Por G1 AM


Sala passará por manutenção de infraestrutura, como pinturas nas paredes e reparos, segundo Susam. — Foto: Divulgação/Secom

Uma das duas Salas Rosa do Hospital e Pronto-socorro (HPS) 28 de Agosto, em Manaus, destinadas ao tratamento da Covid-19, está sem pacientes, segundo a Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam). Esta é a primeira vez que o local fica vazio após mais de 60 dias de funcionamento recebendo pacientes com a doença.

Na manhã desta quinta-feira (28), segundo o governo, 40 camas, colchões e cadeiras foram retirados do local para serem lavados. Aparelhos da sala foram desligados para que a sala receba manutenção de infraestrutura.

De acordo com a Susam, a sala estará novamente montada, na quarta-feira (3), para o atendimento de possíveis pacientes.

“Há um fato. Temos registrado queda na procura pelo hospital”, disse a diretora do hospital, Alessandra dos Santos, disse, por meio da assessoria de imprensa.

O Hospital 28 de Agosto foi uma das unidades de saúde que receberam câmaras frigoríficas para armazenar corpos em razão do aumento de mortes registrados entre março e abril durante a pandemia.

Do total de 80 leitos nas duas Salas Rosas do 28 de Agosto, nesta quinta, há 14 ocupados, segundo a Susam. Nos andares 4 e 5 também reservados para pacientes com Covid-19, de um total de 108 leitos, há 27 vazios.

Na UTI, dos 52 leitos existentes, há 14 vazios. Ainda de acordo com o Governo, os números de pacientes podem mudar dentro de 15, 20 dias. Por isso, após a higienização, o local voltará a ser preparado para qualquer necessidade.

Outras unidades de saúde

A redução na demanda de pacientes tem sido observada em toda a rede de urgência e emergência da capital, conforme divulgado pelo Governo. No Hospital e Pronto-Socorro (HPS) João Lúcio Machado, na Zona Leste, uma enfermaria de 11 leitos, antes destinada a pacientes com Covid-19, foi higienizada e devolvida para o atendimento de rotina da unidade.

Na quarta-feira (27), o HPS tinha 31 pacientes com Covid-19 internados – 17 em leitos clínicos e 14 em UTI. Em 1º de maio, eram 65 pacientes internados – 51 em leitos clínicos e 14 em UTI.

Na semana passada, uma foto circulou em redes sociais em que mostra o interior de HPS João Lúcio, com uma legenda que diz: “Zero Covid no primeiro andar”. A imagem É #FAKE, como apontam os dados divulgados pela Susam.

A foto, em que aparecem profissionais de saúde junto a leitos vazios, foi mesmo tirada no hospital. Mas a direção informa que o registro foi feito em uma enfermaria, com 11 leitos, e não se refere a um andar inteiro, como afirma a publicação. Ou seja, no dia do registro a enfermaria em questão estava, sim, vazia, mas não o andar inteiro em que ela se situa.

Um deles é o Delphina Aziz, que teve o número de leitos ampliados de 134, no início da pandemia, para 350. O outro é o Hospital de Combate à Covid-19 Nilton Lins, aberto para atendimento exclusivo de Covid-19. A unidade conta hoje com 148 leitos.

“Em algum momento, a nossa ideia é não mais encaminhar para o 28 de Agosto, para o João Lúcio, pacientes Covid e concentrar no Delphina Aziz e Nilton Lins. Até para que a gente possa retomar a nossa rotina de cirurgias eletivas e outros procedimentos porque as pessoas continuam tendo outros problemas de saúde que antes tinham. São questões que ainda vamos reavaliar enquanto as coisas vão acontecendo”, disse.

Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia do covid-19

Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia do covid-19

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!