Atibaia confirma morte de dois moradores por febre amarela

Estas são as primeiras mortes pela doença confirmadas na cidade. Vítimas tinham 22 e 89 anos e morreram em dezembro.

Por G1 Vale do Paraíba e Região


Prefeitura irá intensificar vacinação após a confirmação das mortes — Foto: Flávio Aquino/Prefeitura de Poá

A Vigilância Epidemiológica de Atibaia confirmou nesta terça-feira (9) a morte de dois homens, de 22 e 89 anos, por febre amarela. Estas são as primeiras mortes causadas pela doença confirmadas na cidade.

De acordo com a prefeitura, o jovem de 22 anos é morador do bairro Cerejeiras, mas foi picado por um mosquito infectado no bairro do Portão durante uma trilha. A outra vítima é morador do Portão. Eles foram socorridos, mas não resistiram a doença.

As mortes aconteceram nos dias 28 e 31 de dezembro. Por causa da suspeita que pudessem ter ocorrido em razão da doença, amostras de sangue foram encaminhadas para exames no Instituto Adolf Lutz. O resultado foi divulgado pela prefeitura nesta terça.

De acordo com a administração, de fevereiro a dezembro de 2017, 74 macacos mortos foram recolhidos, sendo que 37 tiveram febre amarela. A doença foi descartada em 25 animais, um caso não teve resultado conclusivo por problema na amostra e 11 casos aguardam resultado.

Outro caso da doença foi confirmado no limite entre Nazaré Paulista e Mairiporã (SP). Um idoso de 69 anos, de Guarulhos (SP), visitou um sítio que mantém na cidade e morreu uma semana depois.

Vacinação

A Secretaria de Saúde de Atibaia informou ainda que as vacinas estão disponíveis em todas as unidades básicas da rede municipal. Além disso, a população também terá acesso à vacina, a partir do dia 10, na UPA no Jardim Cerejeiras.

Com a confirmação, a prefeitura também intensificará a vacinação com mutirões “casa a casa”, principalmente na zona rural e em áreas estratégicas do município, como regiões próximas a matas e com incidência de macacos positiva e ocorrências de casos suspeitos da doença.

Febre amarela — Foto: Alexandre Mauro/Editoria de Arte G1