Força-tarefa visita bairros que tiveram estragos durante forte chuva em Goiânia

Prefeito em exercício e equipe avaliam os prejuízos. Segundo a Defesa Civil, uma família teve a casa parcialmente destruída e teve que se abrigar com parentes.

Por Vanessa Martins, G1 GO


Rogério Cruz (Republicanos) e equipe vistoriam áreas afetadas pela chuva em Goiânia — Foto: Reprodução/Prefeitura de Goiânia

O prefeito em exercício, Rogério Cruz (Republicanos) e uma equipe da administração municipal de Goiânia realizam uma força-tarefa na manhã deste domingo (10) para avaliar os estragos causados pela forte chuva que caiu na capital na noite anterior. A Defesa Civil está monitorando 21 áreas de risco e, em uma delas, uma idosa e o neto precisaram deixar a casa, que foi parcialmente destruída durante a chuva. Foi oferecido a eles um abrigo, mas preferiram ficar com parentes. O local foi interditado.

O Corpo de Bombeiros informou que, na capital e em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana, foram registradas 30 ocorrências relacionadas à tempestade entre 17h e 21h de sábado (9). A corporação não registrou casos de pessoas feridas, mas informou que 19 chamados foram relacionados a alagamentos e 11 por causa de árvores caídas.

Moradores denunciam árvore caída no Residencial Maria Lourença, em Goiânia — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) somou 55 casos de árvores caídas por causa da chuva. O G1 entrou em contato com o órgão nesta manhã para saber se todas foram removidas e aguarda retorno.

Moradores do Setor Sul, em Goiânia, relataram que uma tenda voou durante a tempestade e caiu sobre fios de alta tensão na esquina entre a Avenida 88 e a Rua 119. Em frente ao Estádio Serra Dourada também foi registrada queda de árvore e uma estrutura.

Tenda destruída durante temporal no Setor Sul, em Goiânia — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas de Goiás (Cimehgo), choveu cerca de 110 milímetros na capital, com intensidade maior nas regiões centro e oeste. O órgão registrou que, do total, cerca de 70 caíram em apenas uma hora de chuva – entre 17h e 18h. Os ventos atingiram até 75 km/h.

"Domingo com risco para tempestades com volumes expressivos de chuva na região centro-norte do estado. A formação de áreas de instabilidade propicia que as pancadas de chuvas isoladas podem vir localmente forte, acompanhadas de rajadas de vento e raios”, alertou o presidente do Cimehgo, André Amorim.

Ainda de acordo com ele, o trimestre de janeiro a março deve trazer várias chuvas volumosas tanto em Goiânia como no restante do estado. O Cimehgo envia à população alertas sobre as tempestades por meio de mensagens de texto, portanto André aconselha que os moradores fiquem atentos aos avisos.

Veja outras notícias da região no G1 Goiás.

Moradores denunciam queda de árvore e estrutura em frente ao Serra Dourada, em Goiânia — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

VÍDEOS: acompanhe o que acontece em Goiás