Longevidade: modo de usar

Por Mariza Tavares

Jornalista, autora dos livros “Longevidade no cotidiano: a arte de envelhecer bem” e “Menopausa: o momento de fazer as escolhas certas para o resto da sua vida”

Rio de Janeiro


Apesar de todos saberem sobre a necessidade de evitar qualquer convívio social para conter o novo coronavírus, controlar a vontade de ir para a rua ou encontrar outras pessoas é uma tarefa difícil. Enfrentar uma quarentena pode ter impacto na saúde mental dos indivíduos. É o que mostra uma revisão de pesquisas, publicada este mês na revista científica “The Lancet”, sobre os efeitos psicológicos da quarentena durante o período da epidemia de SARS, a síndrome respiratória aguda que surgiu em 2002. De acordo com o levantamento, 29% apresentaram sintomas de estresse pós-traumático, enquanto 31% tiveram depressão depois do isolamento.

Os efeitos psicológicos da quarentena incluem depressão e estresse pós-traumático — Foto: Leo2014 por Pixabay

Portanto, esse efeito colateral da pandemia que vivemos também tem que ser objeto de atenção da saúde pública. O período de quarentena pode desencadear um estado permanente de ansiedade. Além do medo de contrair a doença, quase sempre há perdas financeiras, por isso é tão importante que o governo disponibilize um canal de informações eficiente e permanente.

Numa entrevista para a revista eletrônica “Quartz”, o psicólogo e escritor Frank McAndrew disse que uma quarentena pode ser especialmente angustiante porque as pessoas se veem à mercê de outros e de forças incontroláveis, como é o caso de uma pandemia. Como a médica geriatra Claudia Burlá afirmou na coluna de terça deste blog, já que os idosos devem ficar em casa, esta pode ser uma oportunidade para introduzir ou ampliar o alcance do mundo digital em seu dia a dia. Além de conversar com amigos e parentes, eles podem fazer exercícios e se divertir com jogos que ajudam a passar o tempo.

Os efeitos do isolamento ainda são tímidos no Brasil, mas pedi depoimentos sobre a experiência e agradeço a todos que compartilharam suas impressões. Fernando Adas percebe um aumento da solidariedade: “gente compartilhando álcool gel, conselhos, serviços”. Daniel Marques está há uma semana em casa e, para combater o tédio, visita museus virtuais e aproveita para arrumar todas as gavetas. Eduardo Zugaib escreve uma série de crônicas sobre o diário da quarentena, tentando abordar o tema de forma bem-humorada: “a escrita é terapêutica”, avalia. Já Alberto Monteiro Netto se preocupa com os profissionais liberais, autônomos e pequenos comerciantes: “esses não terão salário e ainda temo que depois haja um movimento de demissões”. A consultora de RH Claudia Fernandes divide com ele a inquietação: “os boletos vão continuar chegando”. Juliana Peixoto dos Anjos está em Portugal e assume: “estou tendo crise de pânico e ansiedade. Passo o tempo todo comendo, fumando ou na janela”. Elizabete Antunes também mora em Portugal, com o marido e a enteada, e reconhece que ficar trancada a angustia: “não vejo a hora de isso acabar. Minha casa é um QG animado de encontros, mas todos estão levando o isolamento a sério”. Teresa Cas vive em Cannes e afirma que normalmente é caseira, "mas estar proibida de sair vem me causando mal-estar e sinto fome à toda hora, o que não é normal. Preciso sair para alimentar os gatos de uma amiga, que não conseguiu voltar para a França, e sempre tenho que preencher um formulário para provar a necessidade de estar fora de casa, caso seja interpelada pela polícia". Vamos precisar muito de uma corrente de solidariedade.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!