Com fornecedores 'bloqueados' em protesto, noiva cancela casamento em São José dos Campos

Flores e equipamentos que seriam usados em buffet ficaram em bloqueios de manifestantes na Dutra. Convidados também cancelaram presença por falta de combustível para ir ao evento.

Por G1 Vale do Paraíba e Região


Greve dos caminhoneiros faz noiva cancelar casamento

Uma noiva cancelou a festa de casamento na véspera da celebração depois que fornecedores ficaram 'presos' na estrada por causa do protesto dos caminhoneiros. O evento seria neste sábado (26) em São José dos Campos e, de acordo com a noiva, além do buffet, convidados cancelaram a presença por falta de combustível para comparecer à festa.

A noiva, a contadora Ana Lúcia Souza, de 33 anos, contou que planejava a festa há nove meses e previa receber cerca de 200 convidados. Todos os fornecedores estavam pagos e os últimos detalhes prontos, quando ela soube que parte do que seria usado no evento estava nos pontos de concentração de caminhoneiros na estrada.

As flores que chagariam nesta sexta-feira (25) de Holambra (SP) estavam em um caminhão barrado por manifestantes na Dutra. O buffet contratado fazia outro evento na região e quando voltava pela rodovia, teve o veículo parado.

A decoradora tentou encontrar flores no Ceagesp, mas o local estava desabastecido por causa do protesto. O cardápio do evento também teria desfalques por causa do desabastecimento nos supermercados. Um dos fornecedores tentou ultrapassar o bloqueio, mas teve o carro depredado.

“Todos os fornecedores me ofereceram uma segunda opção, prometeram manter o serviço com o melhor que eles podiam. Não seria justo com eles que teriam um rombo nas contas, comprando as coisas com valor muito mais alto que o mercado pratica”, contou a noiva.

Além dos fornecedores, convidados começaram a desmarcar por não terem combustível suficiente para chegar ao evento. A chácara onde aconteceria a festa fica na zona norte de São José dos Campos, região afastada do Centro.

“Foi desesperador em um primeiro momento, já chorei porque estava tudo bem na segunda e hoje eu estou desmarcando meu casamento. Apesar disso, tomei essa decisão porque não queria que o meu momento dos sonhos fosse transformado em tensão com essa confusão que estamos passando”, afirmou.

Noiva lamentou o cancelamento do evento e vai reagendar data — Foto: Ana Lúcia/Arquivo pessoal

Fornecedores

A responsável pelo buffet, Alessandra Camargo, explicou que o prejuízo dela é estimado em R$ 8 mil - sendo este o segundo casamento que eles não conseguem executar em uma semana. O caminhão com a estrutura - sendo mesas, cadeiras, freezer - ficou preso em um bloqueio na madrugada da última terça-feira (22) quando seguia para um casamento em Guaratinguetá.

De acordo com a empresária, eles já tinham pré-produzido o que seria servido na festa deste sábado, comprado os alimentos, mas não tinham como oferecer a estrutura contratada. Ela conta que vai perder R$ 3 mil em flores comestíveis, importadas, que seriam usadas no bolo da noiva.

"Estamos perdendo material, mão de obra que já estava produzindo e profissionais que já tinham sido contratados, como os garçons. Nosso prejuízo é grande, mas aceitamos porque não temos como oferecer o serviço como sempre cumprimos", explicou.

Além dos fornecedores, a noiva também corria o risco de não chegar à festa, já que o carro contratado por ela também estava na fila em busca de combustível.

"Eu não tinha combustível qpara ficar tanto tempo na fila, mais o caminho de casa até o posto, então passei três horas na fila para abastecer o tanque da moto e um galão, e repassar o combustível para o carro", conta Kellermann Reis.

Todos os fornecedores informaram que vão manter os serviços sem alterações no preço. Apenas a companhia aérea e a rede hoteleira onde os noivos contrataram os serviços para a lua de mel não aceitaram o cancelamento. Os noivos devem embarcar para a lua de mel, portanto, antes do casamento.

Parte de itens de decoração foram entregues por fornecedor que teve carro depredado em protesto — Foto: Arquivo Pessoal