade gratuita que fizeram ai reclamar do curso, o que teria atraído novos alunos.

Nota de esclarecimento publicada por Rener Gracie:

“Ontem, apareceu um artigo no meu Facebook, com a minha cara e uma manchete sugerindo que meus esforços, junto com Ryron, para perpetuar o jiu-jitsu estão tendo um impacto negativo no legado dos meus antecessores. Fiquei chateado e a minha primeira reação foi de preparar uma longa resposta refutando todos os mitos e equívocos sobre a ‘Gracie Online University’ (como a ideia de que os alunos da GU não treinam e suam tanto quanto os outros). Mas, quando entrei no sistema essa manhã, notei que a média das novas inscrições diárias havia dobrado. Ao longo das últimas 48 horas, 174 novos estudantes, de 28 países diferentes, já começaram a viagem do jiu-jitsu com a gente.

Dos 174 alunos novos, a maioria são faixas-brancas localizados a 160 km ou mais do mais próximo centro de treinamento certificado ou qualquer outra academia qualificada. Mas possuem a disciplina e motivação para encontrar um grupo de parceiros de treino e aprender como meu avô fez, através da observação aguçada e um monte de informação, ao usar tentativa e erro para perseguir a perfeição. Há também um bom número de faixas azuis e roxas que vão aproveitar o acesso ao nosso currículo linear para certificar que estão aprendendo os aspectos mais importantes do jiu-jitsu.

Fiquei chateado no início, mas depois de refletir sobre a situação eu percebo que a coisa certa a fazer seria enviar um pequeno presente para cada um dos nossos críticos mal informados. Graças a eles, 174 novos alunos vão começar a aprender jiu-jitsu.“

Leia mais na versão mobile