• Daniela Frabasile, de Austin (EUA)
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Shanying Leung, diretor de design da Ant Financial, no SXSW 2019 (Foto: época negócios)

Shanying Leung, diretor de design da Ant Financial, no SXSW 2019 (Foto: época negócios)

Um dos primeiros slides mostrados por Shanying Leung, diretor de design da Ant Financial, traz uma foto de 40 anos atrás. “Por que eu gosto de mostrar essa foto minha e do meu irmão na cidade onde morávamos, na área rural da China?”, pergunta ele a uma sala lotada. “Eu quero mostrar como a China mudou muito nas últimas décadas”, afirma à plateia em uma das primeiras palestras do festival South by Southwest 2019.

A segunda maior economia do mundo, com um PIB de US$ 14,7 trilhões em 2018, hoje é conhecida pelo avançado sistema de pagamentos digitais. A falta de um grande sistema de cartões de crédito e o rápido avanço do e-commerce criaram as condições para que a tecnologia cashless decolasse por lá. “Sempre acho estranho quando venho aos EUA porque tenho que levar minha carteira a todos os lugares”, diz ele. Mas ainda há muito a caminhar.

Para Shanying Leung, expandir as oportunidades da economia digital para todos é uma responsabilidade das empresas como a Ant Financial, unicórnio criado a partir do braço financeiro da Alibaba. “Temos 1,4 bilhão de pessoas, e ainda há pequenos negócios e vendedores de rua que não têm dinheiro para comprar os aparelhos necessários para os pagamentos digitais”, diz ele. Uma solução, criada pela Ant Financial, foi um QR code por meio do qual essas pessoas podem receber pagamentos, sem precisarem de terem um celular ou outra ferramenta. Para o comerciante, o crachá com o QR Code custa US$ 0,50. "Assim, essas pessoas podem também se beneficiar desse desenvolvimento."

Nessa caminhada, defende, o design importa. E a Ant Financial parece concordar com ele: neste ano, a equipe abaixo de Shanying Leung passou de pouco mais de 100 funcionários para 250.

Inteligência artificial
"Não sou especialista no assunto, mas me disseram que se eu colocasse 'inteligência artificial' no título da palestra, ficaria lotada", brinca ele, antes de explicar o que a Ant Financial vem fazendo na área.

A empresa criou um sistema, com base em inteligência artificial, que gera automaticamente variações de tamanho e cor de peças publicitárias. Há também um programa inteligente para copywriting, que gera slogans e tags para os produtos anunciados no Alibaba. “Para mim, como designer, isso não é tão importante. Google e outras empresas estão todas fazendo a mesma coisa”, diz. “Eu posso – como fiz – vir aos EUA, fazer cursos de design e trabalhar para uma grande empresa de tecnologia. Mas, na China, há 100 milhões de pequenos negócios, e eles não sabem se o design funciona para eles, e não têm acesso às ferramentas que eu tenho.”

Ter uma atenção centrada na experiência do consumidor nos aplicativos – mantra repetido por vários líderes empresariais dos últimos anos – não é mais suficiente. É preciso pensar no design de forma mais ampla, levando em conta também as experiências dos usuários no mundo off-line, diz ele.

Shanying Leung mostrou alguns exemplos de cartazes e pôsteres simples de negócios da China. Um serviço lançado pela empresa tenta ao menos reduzir a diferença de qualidade entre os cartazes feitos por profissionais e os feitos por leigos. Com um ou dois cliques, o Creative Poster Alipay cria cartazes para esses pequenos negócios. “Sabemos quem são eles, o que eles vendem e quais são as preferências dos clientes que frequentam aquele estabelecimento”, explica Shanying Leung.

Além de criar o design, o aplicativo mostra, com realidade aumentada, como ficaria a propaganda na loja, e os diferentes tamanhos disponíveis. Um pôster grande, de aproximadamente um metro de comprimento, custa US$ 1,50, já considerando a impressão e o frete. "Não são incíveis, são ok, mas já muito melhores do que antes." Segundo o diretor, há mais de 10 milhões de usuários registrados no serviço.

Meio ambiente
Outra iniciativa que Shanying Leung mostrou durante sua apresentação no SXSW 2019 foi o Ant Forest, um jogo de celular. Os usuários ganham pontos (chamados de green energy points) quando fazem algo que reduza sua emissão de carbono, como caminhar até o trabalho, usar serviços de bicicletas compartilhadas ou pedir o recibo digital quando fazem uma compra.

Quando alcançam determinado número de green energy points, a Ant Financial planta uma árvore – o usuário pode, inclusive, escolher o tipo de árvore que prefere. O jogo soma 100 milhões de usuários e a empresa já plantou 55,22 milhões de árvores, com uma redução de emissão de 3,05 milhões de toneladas de carbono. “Quando, há algumas semanas, a Nasa relatou que o mundo é mais verde do que há 20 anos, os usuários na China comemoravam falando que essa era uma das iniciativas que ajudaram”, diz Shanying Leung.

Tela do jogo Ant Forest, da Ant Financial (Foto: Divulgação)

Tela do jogo Ant Forest, da Ant Financial (Foto: Divulgação)

A novidade agora é o Ant Farm, que usa o mesmo princípio, mas em vez de plantar uma árvore, o usuário pode escolher fazer uma doação (de graça) para uma instituição de caridade.