Por G1


Pacientes sofriam de doenças como o Alzheimer, que afeta a memória — Foto: Julim6/Pixabay

Um estudo publicado nesta terça-feira (28) apresenta o que pode ser o primeiro exame de sangue capaz de diagnosticar o Alzheimer. Atualmente, a doença é detectada por exclusão e relatos de familiares, com um mapeamento do cérebro feito com segurança após a morte. De acordo com os autores, o novo teste foi capaz de discriminar a doença sem confusão com outros problemas degenerativos.

Teste detecta Alzheimer muitos anos antes de surgir o primeiro sintoma

Teste detecta Alzheimer muitos anos antes de surgir o primeiro sintoma

Inicialmente, os pesquisadores queriam responder se o índice de uma proteína encontrada no plasma, a fosfo-tau217, é capaz de diferenciar o Alzheimer de outras doenças neurodegenerativas. Isso por que, de acordo com os especialistas, os níveis da fosfo-tau217 aumentam cerca de sete vezes em caso de Alzheimer e, em indivíduos com o gene que causa a doença, a taxa já começa a aumentar 20 anos antes do início do comprometimento cognitivo.

O estudo observacional incluiu 1.402 pacientes divididos em três grupos e concluiu que sim, é possível usar um teste para analisar esse biomarcador (proteína fosfo-tau2017) como forma eficiente de detectar a doença. Os resultados foram apresentados na Conferência Internacional da Associação de Alzheimer e publicados na revista "JAMA" simultaneamente.

Assinam autores suecos, americanos, colombianos e alemães, liderados por Oskar Hansson e Sebastian Palmqvist, da Universidade de Lund, principal instituição responsável pelo artigo. É importante ressaltar que, de acordo com os cientistas, apesar dos bons resultados, ainda são necessárias mais pesquisas com populações mais diversas e em estudos randomizados - participantes selecionados de forma sorteada, sem influência externa possível nos resultados.

Em entrevista ao "The New York Times", o pesquisador da Universidade da Califórnia, Michael Weiner, disse que o exame de sangue conseguiu mostrar "com muita precisão quem tem a doença no cérebro, incluindo pessoas que parecem não ter Alzheimer". Ele não assina o estudo, mas comenta:

"Não é uma cura, não é um tratamento, mas você não pode tratar a doença sem poder diagnosticá-la. E o diagnóstico preciso e de baixo custo é realmente emocionante, por isso é um avanço."

No Brasil, de acordo com dado de 2017 do Ministério da Saúde, estima-se que 1,1 milhão de pessoas tenham Alzheimer. Alguns dos sinais são: falta de memória; repetição da mesma pergunta; dificuldade para acompanhar conversações ou pensamentos; dificuldade para dirigir e encontrar caminhos; irritabilidade; agressividade ou passividade; interpretações erradas de estímulos visuais ou auditivos; isolamento.

Cerca de 1,2 milhão de pessoas têm Alzheimer no Brasil

Cerca de 1,2 milhão de pessoas têm Alzheimer no Brasil

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!