• 08/04/2020
  • Redação | Fotos: Clovis de Souza Prates e Lenara Petenuzzo
Atualizado em
Coletivo 'Arquitetos Voluntários' constrói espaço para profissionais de saúde em hospital de Porto Alegre (Foto: Clovis de Souza Prates / Divulgação)

(Foto: Clovis de Souza Prates / Divulgação)

O coletivo "Arquitetos Voluntários", criado para ajudar hospitais e profissionais de saúde em meio à pandemia de Covid-19, entregou na última segunda-feira (06/04) o projeto para uma sala de descompressão no novo prédio do Hospital de Clinicas de Porto Alegre. Com 370 m², a área fica localizada no espaço térreo e deve servir como local de repouso para os profissionais do hospital que enfrentam a pandemia. 

O espaço possui copa, dormitórios, vestiários e sala privada. A sala de descompressão ganhou poltronas, cadeiras e puffs para uso dos profissionais. A decoração tem tom neutro, para não destoar do ambiente hospitalar, mas também conta com alguns pontos de cor nos móveis para dar vida e aquecer o ambiente. Diversas empresas de eletrodomésticos, decoração e revestimento estão colaborando com o coletivo, que deve realizar projetos do tipo em pelo menos mais quatro hospitais no País. Colaboraram com a sala de descompressão do Hospital de Clinicas de Porto Alegre as empresas Gobbi Novelle, Tradesign, Saccaro, Ortobom, Manjabosco Decor, Decor +, EXS Eletrodomésticos, Multiservice, Galeria Gravura, Marcelo Hubner, SM Concept, Click Decora, DellAnno, Sano,Cadesul, Costura do Bem, SC Vidros, Galart, Bela Vista Molduras, Lea Japur Paisagismo, e Ades Fretes.

"Esse ambiente é um carinho do Hospital de Clínicas para o profissional da saúde, é um abraço para essas pessoas que, em alguns momentos, nem para casa conseguirão voltar", afirma a arquiteta Daniela Giffoni, idealizadora do projeto. O coletivo conta também com os mentores Bianca Russo, Cynthia Garcia, Erika Listo, Felipe Helfer, Karen Feldman, Mádia Santos Borges e Marcelo Minuscoli. Cada um é responsável por uma equipe de voluntários e por um hospital específico. Para continuar com o projeto, o Arquitetos Voluntários busca novos parceiros e realiza uma arrecadação de fundos, que serão convertidos em produtos e materiais necessários aos projetos.

Acompanha tudo de Casa Vogue? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!

Coletivo 'Arquitetos Voluntários' constrói espaço para profissionais de saúde em hospital de Porto Alegre (Foto: Clovis de Souza Prates / Divulgação)

(Foto: Clovis de Souza Prates / Divulgação)

Coletivo 'Arquitetos Voluntários' constrói espaço para profissionais de saúde em hospital de Porto Alegre (Foto: Lenara Petenuzzo / Divulgação)

(Foto: Lenara Petenuzzo / Divulgação)