Topo

Coritiba reprova contas de ex-presidente, inelegível após gestão temerária

Bacellar (C) em coletiva ao lado de vice-presidentes: contas reprovadas Imagem: Comunicação CFC

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL

27/03/2018 06h00

O Conselho Deliberativo do Coritiba reprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2017 da gestão de Rogério Portugal Bacellar, encerrada em dezembro passado após três anos à frente do clube. Com a decisão, Bacellar e seus pares de diretoria – o G5, somando-se os vice-presidentes Alceni Guerra, Gilberto Griebeler, José Fernando Macedo e Celso Andretta, que encerraram a gestão, se tornaram inelegíveis pelos próximos cinco anos.

A atual gestão do Coxa, comandada por Samir Namur, acusa um rombo de cerca de R$ 20 milhões apenas na última temporada, segundo o próprio atual presidente reclama em aparições públicas. Na soma dos débitos, estão dívidas trabalhistas e salariais com jogadores do elenco 2017, o que gerou um desgaste da imagem do Coxa junto a outros clubes, como Santos, São Paulo e Flamengo, credores após emprestarem atletas como Cléber Reis, Rafael Longuine, Daniel e Jonas. Os atrasos nas parcelas do Profut, programa de refinanciamento fiscal do Governo Federal, foram o que mais pesaram na decisão.

Além da reprovação das contas, o Conselho implantou uma comissão para apurar irregularidades em manutenção de débitos fiscais e outras ações, como o Caso China, em que o Coxa quase serviu de ponte para uma transferência suspeita de jogadores para o futebol chinês.

Rogério Portugal Bacellar assumiu o Coritiba no final de 2014 para o exercício nas temporadas 2015-16-17. Como presidente do clube, foi campeão estadual em 2017 após dois vices-campeonatos. No Brasileirão, não conseguiu classificação melhor que um 15º lugar e, após duas temporadas ameaçado pelo rebaixamento, acabou caindo de divisão na 17ª posição no ano passado.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Coritiba reprova contas de ex-presidente, inelegível após gestão temerária - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol