Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

A origem do Dia dos Avós

Os avós de Jesus Cristo são apontados como a motivação original da data em que se celebram os avós

Por Da Redação
Atualizado em 26 jul 2020, 12h20 - Publicado em 26 jul 2020, 12h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Dos vários mistérios da origem de Jesus Cristo e sua família, está a figura da avó dele, Santa Ana, com uma história pouco conhecida. Ainda assim, é no dia da padroeira das grávidas (porque Ana foi mãe tardiamente e Maria teria sido fruto de um milagre), que se celebra o Dia dos Avós.

    Publicidade

    A avó de Jesus só aparece na narrativa do Evangelho de Tiago, um livro escrito provavelmente no primeiro século, mas que não faz parte dos Evangelhos reconhecidos pela Igreja Católica oficialmente.

    Publicidade

    Segundo os escritos, Ana, que era casada com São Joaquim, viviam em Jerusalém. Como era o costume da época, ela casou cedo, mas era considerada estéril, porque, mesmo anos após o casamento, continuava sem filhos. Era ainda comum na época atribuir à mulher “a culpa” de não engravidar, além de que as mulheres “estéreis” eram vistas como amaldiçoada por Deus e sofriam grandes humilhações. Joaquim era censurado pelos sacerdotes por não ter filhos, mas não se separou de Ana. Os dois aguentaram a pressão juntos. Como mantinham a fé e eram religiosos, rezavam e, depois de quase perderem as esperanças, Joaquim decidiu fazer penitência sozinho, no deserto. Ficou 40 dias isolado e, segundo Tiago, após a aparição de um anjo confirmando que as orações foram ouvidas, ele voltou para casa. O mesmo anjo apareceu para Ana, com a mesma mensagem. Após o retorno de Joaquim, Ana finalmente engravidou de Maria. A primogênita do casal nasceu no dia 8 de setembro de 20 a.C., mas Santa Ana teria morrido quando a filha completou apenas três anos de idade.

    Em 1584, o Papa Gregório XIII fixou 26 de julho como o dia para celebrar Santa Ana. Na década de 1960, o Papa Paulo VI juntou a esta data a comemoração de São Joaquim também. Assim, por causa da história da dedicação dos pais de Maria, que se mantiveram unidos mesmo nas adversidades, que o dia de 26 de julho passou a ser considerado o dia dos avós.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.