IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Brasil já tem mais de 200 shoppings reabertos; protocolo indica medidas

1º.jun.2020 - Movimento no Vale Sul Shopping, em São José do Campos, interior de São Paulo, no primeiro dia de reabertura das lojas - Lucas Lacaz Ruiz/Estadão Conteúdo
1º.jun.2020 - Movimento no Vale Sul Shopping, em São José do Campos, interior de São Paulo, no primeiro dia de reabertura das lojas Imagem: Lucas Lacaz Ruiz/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

03/06/2020 17h48

O Brasil já tem 218 shopping centers abertos no país em meio à crise do novo coronavírus. O estado com mais centros comerciais em funcionamento é São Paulo, com 38. Mas os estabelecimentos devem seguir um protocolo de segurança sanitária.

São regras determinadas pela Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers). A lista inclui medidas de higienização de ambientes, distanciamento social, testagem de colaboradores e horários de trabalho alternados entre os funcionários.

Veja todas as medidas:

  • Horário reduzido de funcionamento;
  • Distanciamento físico das instalações das lojas, centros de alimentação etc;
  • Obrigatoriedade do uso de máscaras por funcionários;
  • Uso de termômetros para medir a temperatura de clientes e funcionários;
  • Controle de acesso de clientes às lojas, para evitar aglomerações;
  • Possibilidade de home office para colaboradores que estejam em grupo de risco;
  • Reforço na higienização de áreas comuns e locais de circulação, como elevadores, escadas rolantes e corrimãos.

"Embora a reabertura de shopping centers e outros comércios seja positiva para muitas lojas, já que os alugueis tendem a ser muito caros, há a clara necessidade de cuidados e medidas de proteção tanto para clientes quanto para funcionários, já que a reabertura pode resultar em aglomerações", disse Thomas Carlsen, da empresa Mywork, de controle de ponto.

Depois de São Paulo, com 38 shoppings em funcionamento, vêm Rio Grande do Sul (36), Paraná (35) e Santa Catarina (24). A tendência é de que o número de centros comerciais reabertos cresça ainda mais nas próximas semanas, com a flexibilização em cada estado.