Ibama flagra máquinas e toras de madeira extraídas de forma ilegal com correntão em MT

Eles sobrevoaram uma área de reserva legal de mil hectares. Desse total, cerca de 160 hectares já foram desmatados.

Por João Carlos Morandi, TV Centro América


Ibama flagra máquinas e toras de madeira extraídas de forma ilegal com correntão em Tapurah — Foto: TV Centro América

Uma operação para combater o desmatamento e extração ilegal de madeira foi realizada nessa terça-feira (12) em Tapurah, a 414 km de Cuiabá.

Equipes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e Força Nacional participaram da operação.

Operação para combater o desmatamento e extração ilegal de madeira foi realizada nessa terça-feira (12) em Tapurah — Foto: TV Centro América

Eles 
sobrevoaram uma área de reserva legal de mil hectares. Desse total, cerca de 160 hectares já foram desmatados.

Os desmatadores usaram dois tratores de esteira e um ‘correntão’. Além dos maquinários pesados, também foram apreendidos duas caminhonetes, um caminhão e madeiras de várias espécies.

Ibama Tapurah — Foto: TV Centro América

As toras ainda estavam na esplanada, bem próximo ao acampamento dos infratores.

“Percebemos que o desmatamento insiste em permanecer em Mato Grosso. Enquanto existir cadeia produtiva que consuma esses produtos ilegais, o desmatamento vai continuar”, declarou a superintendente do Ibama em Mato Grosso, Lívia Martins.

Ninguém foi preso na operação. Os chamados correntões arrancam com facilidade árvores de mais de 30 metros de altura e destroem, em um único dia, o equivalente a 10 campos de futebol de vegetação.