Bairro do Recife recebe exposição gratuita em homenagem às águas do Rio São Francisco

"O sertão vai virar mar" ocorre de quinta-feira (22) até 31 de março. Espaço Sinspire também recebe mostra  "O encontro das águas".

Por G1 PE


Espaço Cultural SinsPIRE fica no Bairro do Recife, na região central da capital pernambucana — Foto: SinsPIRE/Divulgação

O espaço cultural SinsPire, na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, recebe a partir de quinta-feira (22) a exposição "O sertão vai virar mar". Com entrada gratuita, a mostra reúne até o dia 31 de março imagens registradas por celular, pela fotógrafa Patrícia Patriota, ao longo dos 10 mil quilômetros que separam o Sertão e o Litoral de Pernambuco.

O trajeto foi percorrido por Patrícia pelos trajetos das águas do Rio São Francisco, em 12 regiões de desenvolvimento do estado. Além da exposição fotográfica, a curadora do projeto também editou um curta metragem no formato de documentário, que será apresentado diariamente no SinsPire.

O acervo conta com imagens de cidades como Recife, Serra Talhada, Garanhuns, Petrolina, Floresta e Sertânia, e será transformado em livro fotográfico, site colaborativo e documentário.

A curadoria e concepção visual da exposição é assinada por Luciana Nunes, fundadora do espaço SinsPire. Composta por três ambientes, a exposição tenta retratar, além de paisagens, a cultura, a moradia, a religiosidade, os festejos e o cotidiano da população sertaneja. Outras informações podem ser obtidas no site da exposição.

Nos dias 5 e 6 de abril, o espaço Sinspire recebe a conferência internacional "O encontro das águas", que tem o cotidiano do sertanejo e as distâncias e similaridades do Sertão e da capital como mote. A entrada também é gratuita e a exposição é realizada das 9h30 às 17h30.

Serviço

Lançamento da exposição 'O Sertão Vai Virar Mar'

De quinta-feira (22) a 31 de março, das 10h às 19h

Espaço SinsPire Cultural (Praça do Arsenal - Rua da Guia, n° 234, no Bairro do Recife)

Entrada Gratuita