Desabamento no Eixão: veja vídeo exclusivo do momento exato da queda

Câmera de segurança de prédio no Setor Bancário Sul gravou o momento em que o viaduto se desprende. Asfalto caiu de uma só vez, depois de se romper.

Por G1 DF e TV Globo


Veja vídeo exclusivo do momento exato da queda do viaduto do Eixão Sul

A câmera de segurança de um prédio no Setor Bancário Sul gravou o momento exato em que parte do viaduto do Eixão Sul se desprendeu, às 11h45min54 desta quarta-feira (7). Assista ao vídeo acima.

A imagem comprova que o viaduto caiu de uma só vez, depois de romper, em menos de dois segundos. A gravação, feita de um ponto um pouco mais alto do que a pista, mostra a queda com uma imagem ampla, na qual é possível ver carros que passavam pelo Eixão se livrando por poucos segundos de despencarem junto do asfalto.

Trecho do vídeo que mostra instante do desabamento — Foto: TV Globo/Reprodução

Entenda o caso

O pedaço de um viaduto no Eixão Sul, na área central de Brasília, desabou na manhã desta terça-feira (6) na altura da Galeria dos Estados, a 1 km da Rodoviária do Plano Piloto. Duas das três vias que seguem no sentido norte despencaram.

Infográfico mostra local onde parte do Eixão Sul desabou em Brasília — Foto: Juliane Monteiro e Karina Almeida/G1

Dois carros foram soterrados e dois ficaram danificados. Mesas de um restaurante chamado Churrascaria Floresta também ficaram soterradas. Ainda assim, não houve vítimas.

Imagem mostra viaduto do Eixão antes e depois do desabamento — Foto: Google/Reprodução e Arquivo pessoal

As atividades do grupo de trabalho criado pelo governo do Distrito Federal começaram nesta quarta-feira (7). Os órgãos vão levantar as condições do que sobrou da estrutura e definir o próximo passo a ser tomado no local, tais como uma possível demolição. O decreto do governador Rodrigo Rollemberg (PSB) que instaura a comissão foi publicado no Diário Oficial.

A ideia é trazer um relatório final até dia 19 de fevereiro. De acordo com o decreto, nenhum dos participantes do grupo vai receber por isso. “A participação nas atividades do Grupo de Trabalho é considerada serviço público relevante e não enseja qualquer tipo de remuneração”, diz o Diário Oficial.

Em 45 segundos: veja imagens que mostram impacto da queda do viaduto

“O objetivo da comissão é propor qual tipo de solução teremos para o desabamento que ocorreu. Nós vamos ter de saber a extensão daquele dano e qual tipo de obra teremos de contratar”, afirmou ao G1 o secretário da Casa Civil, Sérgio Sampaio.

Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.